62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E A GESTÃO DA QUALIDADE: ESTRATÉGIAS SIGNIFATIVAS PARA O SETOR HOTELEIRO
Alline Larissa Ribeiro de Sousa 1
Daniele das Graças Bezerra da Silva 1
Lissa Ferreira 2
1. Depto. de Ciências Sociais Aplicadas - UFRN
2. Profa. Drª. / Orientadora - Departamento de Ciências Administrativas - UFRN
INTRODUÇÃO:

Em decorrência das novas tecnologias e dos desafios encontrados pelo setor hoteleiro a internet passou a ser uma ferramenta importante possibilitando que o turista programe sua viagem, faça suas reservas, sem precisar sair de casa. A hotelaria criou vínculos com as tecnologias de informação (TI) proporcionando melhorarias nos serviços, diminuição nos custos operacionais e conseqüentemente melhorando a sua competitividade. A informação é parte integrante da empresa e está proporcionando aos hotéis a otimização das informações, desde o conhecimento do mercado e definição dos produtos até a prestação dos serviços. Devido à exigência encontrada no mercado, os hotéis estão em processo de inovação utilizando a TI em parceria com a gestão da qualidade visando a excelência nos serviços prestados. Essa excelência implica na qualificação dos funcionários com a perspectiva de oferecer um atendimento personalizado, execução das atividades de forma correta, favorecendo a fidelização dos hóspedes.  Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo, apresentar a tecnologia de informação e a gestão da qualidade como estratégia para satisfazer os turistas e tornar o empreendimento competitivo no mercado.

METODOLOGIA:

A pesquisa se caracteriza como descritivo-bibliográfica e foi desenvolvida a partir de referências de autores específicos da área, encontrados em livros e artigos. Por se tratar de um setor em bastante expansão e com grande importância no turismo nos despertou o interesse da execução do trabalho justificando assim, a relevância da pesquisa. O estudo pautou-se principalmente nas obras de Bissoli e Teixeira e foram feitas análises e paralelos com os demais autores da área. Nesta atividade procuramos ampliar o conhecimento da referida temática, destacando o fomento do sistema de informação e as diversas estratégias desenvolvidas pelo setor hoteleiro, utilizando a gestão da informação atrelada a gestão da qualidade, priorizando a satisfação do turista.

RESULTADOS:

Ao desenvolver essa atividade foi possível fazer uma avaliação dos aspectos levantados pelos diversos autores e perceber que a internet é uma ferramenta relevante para a evolução do sistema hoteleiro, proporciona ao hóspede maior comodidade em todo processo desde pesquisar por um meio de hospedagem até o chek out. Para que seja transmitida de forma correta, a informação tem que ser gerida , difundida e transformada em conhecimento e deve ser utilizada junto a gestão da qualidade como referência para possível fidelização do turista. Os empresários da hotelaria perceberam que com as duas vertentes (informação e qualidade) o sucesso empresarial poderá acontecer com freqüência, pois um dos fatores responsáveis pelo retorno do turista ao destino é a percepção satisfatória proporcionada pelos serviços prestados no hotel.

CONCLUSÃO:

Após analisar a tecnologia da informação e a gestão da qualidade na hotelaria verifica-se que existe uma integração, fazendo com que o turista ao realizar uma viagem necessite de ambos, para que suas expectativas sejam atendidas. A relevância da informação é facilitar o processo de tomadas de decisões entre os setores do hotel, a comunicação com o hospede de forma clara, facilitando a execução dos serviços com eficiência. A qualidade total na prestação de serviço do hotel é importante, pois provoca no turista o interesse de voltar a localidade e hospedar-se no mesmo hotel, diante do tratamento diferenciado que  recebeu enquanto estava hospedado. Com a informação atrelada à qualidade os visitantes encontraram funcionários capacitados com ótimo atendimento, devido à qualificação e todos os recursos encontrados. Nessa pesquisa foi constatado que todos os funcionários necessitam entender a importância da qualidade, pois a prestação do serviço não é suficiente, o estabelecimento tem que surpreender o hóspede e mostrar seu diferencial para que se destaque no mercado. Por tanto devem buscar a excelência utilizando a gestão da qualidade para que a missão e seus objetivos sejam devidamente alcançados.

Palavras-chave: Sistema de Informação, Gestão de Qualidade, Hotelaria.