62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 5. Protozoologia de Parasitos
ATIVIDADE BIOLÓGICA DO COMPOSTO SINTÉTICO MEC-02 SOBRE FORMAS EPIMASTIGOTAS DE Trypanosoma cruzi. 
Taciana Mirely Macial Higino 1
Enéas César Santos Targino de Souza 2
Amanda Silva dos Santos Aliança 1
Jana Messias Sandes 1
Petrônio Athayde Filho 2
Regina Célia Bressan Queiroz de Figueiredo 3
1. Depto. de Microbiologia, CPqAM/FIOCRUZ
2. Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica - LPBS/UFPB
3. Profa. Dra./Orientadora, Depto. de Microbiologia, CPqAM/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

A Doença de Chagas, causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, afeta cerca de 2 a 3 milhões de pessoas no Brasil, sendo considerada sério problema de saúde pública. A terapia atual é restrita ao uso do Benzonidazol, que apresenta sérios efeitos colaterais e eficácia limitada na fase crônica, que aliado ao desinteresse da indústria farmacêutica faz com que esta doença seja considerada altamente negligenciada. Desta forma, a procura por compostos menos tóxicos e mais eficazes contra a doença de Chagas ainda é uma necessidade. A síntese orgânica tem se tornado uma ferramenta importante no processo de prospecção de novas moléculas com atividade tripanocida. Os compostos mesoiônicos pertencem a uma classe de moléculas bastante interessante sob o ponto de vista químico e farmacológico, por apresentarem amplo espectro de atividades biológicas comprovadas como antimicrobianas, antineoplásicas, antidepressivas e hipotensoras. Todavia, ainda são poucos os trabalhos sobre o potencial destes compostos sobre tripanosomatídeos parasitas. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade biológica do composto mesoiônico MEC-02 sobre formas epimatigotas de T. cruzi esperando, assim, contribuir para o desenvolvimento de um possível candidato a quimioterápico contra a doença de Chagas.

METODOLOGIA:

As pesquisas de síntese orgânica foram realizadas no Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica - LPBS/UFPB. O composto MEC-02, foi dissolvido em dimetilsulfóxido (DMSO) à concentração de 20 mg/mL e mantido à temperatura ambiente. Essa solução foi posteriormente diluída a diferentes concentrações para os experimentos. Formas epimastigotas de Trypanosoma cruzi foram coletadas na fase log de crescimento (2x106 parasitas/mL) e incubadas em meio LIT, suplementado com 10% de SFB, a 28°C, por até 72 horas, na presença ou ausência de diferentes concentrações (7,5 µg/mL a 240 µg/mL) do MEC-02. A densidade celular foi analisada por contagem direta em câmara de Neubauer e a IC50 (concentração que inibe 50% do crescimento celular do parasita) foi determinada por regressão linear obtida pelo software SPSS 8.0. Foram realizados 2 experimentos independentes em triplicata.

RESULTADOS:

O tratamento com o composto heterocíclico MEC-02 inibiu fortemente o crescimento de formas epimastigotas de T. cruzi, quando comparado com o controle, apresentando uma IC50/48h de 6,5 ± 0,4 µg/mL. Foi observado um efeito dose-tempo dependente com inibição de 100% de crescimento na concentração de 30 µg/mL já com 24h de tratamento. A atividade deste composto mesoiônico pode ser atribuída pelo seu caráter planar, seu tamanho relativamente pequeno e a variação de densidades de cargas eletrônicas no anel heterociclico, que apresenta uma região de carga positiva e outra com densidade de carga negativa que se estende até uma cadeia lateral exociclica, conferindo propriedades anfifílicas, facilitando a interação com membranas e macromoléculas.

CONCLUSÃO:

Neste sentido, o baixo valor de IC50 encontrado em nosso estudo, reforça o potencial do MEC-02 como um composto promissor contra a doença de Chagas.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi, MEC-02, Atividade biológica.