62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O uso de estratégias na aprendizagem de gêneros textuais
vanessa oliveira tavares 1
1. Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:

A produção de gêneros textuais é essencial para a participação nas práticas sociais de qualquer comunidade. Por serem historicamente constituídos e socialmente construídos de acordo com regras estabelecidas por determinados grupos, indivíduos advindos de outra cultura têm algumas dificuldades em se inserir e em se comunicar devido ao desconhecimento dos elementos específicos que compõem cada gênero, de acordo com a sua função no meio social.

Os gêneros organizam nossa fala e escrita assim como a gramática organiza as formas linguísticas (Bakhtin, 1979). Podemos entendê-los como maneiras de comunicação e interação social, Bakhtin  os divide em primários e secundários.

Ribeiro (2006) afirma que,  considerando que todo o indivíduo pertence a um grupo social e que o fundamento essencial para a compreensão de um determinado texto é o seu contexto cultural, ambos estão correlacionados à produção e à compreensão dos gêneros textuais que circulam na sociedade. Portanto, eles podem ser entendidos como recursos de incorporação das práticas de linguagem, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da autonomia do aprendiz no domínio tanto da produção quanto no consumo de textos

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi composta de três etapas, sendo a primeira delas a compilação e leitura da base teórica que sustentará as ações e as práticas investigativas. Essa primeira fase constituiu-se da leitura dos textos base e de outras bibliografia para elaboração dos conceitos e a elaboração do material para aplicação na coleta dos dados.

A segunda etapa foi composta pela produção do material de pesquisa, das análise das anotações, da seleção dos participantes, incluindo a negociação da entrada em campo. A base da coleta de dados foram produções escritas dos participantes de determinados gêneros, respostas de um questionário e uma entrevista estruturada.

Na terceira etapa os dados coletados foram organizados e analisados com base na literatura mencionada na bibliografia e com a reflexão crítica da pesquisadora.

No primeiro momento da pesquisa foram feitas as leituras e fichamentos de artigos, livros, dissertações a fim de compõem a estrutura teórica essencial para orientar o processo de investigação e embasar a pesquisa.

Foram estabelecidos os objetivos da pesquisa, elaboradas perguntas da entrevista estruturada e os questionários a serem aplicados. Também selecionados os gêneros a serem trabalhados e escolhidos os participantes.

RESULTADOS:

É necessário que os professores de língua estrangeira trabalhem e desenvolvam a produção desses gêneros em sala de aula para que os aprendizes possam se apropriar e reproduzi-los em situações reais de uso. Contudo, não é possível o ensino de todos os gêneros existentes, ao professor cabe dar alguns exemplos. Daí a necessidade de o aprendiz desenvolver estratégias para se apropriar dos gêneros fora da sala de aula e de maneira autônoma.

CONCLUSÃO:

Entendemos que este trabalho alcançou os objetivos a que se propôs, no entanto, isso não significa que se esgotaram as possibilidades de pesquisa, uma vez que se trata de um projeto inicial e aqui foram pesquisados aspectos básicos em uma perspectiva geral. Outros focos podem ser dados ao mesmo assunto considerando outros gêneros textuais, diversos ou mais complexos, como gêneros secundários ou mesmo refinando os critérios de análise, variando os instrumentos de pesquisa. Poderemos também ampliar para os processos e estratégias envolvidos na produção desses gêneros textuais.

 

Instituição de Fomento: cnpq
Palavras-chave: gêneros textuais, estratégias de aprendizagem, português L2/LE.