62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE FRUTOS DE TUCUMÃ (Astrocaryum sp) ORIUNDOS DE COLETAS NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL
Rengles de Oliveira Menezes 1
Eduardo Cardoso Rodrigues 1
Suelen Naiara Rosa dos Anjos 1
Andrezza Soares Ferreira 1
Maria do Socorro Padilha de Oliveira 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
2. EMBRAPA AMAZONIA ORIENTAL
INTRODUÇÃO:

Espécies do gênero Astrocaryum apresentam uso integral e seus frutos são usados como alimento e indicados como matéria prima para o biodiesel. Têm ampla distribuição, mas o centro de diversidade é relatado como sendo o Norte da Amazônia. São perenes, possuem espinhos de diferentes tamanhos em várias partes da planta e apresentam variações para várias características da planta, inclusive para os frutos.

A caracterização e a avaliação dos frutos colhidos quando maduros são importantes atividades na geração de conhecimento técnico e cientifico da planta.

Conhecer o banco de germoplasma facilita a descrição do material coletado e avaliado; buscando na discriminação de caracteres mais importantes identificarem as duplicatas, além de contribuir para a determinação de padrões de plantas promissoras em programas de melhoramento genético.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar frutos de matrizes de tucumã do Estado do Pará, para selecionar material de qualidade e ajudar no programa de melhoramento genético.
METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado com frutos de 19 matrizes de tucumãzeiro dos municípios de Aveiro, Itaituba e Santarém, Pará, Brasil. De cada matriz foram selecionados, ao acaso, cinco frutos, retirados de um cacho coletado em plena maturação. Para a caracterização e avaliação dos frutos foi tomado dados de quinze caracteres: diâmetros longitudinal (DL) e transversal (DT), expressos em milímetros; pesos do fruto (PF), da polpa (PP) e da semente (PS), expressos em gramas; espessuras da polpa (EP), do endocarpo (EE) e da amêndoa (EA), expressos em milímetros; cores do epicarpo (CC) e do mesocarpo (CP) com o auxílio de carta de core (Munsell Collor Charts, 1977) e presença de rachaduras (R), pragas (P), doenças (D) e forma anormal (FA) de frutos. Os dados foram analisados por local (município), sendo obtida a estatística simples para cada caráter.

RESULTADOS:
A maioria dos caracteres apresentou variações consideráveis, onde frutos do município de Aveiro apresentaram valores de coeficiente de variações inferiores aos demais, embora ocorra variações significativa nos frutos coletados no mesmo município como citado por Lima et al. (1986) e Oliveira (2001), onde também detectaram grande variação para características de frutos de A. vulgare coletados em locais de mesmo perímetro no estado do Pará. Por outro lado, não notou-se rachaduras, sintomas de pragas e doenças em fruto coletados nessas localidades. A variação de cor de acordo com os resultados obtidos apresentou valores semelhantes entre frutos do mesmo município e cores distintas em frutos de municípios diferentes. Todos os frutos coletados e analisados foram normais, apresentaram epicarpo, mesocarpo, endocarpo e amêndoa. Embora, Oliveira (2001) registrou a ocorrência de frutos partenocárpicos em acessos de tucumã (A. vulgare).
CONCLUSÃO:
Para o melhoramento genético de palmeiras Astrocaryum vulgare Mart os caracteres avaliados proporcionaram a seleção de matrizes e coleta de frutos promissores para a propagação.
Instituição de Fomento: EMBRAPA AMAZONIA ORIENTAL
Palavras-chave: Astrocaryum vulgare, Tucumãzeiro, Biodiesel.