62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
REFLETINDO SOBRE A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
Rita de Cássia Rocha 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

A proposta de Integração da Educação Profissional Técnica ao Ensino Médio na Modalidade de Educação Jovens e Adultos no Brasil se apresenta como um desafio político pedagógico, para os educadores que pensam a educação como um caminho para o exercício da cidadania. Essa integração compreende a implementação de um Projeto Político Pedagógico que tenha uma concepção de currículo que propicie o rompimento da histórica dualidade entre a formação propedêutica e a formação profissional, mediante a construção de uma proposta que articule ensino médio e educação profissional na sua forma integrada, que atenda as especificidades dessa modalidade de ensino. O presente trabalho é resultado de estudos e discussões acerca de temáticas voltadas para a educação básica e profissional realizados no Curso de Formação Continuada para os servidores (docentes e técnicos -administrativos) do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Nele, destacaremos a importância do Currículo na efetivação dos propósitos educacionais, destacando o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, instituído pelo Decreto Nº. 5.840/2006.

METODOLOGIA:

Este trabalho compreende a etapa de um processo de reflexão nas diversas possibilidades de melhoria para a Educação em especial, na EJA, no IFRN. Ele reflete o desejo de compreender e pensar possíveis encaminhamentos teóricos e metodológicos que ajudem na superação das dificuldades presentes no processo de integração do Ensino Médio à Educação Profissional, na modalidade de Jovens e Adultos, identificando e discutindo os aspectos que precisam ser re-construídos, re-pensados, mediante a construção de uma proposta curricular que articule ensino médio e educação profissional na sua forma integrada, atendendo as especificidades da EJA. Na tentativa de buscar respostas para essas questões, realizamos pesquisas, bibliográfica e documental de textos de produção científica, constituídos de livros, artigos sobre o tema trabalhado, materiais disponibilizados na internet, propostas pedagógicas, planos de cursos, diretrizes curriculares e outros existentes nesta temática. O estudo em pauta foi construído objetivando a reflexão sobre à seguinte indagação: Quais os desafios da construção de um currículo que integra  formação geral à formação profissional técnica de nível médio, na modalidade de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte?

 

RESULTADOS:

Definição de Currículo Integrado como um plano pedagógico e sua correspondente organização institucional que articula dinamicamente trabalho, cultura e ensino, prática e teoria, ensino e comunidade. As relações entre trabalho e ensino, entre os problemas e suas hipóteses de solução devem ter sempre, como "pano de fundo", as características sócio-culturais do meio em que este processo se desenvolve. Ressaltando o que determina o documento do PROEJA: Currículo Integrado é uma opção educativa que permite a estruturação da prática educativa como uma efetiva integração entre ensino e prática profissional, articulando teoria e prática, e a imediata aplicabilidade social/profissional da prática; a integração professor - aluno no ensino, na pesquisa e na extensão e a busca de esclarecimentos e propostas; um avanço na construção de novos conhecimentos (teoria) a partir dos anteriores; a integração ensino - trabalho - comunidade, implicando uma imediata contribuição para essa última;a busca de soluções específicas e originais para diferentes situações; A adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social.

CONCLUSÃO:

A integração entre Educação Profissional e Educação Básica na Rede Federal de Ensino é recente. O PROEJA apresenta-se como desafio político-pedagógico para aqueles que acreditam na transformação social. Os esforços para a integração da formação geral à profissional na Educação Básica, em especial na EJA, pautam-se na formação integral do sujeito, trabalhando-o nas condições impostas a sua realidade, tornando-o adulto trabalhador capaz de conjugar profissionalismo e cidadania. A participação na construção desse Currículo pelos IFs e, em especial, pelo IFRN ganha significado e espaço no momento da expansão da Rede Federal no RN, com a construção de seis unidades, onde as ofertas educativas permitem uma vivência de múltiplas ofertas em diferentes áreas profissionais. O Campus Santa Cruz, merece destaque tendo seu foco de atuação em Mecânica e Serviços, ofertando cursos Técnicos em Informática e em Refrigeração e Climatização, na modalidade EJA, conforme legislação. Quanto ao desenvolvimento do Currículo Integrado destaca-se a formação científica, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, a formação continuada dos educadores, a vivência do planejamento por meio da constituição de grupos de estudos por áreas de conhecimento em que as ações são direcionadas por um Projeto Integrador.

Palavras-chave: Educação, Profissional, Currículo.