62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
USO DO TEMA ÁGUA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Paula Cardoso Silva 1
Diego Machado Pereira da Costa 2
Ivaneide Alves Soares da Costa 3
1. Depto.de Micorbiologia e Parasitologia- UFRN
2. Depto.de Micorbiologia e Parasitologia- UFRN
3. Profa.Dra./Orientadora-Depto.de Micorbiologia e Parasitologia- UFRN
INTRODUÇÃO:
Dentro do contexto atual da educação, a formação continuada de professores representa uma possibilidade para a melhoria na qualidade do ensino, propondo um espaço para novos conhecimentos, troca de saberes, oportunizando repensar e refazer a prática do professor com o objetivo de melhorar sua atuação pedagógica e conseqüentemente a educação. Tendo em vista que a escola constitui um núcleo sólido de discussões sobre problemas ambientais, o açude de Itans situado em Caicó/RN, região do Seridó, foi escolhido como eixo temático para promover a capacitação de professores das escolas públicas através da introdução de conceitos teórico-pedagógicos fundamentais às práticas de conservação dos ambientes aquáticos e sua implicação na manutenção da saúde humana e da estabilidade do meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido com 33 professores do ensino fundamental da rede pública de ensino de Caicó/RN, incluindo a zona rural, que atuam nas disciplinas de ciências, história, geografia, matemática, educação física e ensino religioso. Para a realização deste trabalho, foram realizados contatos prévios com a Secretaria de Educação de Caicó para inscrição dos professores e apoio logístico.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi proferida uma palestra sobre a "Qualidade da água nos açudes do semi-árido" em uma escola pública local. Em seguida, os professores foram conduzidos de ônibus até o açude "Itans" para a realização de uma aula de campo intitulada "Os caminhos do açude Itans". Eles foram subdivididos em grupos e orientados a responder questões presentes no roteiro da prática, que consistia na observação do ambiente e indagações sobre o conceito de bacia hidrográfica, utilização e importância do açude para a comunidade. Após uma rica discussão sobre as questões mencionadas, proferimos uma explanação sobre os principais parâmetros de medidas da qualidade da água, o seu significado ecológico e importância para a saúde pública, também houve a demonstração de instrumentos de medição. Foi realizada uma coleta de água com rede de plâncton para observação dos microrganismos ao microscópio, medição do pH, temperatura, transparência da água, usando disco de Secchi, e determinadas as concentrações de oxigênio dissolvido com um Kit comercial. Todos receberam um texto sobre o tema e um kit contendo fita de pH, termômetro, disco de secchi, lupa, becker e malha tipo rede de plâncton para auxiliar nos trabalhos com os alunos na escola.
RESULTADOS:
Os professores demonstraram grande interesse em participar das atividades propostas. Divulgou-se durante a palestra um diagnóstico ambiental obtido por meio de pesquisa sobre a qualidade da água dos açudes do semi-árido realizada na UFRN. Foram detectadas concepções alternativas sobre o conceito de bacia hidrográfica e das conseqüências do mau uso dos ambientes aquáticos, as quais foram fundamentadas corretamente com base no estudo do texto e das discussões. Os professores demonstraram interesse em conhecer os microrganismos aquáticos ao microscópio e compreender o significado dos parâmetros de medidas de qualidade da água, bem como a periodicidade e os órgãos responsáveis pela medição desses parâmetros, e sua relação com a manutenção da saúde humana e dos organismos aquáticos. Ao receberem os Kits propuseram diversas atividades a serem trabalhadas de forma interdisciplinar na sua escola. Os professores reconheceram que uma boa maneira de estudar as condições de saúde de um rio ou um açude com seus alunos é através da coleta de dados para execução de testes e avaliação da qualidade da água. Desta forma, os alunos sentir-se-iam motivados e os conteúdos seriam propostos de forma mais significativa.
CONCLUSÃO:
Foi verificada melhoria na percepção ambiental por parte dos professores após a realização do curso de capacitação, atividade importante uma vez que eles são agentes fundamentais na relação de ensino-aprendizagem e fortalecimento das práticas ambientais. Este trabalho permitiu a difusão do conhecimento científico obtido na Universidade, traduzindo a linguagem acadêmica para uma linguagem acessível e subsidiando as iniciativas educacionais na busca por melhor qualidade de água, uso racional e conservação dos recursos hídricos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Formação continuada, Qualidade de água, Ensino fundamental.