62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO AMBIENTE DE TRABALHO EM SAÚDE: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO.
Thiago Enggle de Araújo Alves 2, 1
Nathália Vilde de Souza Freire 2
Júlia Gomes Fernandes Costa 1
Soraya Maria de Medeiros 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró
INTRODUÇÃO:
O presente estudo aborda a problemática da articulação entre educação e trabalho e a importância dos espaços de produção da saúde utilizados como lócus de aprendizado contínuo. Com a globalização da economia e reestruturação produtiva, os componentes macroestratégicos da acumulação flexível mudam radicalmente o perfil da formação dos trabalhadores da saúde, passando o mundo do trabalho a exigir um novo tipo de trabalhador. Aponta-se a relevância desta pesquisa no momento em que almeja analisar a relação entre a educação e o mundo do trabalho, discutindo estratégias de articulação visando à construção de espaços pedagógicos nos serviços de saúde. Assim, objetiva-se analisar as possibilidades e os desafios de transformar os espaços de trabalho em saúde em ambientes de aprendizado permanente; discutir as interfaces entre educação e trabalho no cotidiano de equipes de saúde, bem como conhecer as atividades desenvolvidas por equipes de saúde relacionadas com os processos de aprendizagem no trabalho.
METODOLOGIA:
A investigação proposta é de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, o qual poderá utilizar tanto em pesquisas exploratórias quanto descritivas e explicativas. Constituíram-se como participantes da pesquisa os integrantes da equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado em Mossoró/RN, sendo que a seleção deles se deu a partir dos seguintes critérios de inclusão: ser trabalhador da instituição e aceitar participar da pesquisa. A coleta das informações foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do processo 154/2009. Para coleta das informações foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com os integrantes da equipe multiprofissional, além da observação das atividades realizadas. Após a conferência das entrevistas, ocorreu análise das informações, sendo definidas as categorias de análise: as interfaces entre educação e trabalho e os espaços de trabalho como espaços pedagógicos. As informações foram analisadas pela técnica análise temática, a qual propõe aproximar os pontos convergentes e divergentes do discurso dos participantes e depois confrontar com a revisão de literatura.
RESULTADOS:
Foram colhidos como resultados da pesquisa que a maioria dos entrevistados afirmaram que ocorre aprendizado no espaço de trabalho em todas as atividades desenvolvidas, o qual acontece por meio de situações novas impostas pelo cotidiano dos serviços, da interação com os outros profissionais da equipe e por meio de treinamentos. Colocou-se com dificuldades para esse aprendizado o excesso de carga horária de trabalho devido ao fato de mais de um vínculo empregatício, dificuldade de liberação de plantão para participação em treinamentos, falta de interesse por parte de alguns profissionais, especialmente os mais experientes, os quais se mostram resistentes às mudanças e escassez de atividades educativas. Considera-se que aproximar a educação da vida cotidiana é fruto do reconhecimento do potencial educativo da situação de trabalho. A situação prevê transformar as situações diárias em aprendizagem, analisando reflexivamente os problemas da prática e valorizando o próprio processo de trabalho no seu contexto intrínseco. Desvendar os meandros dos mundos do trabalho e da educação no setor saúde são exigências cada dia mais presentes na agenda dos gestores de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS).
CONCLUSÃO:
Dentre os programas criados com o objetivo de melhorar a formação em, pode-se citar:o de Capacitação e Formação em Saúde da Família,o de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), o de Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas de Saúde (Gerus) e o de Incentivo às Mudanças Curriculares nos Cursos de Graduação em Medicina (Promed).Também os programas de mestrado profissional e os cursos de formação de conselheiros de saúde e de membros do Ministério Público para fortalecer o controle social no SUS. Embora fossem isolados e desarticulados entre si, esses programas provocaram algumas alterações na formação e cuidado em saúde e fizeram pessoas e instituições perceberem que é preciso mudar as práticas educativas e as ações e serviços do SUS. Ao aproximar a educação da vida cotidiana, se reconhece o potencial educativo da situação de trabalho. A situação prevê transformar as situações diárias em aprendizagem, analisando reflexivamente os problemas da prática e valorizando o próprio processo de trabalho no seu contexto intrínseco. O pressuposto dessa perspectiva educacional é que as informações e conhecimentos adquiridos serão incorporados às práticas de trabalho. Presume-se,com isso, contribuir com a transformação dos modos de atuação ou interação das pessoas.
Palavras-chave: educação , capacitação profissional , ambiente de trabalho .