62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS NAS TEMÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, DIREITOS, CONHECIMENTO, CULTURA, DIVERSIDADE E AVALIAÇÃO.    
Rita Cristiana Barbosa 1
Efigênia Maria Dias Costa 1
Fabrícia Sousa Montenegro 1
1. DCSA/UFPB
INTRODUÇÃO:

É sabido que a palavra currículo já teve vários sentidos ao longo da história. Já significou conteúdos, experiências de aprendizagem, planos. Segundo Garcia e Moreira (2008), um currículo é organizado num dado momento histórico, numa dada sociedade e vai refletir aquilo que a sociedade deseja formar, isto é, um/a cidadão/ã com uma consciência e conduta específica. Portanto, escola, currículo e sociedade são três aspectos que se relacionam. Podemos dizer que a Educação é um fenômeno humano, por isso ninguém escapa dela e sua presença se faz notar em lugares e tempos diferentes, sendo exercida por sujeitos distintos, orientada por estratégias e fins diversos (CARLOS, 2008). A escola, portanto, é um dos espaços educativos e o currículo será o conjunto das experiências de aprendizagem, organizado pela escola, que gira em torno do conhecimento escolar - matéria-prima do currículo e que vai contribuir para formar as identidades dos estudantes (GARCIA e MOREIRA, 2008). Evidentemente que indagar sobre currículo é concebê-lo como processo expresso em diversos âmbitos de decisões e realizações, intimamente relacionados e interdependentes. Para Gimeno Sacristan (1998), existem cinco âmbitos de decisões e realizações a citar: decisões políticas e administrativas: o currículo prescrito e regulamentado; práticas de desenvolvimento, modelos em materiais, guias: o currículo planejado para professores e alunos; práticas organizativas: o currículo organizado no contexto de uma escola; reelaboração na prática - transformações no pensamento e no plano dos professores/as, e nas tarefas escolares: o currículo em ação; práticas de controle internas e externas: o currículo avaliado. (Gimeno Sacristan, 1998, p.139 apud Saviani, 2005, p. 4). Numa tentativa de suscitar discussões dentro dos âmbitos citados é que a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da educação (MEC) publicou um documento composto de cinco cadernos temáticos sobre currículo com título: Indagações sobre currículo. A referida publicação aborda cinco temas emergentes por meio de texto construídos por autores experientes em cada temática a citar: Currículo e desenvolvimento humano - Elvira Souza Lima; Educando e educadores: seus direitos e o currículo - Miguel Gonzáles Arroyo; Currículo, conhecimento e cultura - Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Diversidade e currículo - Nilma Lino Gomes e; Currículo e avaliação - Cláudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos Freitas. Estes cadernos, bem como outras fontes foram parte da organização da presente pesquisa, que objetivou discutir tais temáticas junto a educadores/as, formados e em formação da Escola Normal Estadual Prof° Pedro Augusto de Almeida de Bananeiras-PB.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa está pautada numa concepção de educação como práxis transformadora e crítica (Freire, 1994), bem como nas orientações de uma abordagem etnometodológica, a qual concebe um modo de entendimento do significado da vida cotidiana em processos de construção social da realidade (Mynayo, 1996). Os sujeitos da pesquisa foram os/as alunos/as da Escola Normal Estadual Prof° Pedro Augusto de Almeida do município de Bananeiras-PB, bem como seus educadores/formadores, selecionados de forma intencional para investigar as concepções acerca de currículo e trabalho pedagógico. Os dados coletados para a efetivação desta investigação se deram por meio de instrumentos como observações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, visando identificar os processos de produção e apropriação do saber a partir de interações entre os sujeitos da pesquisa.

RESULTADOS:

As análises qualitativas dos dados coletados possibilitaram perceber que há um certo grau de desconhecimento em relação ao currículo e a organização do trabalho pedagógico, bem como  todas as suas nuances que influenciam diretamente e formam o currículo na escola. Tal percepção remete a consciência da enorme necessidade de formação nas temáticas que envolvem o currículo, sejam elas as indicadas pelo MEC na coletânea: Indagações sobre currículo ou outras oriundas da própria necessidade contextual, uma vez que a escola fonte da pesquisa é responsável pela formação de profissionais que trabalharão diretamente com tais temáticas.

CONCLUSÃO:

Os resultados desta pesquisa constataram que há ausência de um planejamento coletivo e organizado, que utilize critérios de seleção de conteúdos orientadores de uma proposta curricular de formação docente e que atenda as necessidades locais. Possivelmente, esta lacuna tem prejudicado a atuação dos professores na formação de crianças e adolescentes com relação aos princípios de cidadania e tolerância comportamental destas frente a questões sociais que envolvem gênero, raça, etnia, sexualidade, etc. A partir desta constatação fomos motivadas a elaborar um projeto de extensão cujo objetivo principal será favorecer aos professores e aos alunos da Escola Normal Estadual Prof° Pedro Augusto de Almeida, ocasiões de formação inicial e continuada com indagações sobre currículo e suas conexões com desenvolvimento humano, direitos, conhecimento, cultura, diversidade e avaliação. O referido projeto já se encontra aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitário - PROBEX, estando em andamento.

Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROBEX - UFPB
Palavras-chave: Currículo Escolar, Formação docente, Trabalho Pedagógico.