62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
LEVANTAMENTO GEOECOLÓGICO DOS RECURSOS GEMOLÓGICOS. ESTUDO DE CASO: PEDRO II - PIAUÍ
Leide Daiane Fernandes Morais 1
Maurício Andresson Ferreira Amorim 1
1. Depto. de Geografia e História, Universidade Federal do Piauí - UFPI
INTRODUÇÃO:
A Opala é um mineralóide do tipo amorfo, ou seja, não tem formato de cristal, sendo sua forma irregular. Possui grande valor comercial, por ser esta uma gema de raríssima ocorrência no mundo, é encontrada apenas na Austrália (maior produtor mundial), Estados Unidos, Etiópia e Brasil (Pedro II). Este relatório objetiva delinear uma apresentação sobre o levantamento dos recursos Gemológicos do município de Pedro II - PI, procurando demonstrar, de forma sucinta, os recursos de pedras preciosas do mesmo. Pretende, ainda, identificar os atuais níveis de degradação, formas de exploração, comercialização das pedras e identificação das áreas favoráveis à prospecção das gemas. O seguinte trabalho torna-se de fundamental importância, pois, através da observação e da análise, suscita uma reflexão sobre os recursos gemológicos das áreas de prospecção no município estudado, levantando dados que servirão de bibliografias para estudos posteriores. Também poderá vir a ser um dos instrumentos na criação de um projeto de exploração sustentável de uso dos recursos naturais presentes na área de estudo, utilizando-os de forma adequada, favorecendo a conservação do meio e o desenvolvimento econômico da região.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no presente trabalho consta de levantamentos bibliográficos de livros, periódicos e atividades didáticas especializadas para a coleta de dados, que servirá de base teórica da pesquisa. Os trabalhos de campo seguem momentos distintos, desde a extração das gemas, com visitas in loco nos espaços das minas: Boi Morto, descoberta nos anos de 1940, é, ainda hoje, a principal jazida do município e a Mina da Roça, localizada de 5 a 7 km a sudoeste de Pedro II, até a lapidação e comercialização das mesmas, o que influencia de forma direta o turismo na região, principalmente, devido a Opala, além de suas formações rochosas e pinturas rupestres.
RESULTADOS:
O município de Pedro II localiza-se na porção Nordeste do Estado do Piauí, nas proximidades da borda leste da Bacia Sedimentar do Maranhão. A faixa explorada para a produção de opala nobre fica localizada em uma região constituída, essencialmente, por arenitos subhorizontais da Formação Cabeças de idade Paleozóica, intercalado e/ou cortado por sills e diques de diabásio e basalto triássicos. Atualmente a garimpagem constitui-se no meio de extração de gemas, onde geralmente são comercializadas diretamente sob a forma bruta, apesar da existência de empresas de lapidação, joalheria e artesanato mineral, com predominância de uma estrutura familiar informal. No município, as principais jazidas de opala encontram-se nas seguintes localidades: Boi Morto, Roça, Mamoeiro, Pirapora, Barra e Pajeú. A extração de opalas é uma das grandes atividades rentáveis do território piauiense, no entanto esse ciclo exploratório constitui-se, também, num foco de impactos ambientais, tendo em vista que, no seu processo de extração, utiliza-se técnicas como: retirada da cobertura vegetal, escavação dos solos em grandes profundidades e utilização de maquinas pesadas. Todos esses fatores fazem da região mineradora uma área de tensões ambientais.
CONCLUSÃO:
A manutenção da integridade territorial e a utilização racional e ordenada dos recursos expressam verdadeiramente à vontade da população de modo a coligar e estabelecer os objetivos do poder público, visando ao aproveitamento sustentável de uma vocação econômica regional, utilizando-se, sempre que possível, a cultura e matérias-primas da região. A principio, houve algumas dificuldades referentes á bibliografia disponível do assunto, assim como sobre a falta de registros no município. A primeira etapa do Projeto já foi realizada com o reconhecimento da área e um primeiro levantamento de dados a respeito das gemas encontradas e comercializadas no município de Pedro II. Como meta para o Projeto pretende-se aprofundar nas pesquisas bibliográficas; aplicação de um questionário definitivo aos garimpeiros e artesões para se traçar o perfil geral dos mesmos; realização de entrevistas com associações, líderes comunitários e autoridades competentes da cidade a respeito dos recursos Gemológicos da região, para então proceder à análise dos dados levantados que suscitarão propostas de melhorias das atividades procurando demonstrar a preciosidade das pedras e da ocorrência das áreas favoráveis á prospecção das mesmas.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: Extração gemológica, Comercialização de gemas, Impacto ambiental.