62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
Darlene da Silva Pereira 2, 1
Karoline Ribeiro Sarmento 3
Kelly da Natividade Souza 3
Luis Henrique Marinho Batista 3
Marta Gabrielly Queiroz dos Santos 3
Weydson da Silva Oliveira 3
1. Profa. da Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Manaus/Am
2. Orientadora - Profa. Jovem Cientista do Programa Ciência na Escola, FAPEAM
3. Bolsista de Iniciação Científica Júnior do PCE, programa da FAPEAM
INTRODUÇÃO:
O presente estudo explana os resultados da pesquisa sobre "Leitura e Estratégias de leitura" feita com educandos do 7º ano do ensino básico da Escola Municipal Profº. Arthur Engrácio, localizada no Bairro de Nova Floresta zona leste de Manaus, Amazonas. Este trabalho foi embasado teoricamente por Solé (1998), Bamberger (2006), Estill (2008), Ellis (2001) e outros autores, que revelaram a importância da leitura nos âmbitos do cotidiano e os processos que levam à compreensão de textos. Caracterizou-se em uma modalidade investigativa denominada de pesquisa-ação, uma vez que o objeto privilegiado foi a prática pedagógica daqueles que fizeram a pesquisa e, sobretudo, por implicar uma decisão explícita de compromisso com a transformação da realidade escolar. Daí os resultados obtidos com a pesquisa puderam explicitar a real situação dos alunos perante a leitura e a compreensão leitora, mas principalmente nortearam a busca de atividades interventoras que pudessem minimizar os percalços vividos pelos discentes pesquisados. Nesse contexto, sabendo que a leitura é base para o aprendizado na vida escolar e que o entendimento textual é uma barreira para muitos alunos, o projeto trabalhou duas estratégias de leitura, previsão e inferência, e buscou formar de novos leitores.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2009, e atingiu 40 alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, sendo 23 meninas e 17 meninos, com idade entre 12 e 15 anos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, houve a aplicação de um questionário que levantou questões relevantes sobre leitura e compreensão de textos (gosto pela leitura, tipos textuais preferidos, disponibilidade de livros em casa, frequência da leitura, frequência a bibliotecas, avaliação sobre a leitura na escola, assuntos interessantes na hora da ler, compreensão das leituras e o que dificulta a compreensão textual). Na segunda, houve a execução de um teste diagnóstico o qual verificou como os alunos compreendiam as informações dentro de um texto. Esta avaliação tratava-se de um texto com cinco questões para serem respondidas. A primeira foi sobre a compreensão global do texto. A segunda e terceira questões abordavam sobre informação explícita no texto. A quarta exigia o uso de inferências e a última solicitava uma apreciação de juízo de valor.
RESULTADOS:
Dentre os resultados da análise do questionário, destaca-se o fato de todos os alunos afirmarem gostar de ler. Quanto à frequência da leitura, 16 educandos afirmaram ler todos os dias e 14 uma vez por semana. Sobre a preferência dos assuntos para a leitura, 21 pesquisados opinaram pelo tema "Terror" e em segundo lugar ficaram empatados os assuntos "Namoro" e "Violência" com 8 indicações cada. Com relação à compreensão das leituras, 28 estudantes afirmaram entender sempre o que leem, desde que gostem dos textos propostos e 12 responderam não entender sempre, justificando isto pela presença de palavras desconhecidas. A última pergunta revelou que a maior dificuldade na compreensão textual é a ocorrência de palavras desconhecidas (24 alunos), seguido de bagunça dos colegas (10 alunos) e não gosto pelo assunto (6 alunos). Os resultados do teste diagnóstico mostraram que quanto à compreensão global pode-se dizer que a maioria conseguiu entender a informação explícita do texto. No que se refere à compreensão referencial, 28 alunos apresentaram dificuldades nesta competência leitora. E na questão final, os resultados foram mais preocupantes, pois somente 16 alunos conseguiram fundamentar uma opinião própria sobre o que leram.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos foram muito esclarecedores em relação a visão que os alunos têm sobre a leitura praticada na escola, e também sobre o que mais dificulta a compreensão de textos. O teste diagnóstico mostrou que a maioria dos estudantes consegue fazer uma leitura global do texto e identificar informações explícitas, mas têm dificuldade em dar uma opinião fundamentada sobre o que está sendo lido. A partir destes dados, foram implementadas atividades de intervenção, tais como: visita a bibliotecas (escolar e duas públicas), oficina de leitura com a escritora amazonense, Ana Peixoto, participação dos alunos em um Clube de Leitura Semanal, e principalmente, a prática de textos em sala de aula na disciplina Língua Portuguesa, para a inclusão das estratégias de leitura "previsão e inferência" nos textos propostos aos discentes. Essas atividades proporcionaram um grande avanço na vida escolar dos alunos participantes, uma vez que aumentou significativamente o interesse pela leitura, através do contato com livros infanto-juvenis e os estudantes puderam utilizar as estratégias de compreensão leitora aprendidas para chegar a um melhor entendimento de textos.
Instituição de Fomento: FAPEAM/SEDUC/SEMED
Palavras-chave: Leitura, Estratégias de Compreensão Leitora, Ensino.