62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
Parasitos dos peixes marinhos budião, Sparisoma frondosum e guaiúba, Ocyurus chysurus nas águas costeiras de Natal, Nordeste do Brasil
Mirlla Cibely Gomes de Souza 1
Sabrina Karla Silva do Nascimento 2
Lúcia de Fátiama de Moura cavalcante 3
Ana Rita Teixeira Fernandes 4
Elizete Teresinha Santos Cavalcanti 5
Sathyabama Chellappa 6
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
3. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
4. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
5. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
6. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:
Alguns crustáceos que são parasitos de peixes podem ser encontrados em ecossistemas aquáticos. Estudos sobre parasitos de peixes marinhos são ainda escassos no Brasil, considerando-se a grande diversidade íctica das águas costeiras. Normalmente, os isópodos são encontrados nas brânquias, boca ou no tegumento dos hospedeiros. A espécie Rocinela signata crustáceo ectoparasito isópodo, é frequentemente encontrado nas brânquias dos peixes de importância comercial, sendo responsável pela redução da taxa de crescimento dos hospedeiros. R. signata é um isópodo que além dos peixes associa-se diretamente aos seres humanos. O parasitismo por R. signata pode ser facultativo ou temporal como uma exigência de seu ciclo de vida. O estudo desse ectoparasito é de grande importância, tendo em vista, que sua presença e lesões provocadas, inviabilizam a comercialização do pescado, sendo uma porta de entrada para agentes infecciosos como fungos, bactérias e vírus. O presente trabalho investigou os aspectos parasitológicos dos peixes marinhos budião, Sparisoma frondosum e gauiúba, Ocyurus chysurus capturados nas águas costeiras de Natal, Rio Grande do Norte, assim, contribuindo com conhecimentos para ictioparasitologia brasileira.
METODOLOGIA:
As coletas dos peixes marinhos budião e guaiúba foram realizadas de Julho de 2009 a Fevereiro de 2010 nas águas costeiras do município de Natal, RN. Os exemplares dos peixes foram capturados com o auxílio de pescadores que utilizaram como apetrechos de pesca os covos e embarcações motorizadas ou a vela. Após a captura, os peixes foram levados em caixa térmica (capacidade aproximada de 50L) com gelo, para o Laboratório de Ictiologia do Departamento de Oceanografia e Limnologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Posteriormente foram realizadas as identificações taxonômicas, pesagens, medidas morfométricas e merísticas dos peixes. A superfície do corpo, câmara branquial e cavidade oral de cada peixe foram observadas quanto à presença dos ectoparasitos, e quando detectados, foram removidos cuidadosamente e observados ao microscópio estereoscópio, contados e processados por técnicas adequadas. A metodologia mais indicada para o acondicionamento foi a seguinte: os parasitos foram postos em frascos de vidro, com capacidade 50 ml contendo álcool a 70% e rotulados. A identificação taxonômica dos parasitos foi realizada através da utilização de chaves de identificação.
RESULTADOS:
Foram capturados 104 exemplares do peixe budião e 88 de guaiúba no período de estudo. O comprimento total (CT) de budiões capturados variou de 23,9 a 30,8 cm (26,5 ± 0,70) nos machos e 16,8 a 33,6 cm (23,8± 2,29) nas fêmeas. O peso total (WT) variou de 205,5 a 635 g (415 ± 144,5) nos machos e de 88,5 a 557,0g (294,1± 97,52) nas fêmeas. Para guaiúba o CT variou de 24 a 37 cm (28,8 ± 3,03) nos machos e 16,8 a 33,6 cm (30,8 ± 5,18) nas fêmeas. O WT variou 147,5 a 404,5 (222,6 ± 72,5) nos machos e de 154 a 764 (327 ± 150,2) nas fêmeas. Os resultados mostraram que 34,61% dos exemplares do budião, S. frondosum capturados estavam parasitados pelo isópodo R. signata, apresentando 100% de especificidade parasitária pelas brânquias do hospedeiro. Dos peixes guaiuba capturados 6,81% estavam parasitados pela espécie R. signata. R. signata apresentou preferência pelos hospedeiros jovens, sendo imaturos e em maturação gonadal em ambas espécies de peixe. R. signata no budião , apresentou uma prevalência parasitária de 37,5%, intensidade média de 2,58 parasitos por peixe infestado e uma abundância média de 0,97 parasitos por peixe amostrado. Na guaiuba R. signata mostrou uma prevalência parasitária de 6,81%, intensidade média de 1.16 e abundância média 0.07 parasitos por peixe amostrado.
CONCLUSÃO:
R. signata foi a única espécie de isópodo encontrado nas duas espécies de peixes estudadas, apresentando uma especificidade parasitária pela câmara branquial do hospedeiro. Esse ectoparasito mostra preferência pelos hospedeiros jovens, em fases iniciais de desenvolvimento das gônadas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Sparisoma frondosum , Ocyurus chysurus , Rocinela signata .