62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE E ATIVIDADE CITOTÓXICA DE DERIVADOS TIAZOLIDÍNICOS SUBSTITUÍDOS
Ivanildo Mangueira da Silva 1
Maria do Desterro Rodrigues 1
Julianna Ferreira Cavalcanti de Albuquerque 1, 2
Silene Carneiro do Nascimento 1
1. Departamento de Antibióticos - Universidade Federal de Pernambuco Recife-PE, Bra
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

Derivados tiazolidínicos são compostos responsáveis por vários medicamentos existentes no comércio destacando-se as atividades hipoglicemiantes, antimicrobianas, antitumorais entre outras1. Estes compostos vêm sendo estudados por diversos pesquisadores em várias partes do mundo, devido a essas notáveis propriedades farmacológicas1,2. Atividades Biológicas importantes destacam-se a cada ano com novas pesquisas com a finalidade de descobrir outros fármacos mais eficientes contra males diferentes que acometem a população mundial. Desse modo, novas substâncias estão sendo sintetizadas e testadas contra outras doenças. Os derivados tiazolidínicos e seus análogos estruturais, substituídos nas diversas posições do anel heterocíclico, são moléculas potencialmente ativas que despertam interesses às indústrias farmacêuticas mundiais. Dois novos compostos foram sintetizados.O objetivo deste trabalho foi determinar a atividade citotóxica in vitro frente a duas linhagens celulares, células HEp-2 (derivadas de carcinoma epidermóide de laringe), células NCI-H292, (derivadas de carcinoma mucoepidermóide de pulmão).

METODOLOGIA:

Os novos compostos 3-(3-clorobenzi)l-5-(3-bromobenzilideno-tiazolidina-2,4-diona (Ju-235) e 3-(3-clorobenzil)-5-(3-clorobenzilideno-tiazolidina-2,4-diona (Ju-236) foram obtidos através da síntese de um composto 3-(3-Clorobenzil)-tiazolidina-2,4-diona (Ju-234) com 3-bromobenzaldeído e 2-clorobenzaldeído respectivamente, usando etanol e piperidina em refluxo. A purificação foi realizada por lavagens com água e recristalizações. Os resultados físico-químicos estão apresentados na tabela 1. A estrutura química foi comprovada através de métodos físicos de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (RMN1H), Infravermelho e Massas. A atividade citotoxica foi realizada nas linhagens NCI-H192 (obtidas de carcinoma mucoepidermóide de pulmão) e HEp-2 (derivadas de carcinoma epidermóide de laringe), mantidas em DMEM -Minimum Essencial Medium Eagle modificado. Uma suspensão 105 células/mL foi distribuída em placas de cultura com 96 poços e foram incubadas a 37ºC em estufa, com atmosfera úmida, enriquecida com 5% de CO2. Após 24h foi adicionado aos derivados tiazolidínicos (10, 5, 2,5 e 1,25µg/mL) das substâncias em estudo. Após 72h foi adicionada às placas 25µL de MTT (3-[4,5-dimetiltiazol-2-il]-2,5-brometo de difeniltetrazólio. As placas foram mantidas por 2h em estufa, em seguida foi adicionado 100 µl de DMSO a cada poço para dissolução dos cristais Formazan.

RESULTADOS:

Os compostos sintetizados apresentaram as seguintes características físico-químicas: Ju-235; PF 162º-163ºC; Rf 0,50; no sistema Hex/CHCl3 (0.67:0.33); rendimento 26%. Os resultados do segundo composto foram Ju-236; PF 136º-138ºC; Rf 0,52; sistema Hex/CH2Cl2 (0.67:0.33); rendimento 56%. O resultado da parte citotóxica foi dado em função do cálculo da CI50, que mostrou ser igual a 10µg/mL nas linhagens utilizadas para os compostos, Ju-235 e Ju-237 respectivamente. A literatura, afirma que os compostos são considerados ativos quando a CI50 apresenta-se igual ou superior a 30µg/mL. No caso ambos os compostos apresentaram a CI50 na escala de 10µg/mL, o que é considerado não citotóxico com uma leve diferença entre os dois compostos. Essa diferença foi insignificante uma vez que, os resultados dos compostos testados estavam muito abaixo do protocolo exigido e por isso foram considerados sem atividade citotóxica.

CONCLUSÃO:
Os compostos sintetizados foram considerados puros e foram identificados por meio de métodos espectrométricos de RMN, Infra-vermelho e massas.Os dois derivados tiazolidínicos não apresentaram citotoxicidade para as linhagens testadas, HEp-2 (derivadas de carcinoma epidermóide de laringe) e células NCI-H292, derivadas de carcinoma mucoepidermóide de pulmão.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Tiazolidinadiona, Derivados benzilidenicos, Atividade citotóxica.