62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 4. Sociolingüística
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS NO DISCURSO DOS PLANTADORES DE MANDIOCA NO MARANHÃO
Luís Henrique Serra 1
José de Ribamar Mendes Bezerra 1
1. Departamento de Letras, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
Ao dar nomes aos objetos, o homem criou um mecanismo capaz de estruturar o mundo, bem como todas as suas experiências com o meio com o qual se relaciona. Dadas as muitas especialidades da ação e cultura humana (direito, administração, agricultura) o homem viu-se obrigado a criar palavras que especifiquem objetos e processos de cada área, fazendo surgir assim, as línguas de especialidade. Quanto à natureza dos termos especializados de uma área, seria interessante observar qual a relação que há entre eles e a língua geral. Nessa perspectiva, uma investigação acerca dos processos de formação de palavra encontrados em uma língua de especialidade, como por exemplo a dos plantadores de mandioca no Maranhão, como ora se propõe, oferece uma significativa contribuição aos estudos do âmbito semântico-lexical por possibilitar o exame de criações lexicais em um discurso que, por ser pouco influenciado pelos padrões normativistas da língua, pode revelar tendências na formação de palavras no português brasileiro que implicam, as vezes, violação de uma regra de formação, evidentemente, dentro de certos limites da aceitabilidade.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa, que tem por base o corpus do Atlas Linguístico do Maranhão - Projeto ALiMA/UFMA, obtido no âmbito da vertente Produtos Extrativistas e Agroextrativistas Maranhenses - mandioca, que objetiva a elaboração de um glossário. A recolha do material foi feita a partir de um questionário semântico-lexical constituído por cinquenta questões divididas em quatro campos semânticos: plantio, colheita, produção, comercialização e venda da mandioca. Além de um conjunto de termos que são apresentados aos sujeitos da pesquisa para averiguar o conhecimento que têm acerca de tais termos. O questionário foi aplicado a agricultores de ambos os sexos, maiores de dezoito anos oriundos da localidade pesquisada e que desenvolvem a atividade há pelo menos cinco anos. Os dados foram gravados por meio de um gravador digital (Sony - ICD PX720 de 1GB) e transcritos grafematicamente. Os dados foram coletados nos municípios maranhenses de Palmeirândia, Turiaçu. Pinheiro, São Bento, Itapecuru-Mirim Tuntum, São João dos Patos e Balsas.
RESULTADOS:
Com a pesquisa feita no estado do Maranhão aponta para o fato de que os processos mais comuns encontrados na língua de especialidade falada pelos agricultores da mandioca são os mesmos encontrados no português: a derivação e a composição. Desses dois processos, a composição é o mais frequente no discurso dos agricultores, em que registramos estruturas como: substantivo + verbo + substantivo - mandioca engana ladrão; substantivo + preposição + substantivo - roda de mulher, roça no toco; substantivo + adjetivo - mandioca milagrosa; entre outras. Com relação à derivação, constatou-se que o processo de sufixação é o mais comum, sendo o sufixo -inho o mais frequente e expressando, na maioria dos casos, uma tonalidade afetiva, e não simplesmente a ideia de diminuição, como em pelinha, casquinha da mandioca, covinha. O sufixo -eiro também presente no discurso dos agricultores é mais comumente usado para designar oficio, como forneiro, impresseiro. Entre os verbos, constatou-se que, em sua maioria, são formados com o sufixo -ar, integrando, portanto, a primeira conjugação, como em suquiar, escarrerar.
CONCLUSÃO:
O estudo aqui feito permitiu observar que a língua dos plantadores de mandioca explora as potencialidade que a língua oferece e, por não estar tão presa a uma tendência normativista, apresenta construções peculiares que buscam atender às necessidades dos seus usuários. Razão por que se encontra lexias como roço para limpeza da terra; escarrerar para enfileirar os pés de mandioca; Astra para designar os pés de mandioca.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Mandioca, Processo de Formação de Palavras, Língua de Especialidade.