62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
FATORES QUE INTERFEREM NA TAXA DE MORTALIDADE DE DUAS ESPÉCIES DE TARTARUGAS MARINHAS (Eretmochelys imbricata e Chelonia mydas) NAS FASES ADULTA, FILHOTE E EMBRIÃO, EM PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
Jorge Luiz Ferreira Raminelli 1, 2
Manoel Luis do Nascimento 1, 2
1. Depto. de Ciências Biológicas (UERN), Touros/RN
2. Ong. NUMAR
INTRODUÇÃO:

Das cinco espécies de tartarugas marinhas presentes no Brasil, duas delas, a Tartaruga Verde (Chelonia mydas) e a Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata) foram registradas desovando nas praias de São Miguel do Gostoso/RN. Trabalhos de monitoramento com essas espécies e educação ambiental com a população local vêm sendo realizados desde 2005, todavia, ainda são observadas na praia, carcaças desses animais adultos, jovens, filhotes e ovos goros, apesar de serem protegidos por Leis ambientais. A redução das populações de tartarugas marinhas tem sido diretamente ou indiretamente atribuída à destruição dos habitats, a ações humanas em praias de desova, predação de ovos, jovens e adultos, pesca predatória e poluição. Contudo, a captura incidental em pescarias tem sido amplamente reconhecida como o maior fator de mortalidade de tartarugas marinhas atualmente. Nesse sentido foi objetivo desse trabalho identificar as diferentes causas de mortes de tartarugas marinhas, em diferentes fases da sua vida (adulta, recém-nascido e embriões), nas praias do município de São Miguel do Gostoso/RN.

METODOLOGIA:

Os estudos foram realizados no município de São Miguel do Gostoso, numa faixa de 12,934 km de praia (Norte:-05°04'24,17''S,-35°48'09,49''W e Sul:-05°06'07,33''S,-35°41'56,14''W), situado na mesorregião Leste Potiguar e na microrregião Litoral Nordeste do Estado do Rio Grande do Norte. As observações ocorreram durante 4 meses consecutivos, de dezembro de 2008 a março de 2009, com caminhadas diárias por nove praias do município, com o auxílio de máquina fotográfica digital. A frequência das mortes nos 4 meses foi estimada e após análise dos animais, as causas mais prováveis dessas mortes foram divididas em 7 categorias: afogamento provocado por petrechos de pesca (Ap), trauma físico nos adultos (Tf), atropelamento dos animais adultos na praia (At), animal adulto com fibropapiloma (Pa), predação dos ovos/embriões (Po), predação dos filhotes (Pf) e compactação do ninho por veículos automotores (Cn). Após análises os dados foram registrados em planilha.

RESULTADOS:
Durante os meses de observações foram registradas mortes de 12 animais adultos, distribuídos em 2 animais (16,7%) no mês de dezembro, 7 animais (58,3%) foram encontrados mortos no mês de janeiro, 2 animais (16,7%) em fevereiro e um animal (8,3%) no mês de março. Além disso, 2 ninhos foram compactados por veículos automotores, no mês de janeiro, e os ovos gorados atingiram percentual maior que 20%, 3 ninhos foram abertos, no mês de março, e em média 15% dos ovos foram predados por cachorro do mato e uma ninhada de filhotes sofreu a ação predatória por gaviões e urubus. Dos 12 animais adultos encontrados mortos, 8 animais (66,7%) sofreram a ação direta dos petrechos de pesca, duas tartarugas (16,7%) foram encontrados com traumatismo físico, um animal (8,3%) foi atropelado por moto e um animal (8,3%) foi encontrado com tumores de fibropapilomas. Todos os ninhos e filhotes predados e ninhos compactados foram de tartarugas de pente e dos 12 animais adultos mortos, 8 foram tartarugas de pente e 4 verde.
CONCLUSÃO:
Nas praias de São Miguel do Gostoso, o maior índice de mortalidade de tartarugas adultas nos meses de dezembro e janeiro sugere uma correlação com o aumento do fluxo de pessoas veraneando no local. Essa possível relação também foi observada nos ninhos que sofreram compactação pelos pneus dos veículos automotores, cujo fluxo de transito nessa orla cresceu na mesma época. Com a compactação dos ninhos, os ovos tendem a gorar diminuindo a taxa de natalidade.  Outro fato importante é que a predação dos ovos pelos cachorros do mato parece ter aumentado com a diminuição do fluxo de turistas, todavia, esse fenômeno deve ser melhor estudado. Dos 12 animais adultos encontrados mortos, a maioria sofreu ação direta de pescadores, seja por meio da captura incidental ou mesmo por ações criminosas, como o ato sacrificar o animal a golpes de paulada. Somando-se a isso, tartarugas que sobem as praias para desovar estão sujeitas a ser atropeladas por carros e motos e outras estão ainda morrendo por fibropapilomatose, doença caracterizada pela presença de tumores externos ou internos. Estudos recentes têm indicado que existe uma possível correlação dessa doença com a contaminação do meio ambiente, já que a incidência de fibropapilomatose parece aumentar em áreas com grandes cargas de poluentes.
Instituição de Fomento: UERN, Prefeitura de São Miguel do Gostoso/RN, Ong. NUMAR e IECE
Palavras-chave: Eretmochelys imbricata, Chelonia mydas, mortalidade.