62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
ESTUDOS DA ÉTICA E DO MEIO AMBIENTE NO SERVIÇO SOCIAL DO CAMPUS DE FRANCA
Andréa Aparecida da Silva 1
Ubaldo Silveira 2
1. UNESP
2. Prof. Dr./Orientador - UNESP
INTRODUÇÃO:

O Meio Ambiente é uma questão Ética. Pois a ética não deve ser entendida como uma obrigação contratual e, muito menos, como efeito provisório. Ela deve ser concebida, sim, como preceito moral, fundamentada não na vontade dos governantes, mas, baseada no próprio conceito de liberdade, segundo o qual a ninguém é dado o direito de usar predatoriamente o meio ambiente, ou comprometer a existência de bens naturais que serão indispensáveis às gerações futuras.

A pesquisa configurou-se por um estudo teórico sobre os aspectos do Meio Ambiente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" do Campus de Franca/SP. Tendo por objetivo identificar as várias abordagens da questão ambiental e qual o papel do Assistente Social nesta área, verificando como os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação e da graduação do Serviço Social estão pesquisando a temática e socializando os resultados obtidos com a pesquisa.
METODOLOGIA:
A concretude deste estudo foi possível devido à utilização de instrumentos que possibilitaram maiores conhecimentos a respeito do tema: num primeiro momento contou com um referencial teórico sobre o Meio Ambiente, realizado através de pesquisa bibliográfica, onde foram executadas leituras e fichamentos dos livros, bem como pesquisa documental (internet). Tanto a pesquisa bibliográfica quanto à pesquisa documental foram utilizadas em todas as fases deste estudo. Num segundo momento foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da graduação do Serviço Social, Dissertações e Teses defendidas no Programa de Pós-Graduação stricto sensu nos últimos dez anos, ou seja, no período de 1999 a 2009, aprofundando o estudo realizado até o presente momento.
RESULTADOS:

Desde o advento do capitalismo, com a expansão industrial e a produção exacerbada, o planeta Terra tem enfrentado diversos problemas ambientais, como: o desmatamento descontrolado e impensado, a degradação dos solos, a escassez da água potável, o buraco na camada de ozônio, o aquecimento global, o descongelamento das calotas polares, excesso de chuvas em determinadas regiões que provocam inundações, a falta dela em outras localidades, ocasionando a seca e, conseqüentemente, impactos econômicos, devido aos problemas nas safras agrícolas, etc.

Fenômenos como estes não ocorriam anos atrás e são claras manifestações do resultado da intervenção humana, na tentativa de dominação da natureza para satisfazer o seu bel-prazer.

Tais acontecimentos nos mostram a situação de premência na qual se encontra o planeta Terra.

Percebe-se que desde a década de 1960, são formados grupos que promovem discussões acerca da questão ambiental (o Clube de Roma, a Agenda 21, A Carta da Terra e o Protocolo de Kyoto), na tentativa de mostrar para o mundo que é necessário, o quanto antes, uma tomada de consciência ecológica e que o futuro do planeta depende de nós, seres humanos.
CONCLUSÃO:

Após análises e reflexões, foi possível verificar a importância do profissional do Serviço Social, que através de seu papel de agente transformador da realidade, pode (e deve) contribuir qualitativamente e quantitativamente para, se não a resolução, ao menos a melhoria de todos os problemas ambientais supracitados.

Percebe-se que os alunos autores dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e das Dissertações e Teses defendidas no Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Serviço Social da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Franca, demonstram grande interesse pela temática Meio Ambiente.Mesmo tendo, cada um deles, pesquisado em uma linha diferente, de forma geral referem-se ao trabalho do Assistente Social como prática preventiva e auxiliar no despertar da consciência ecológica junto à comunidade bem como em empresas, a fim de aumentar o comprometimento e o respeito à natureza.

Exercendo trabalhos sócio-educativos o Assistente Social deve criar uma ponte entre o ser humano e a natureza, atuando de forma mediadora entre o ecológico e o social, com o intuito de despertar o cidadão para uma maior participação social, vendo a natureza como um todo, como uma extensão de seu ser e que necessita do mesmo cuidado que seu corpo mente e espírito.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolviento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Questão Ambiental.