62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
FÁBRICA ESCOLA DE QUÍMICA - FEsQ - ATIVIDADES E PESPERCTIVAS
Larine Araújo Pires 1
Ítalo Rafael de Oliveira Carvalho 1
Teles Moozer Souza de Oliveira 1
Floriano Pastore Junior 1
1. Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Química
INTRODUÇÃO:
A Fábrica-Escola de Química da UnB (FEsQ), inaugurada em 1999, foi construída a partir do projeto desenvolvido por alunos da disciplina "Química Industrial Básica". A FEsQ teve como objetivo inicial economizar recursos da UnB através da fabricação local de produtos saneantes. E com base nos três pilares da universidade - pesquisa, ensino e extensão - veio integrar as atividades acadêmicas com a produção de saneantes de uma indústria. A Fábrica desenvolve diversas atividades, entre as quais se destacam o desenvolvimento de formulações de saneantes, além da fabricação para uso da Universidade.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada nos dados pertencentes à FEsQ, como relatórios anuais, apresentações e textos técnico-científicos. Além disso, realizou-se uma entrevista com o gerente da fábrica a fim de se obter informações em relação à importância econômica e histórica da FEsQ.
RESULTADOS:
Atualmente a FEsQ/UnB fabrica cerca de 56.000 litros de saneantes por ano, com uma linha de 17 produtos distintos. Estes são distribuídos nos quatro campi da universidade - Ceilândia, Gama, Planaltina e Asa Norte. Com isso a UnB tem uma economia em torno de 40%. Hoje a FEsQ possui uma área pequena de 70 m2, onde se realiza toda sua produção. Já está inserido no Plano Diretor de Edificações da UnB, um projeto de construção de novo prédio no qual os alunos poderão desenvolver e fabricar novos produtos, como tintas e cosméticos.
CONCLUSÃO:
As perspectivas da Fábrica são boas. Em curto prazo deverá ser implantada a produção de cosméticos e de médio prazo, a produção de tintas para alvenaria, metas que complementarão os objetivos propostos para a FEsQ, desde o princípio. De forma geral, a Fábrica contribui para a formação do estudante de química, pois sua visão de mercado de trabalho muda e aprimora, devido ao contato direto com uma unidade produtiva. Ele tem, ainda, oportunidades de desenvolver visão de empreendedorismo em uma empresa química e familiarização com atividades fabris, de modo que concilie e aplique seus conhecimentos práticos e teóricos.
Instituição de Fomento: Prefeitura do Campus - PRC/Diretoria de Administração e Logística - DAL/Instituto de Química - IQ/Laboratório de Tecnologia Química - LATEQ
Palavras-chave: Fábrica Escola de Química, Universadade de Brasília, Instituto de Química.