62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
CARACTERIZAÇÃO DE FITOCOMPLEXO POR DIFRAÇÃO DE RAIOS X
Fabrício de Lima Farias 1
Italo Polaco Fernandes Neves 1
Ana Priscilla Marinho Catunda 1
Louisianny Guerra da Rocha 1
Túlio Flávio Accioly de Lima e Moura 1
Cícero Flávio Soares Aragão 1
1. Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do DFAR/CCS/UFRN
INTRODUÇÃO:

A obtenção de produtos a base de plantas do Rio Grande do Norte com atividade Leishmanicida requer a aplicação de metodologias que beneficiem o produto, garantindo a qualidade na constituição química. A técnica de Difração de Raios X tem sido amplamente utilizada para a determinação de fases cristalinas em diversas matérias-primas. Fitocomplexo caracteriza-se pelo grande número de substâncias que de maneira sinérgica produzem efeito terapêutico. O presente estudo visa à caracterização de CSP-MU008 através da Difração de Raios-X.

METODOLOGIA:

O CSP-MU008 é um fitocomplexo que foi obtido a partir de uma planta do Rio Grande do Norte. A amostra foi avaliada por microscopia óptica com objetiva de aumento a 20X e 40X. A análise por difração de raios X do CSP-MU008 na forma de pó foi realizada com um difratômetro da Rigaku, usando radiação Cu ( λ=1,5406 Å), voltagem  a 30.0 (kV), corrente de  30.0 (mA), fenda divergência a 1,00000 (º), fenda de dispersão de 1,00000(º), recebimento a 0,30000 mm. As análises foram realizadas com varredura axial em função de Theta-2Theta, com modo de varredura contínua na faixa de  5.000 -   70.000, com velocidade de 2,0000 (º/min), pitch de amostragem de 0,0200(º) e tempo presente de 0,60 s. A interpretação do difratograma foi realizada qualitativamente.

RESULTADOS:

O CSP-MU008 caracteriza-se microscopicamente por uma mistura de dois tipos de cristais ovalados, alguns de coloração amarelo clara e os outros marrons, podendo ser translúcidos ou opacos. A determinação da cristalinidade relativa, obtida por difração de raios X, para o produto de CSP-MU008 foi realizada através da análise dos 70 picos obtidos no qual foram plotados em função 2Theta, d, I, I/Io,FWHM e integração de I. O tratamento matemático dos picos com 2Theta apresentou uma função linear enquanto que em função de d apresentou função exponencial.  A intensidade dos picos para os valores calculados em função de I, I/Io, FWHM e integração de I foram de 50, 110, 1.2 e 2000, respectivamente.

CONCLUSÃO:
O CSP-MU008 foi caracterizado microscopicamente e através da Difração de Raios-X e contribui com o estudo de fitocomplexos na industria farmacêutica.
Instituição de Fomento: Os autores agradecem a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN / PPP
Palavras-chave: difração de raios X, fitocomplexo, indústria farmacêutica.