62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA - MOSSORÓ/RN
Francisco Rafael Ribeiro Soares 2, 1
Eumendes Fernandes Carlos 1
Raquel Mirtes Pereira da Silva 2, 1
1. Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró/FACENE-RN
2. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN
INTRODUÇÃO:
Por fornecer uma resposta rápida de cessação dos sinais e sintomas nos agravantes de saúde e pela facilidade do acesso à assistência a saúde, o Pronto Socorro (PS) tem se tornado a primeira opção de busca pela população, o que tem levado a uma sobrecarga e desorganização que atrapalha o desenvolver de um cuidado mais humanizado e resolutivo. Assim, por meio da Política Nacional de Humanização (PNH), alicerçada nos princípios pautados pelo Sistema Único de Saúde - SUS, objetiva-se intervir na dinâmica dos serviços de saúde, voltando o atendimento às reais necessidades e condições dos indivíduos. Para isso, a PNH utiliza-se de inúmeras ferramentas, sendo o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), um instrumento chave para a reorganização, reorientação e efetuação de mudanças no PS, entendendo que a dinâmica dessa proposta não se detém apenas ao fornecimento de procedimentos técnicos e atendimento por classificação de risco à urgência e emergência, mas volta-se para um olhar humanizado na produção de um atendimento com responsabilidades éticas e solidárias. Objetivamos, assim, analisar do ponto de vista da eficácia em termos absolutos, sem análise dos determinantes, o primeiro ano de implantação da estratégia de ACCR no PS do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
METODOLOGIA:
O presente estudo se caracteriza como descritivo-exploratório, documental, retrospectivo e estatístico, de abordagem quantitativa, que utiliza dados do mapa anual de atendimento do Serviço de Arquivo Médico (SAME) do HRTM, para realização de um estudo comparativo entre os dados relativos aos anos de 2003-2006 e 2009, primeiro ano da implantação do acolhimento. Para tal, utilizaram-se as seguintes categorias para análise: número geral de atendimentos no PS, cirurgias e internamentos e as proporções por mês.
RESULTADOS:
No período compreendido entre os anos de 2003 e 2006, foram realizados 513.416 atendimentos, o que equivale a uma média de 128.354/ano e aproximadamente 10.696/mês, já em 2009, o SAME registrou 52.231/ano o que aproximadamente representa uma proporção de 4.352/mês. Redução de 59,31% no número geral de atendimentos no PS. Os dados de internamentos indicam estabilidade, com leve aumento de 1,7% nos períodos analisados, passando de uma média de 378,5 internamentos/mês para 384,91 internamentos/mês. Já o número de cirurgias passou de uma média de 1.489/ano para 2.263/ano, o que representa um aumento de 51,98%.
CONCLUSÃO:
A partir da análise dos dados apresentados, é possível perceber que apesar de uma diminuição significativa nos números de atendimentos, o número de internamentos se manteve em um patamar estatisticamente estável e o número de cirurgias teve substancial aumento, o que nos leva a inferir que a implantação do ACCR no hospital estudado representou uma reorganização das demandas por cuidado, diminuindo o atendimento a situações ambulatoriais que não representam situações de urgência ou emergência. Ao mesmo tempo percebe-se que há uma representativa resposta às situações específicas de atendimento que realmente são de responsabilidade do hospital, registrado como de urgência e emergência.
Palavras-chave: Acolhimento com Classificação de Risco, Pronto Socorro, Humanização.