62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) - ÁREA BIOLOGIA, NA ESCOLA LIONS PARNAMIRIM.
Cinthia Natali Pontes dos Santos 1
Renata Priscila da Silva 1
Leandra Tamiris de Oliveira Lira 1
Leonardo Barbosa da Rocha 1
Josilene Maria de Souza 3
Mônica Lopes Folena de Araújo 2
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Depto. de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
3. Professora da Escola Estadual Lions Parnamirim.
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), é um projeto desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo por finalidade realizar ações negociadas, entre a mesma e a escola, assim otimizando e dinamizando o trabalho já desenvolvido pela comunidade escolar, visando à obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, além de auxiliar trabalhos de caráter formativo para os professores e gestão escolar, dispondo para isso de 46 bolsistas, além de supervisores e coordenadores, subdivididos em 7 subáreas que contemplam algumas das principais disciplinas do ensino fundamental e médio. No caso o PIBID/Biologia, é formado por 8 bolsistas, sendo quatro atuantes na Escola Lions Parnamirim e quatro na Escola Xavier de Brito. Em cada escola há um professor supervisor e um professor da UFRPE que coordena o grupo. Este trabalho tem como objetivo analisar a compatibilidade entre as metas estabelecidas no subprojeto PIBID/Biologia e as ações realizadas na escola Lions de Parnamirim, no prazo de atuação proposto, suas repercussões e possíveis melhorias, elencando dificuldades identificadas pela equipe, e as medidas que foram, ou estão sendo tomadas para superá-las.
METODOLOGIA:
O campo de pesquisa deste trabalho foi a escola Lions Parnamirim, localizada no bairro de Dois Irmãos, Recife/Pernambuco. A mesma atende a uma comunidade, de maneira geral, pertencente à classe média baixa e dispõe de turmas de ensino médio e fundamental. A abordagem metodológica selecionada foi a de cunho qualitativo (Oliveira, 2009), pois esta trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas e observação participante, sendo os mesmos obtidos em dois momentos: o primeiro, aos dois meses de atuação do projeto, e o segundo, aos seis meses de atividade. Este modelo foi adotado com o objetivo de constatar se as atividades exercidas, no período compreendido entre as entrevistas, estão em consonância com os objetivos descritos no subprojeto PIBID/Biologia, e quais foram as principais melhorias e perspectivas geradas desde a implementação do projeto. Foram ouvidas, em ambas as coletas de dados, representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar representados pelos seguintes sujeitos: duas professoras, duas secretárias, a coordenadora pedagógica e cinco alunos. Os depoimentos foram gravados e transcritos. Para registro das observações foi utilizado caderno de campo.
RESULTADOS:
No período de julho de 2009 a dezembro do mesmo ano a equipe PIBID/Biologia realizou na escola Lions de Parnamirim: aulas no contra turno, monitoria, atividades extraclasses, além de auxiliar na organização e coordenação da Feira de Conhecimentos realizada pelo próprio colégio. Todas as atividades descritas estavam previstas nas diretrizes determinadas pelo subprojeto Biologia, e cada uma delas, no decorrer do prazo tomado para análise, surtiu um efeito distinto nos diferentes segmentos da comunidade escolar, isto pode ser constatado através da análise e comparação dos depoimentos coletados, no início e ao final dos seis meses de atuação. Pudemos observar que os indivíduos, de maneira geral, quando questionados no início do projeto, alegavam que, apesar do curto prazo de implementação, já se podiam perceber resultados positivos, alimentando assim, expectativas de melhores condições de ensino- aprendizagem. Após seis meses de atuação constatamos que alguns dos anseios gerados com a chegada do projeto já estavam começando a ser atendidos, e que problemas antes apontados pelos entrevistados (como a evasão dos alunos da sala de aula nas aulas de Biologia, por exemplo), estavam gradativamente diminuindo devido a dinâmica das atividades ofertadas pelo PIBID/Biologia.
CONCLUSÃO:
Diante dos dados obtidos durante prazo de atuação do projeto, consideramos que o mesmo alcançou as metas estabelecidas para os seus primeiros seis meses de funcionamento. Verificamos que algumas melhorias estão sendo alcançadas, como a participação mais efetiva dos alunos nas aulas e o comparecimento dos mesmos nas aulas do contra turno. Outro ponto que parece-nos fundamental é que o projeto está se adequando à escola, buscando espaços participativos e não impondo sua presença. Frente ao exposto, acreditamos que as ações do PIBID/Biologia vêm se consolidando na escola, e assim contribuindo para que o processo de ensino aprendizagem na escola Lions Parnamirim seja efetivamente otimizado. Nesta parceria universidade-escola ambas as instituições têm vantagens: a escola recebe os benefícios trazidos neste trabalho e a universidade exerce sua função formativa no lócus de atuação profissional dos futuros professores.
Instituição de Fomento: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, Biologia, Parceria universidade-escola.