62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
FEIRA LIVRE: O ELEMENTO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE ABREU E LIMA - PE
Tiago de Melo Calado 1
Diana Faustino Vieira 1
Heraldo Martins da Silva Neto 1
Leôncio Alves Pereira da Silva 1
Wilma Gomes Souza 1
1. Departamento de Ciências Geográficas,UFPE
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho objetiva o estudo da feira livre do município de Abreu e Lima, localizado na Região Metropolitana do Recife, com intuito de apresentar toda sua dinâmica comercial, bem como atestar sua contribuição na formação econômica do município. Com uma área de aproximadamente 6.665m² e 400 feirantes entre cadastrados e não cadastrados pela prefeitura, A feira livre de Abreu e Lima desponta como uma das maiores e mais importante feiras livres do Litoral Norte do Pernambuco. Desde sua fundação, no inicio da década de 80 até hoje ela se configura como elemento de propulsão do desenvolvimento do município gerando empregos e renda para os habitantes da região, bem como atraindo novos investimentos que possibilitam o fortalecimento da economia do lugar.

 

METODOLOGIA:

Por se trata de um ambiente popular, nada mais correto que iniciar o trabalho com visitas a feira para entrevistar comerciantes e consumidores, sobretudo os mais antigos do local.  Essas entrevistas tinham como preocupação maior, questões no tange as origens dos comerciantes, mercadorias e consumidores, como também perguntas sobre curiosidades da feira e sua importância para os habitantes do município. Num segundo momento o grupo procurou a prefeitura municipal de Abreu e Lima para coletar dados sócioespaciais e financeiros da feira ainda neste momento Foram consultados referenciais teóricos como: teses, dissertações e artigos científicos referentes à problemática do mercado informal e para enceramento do estudo foram tomadas fotos em lugares estratégicos do centro comercial para melhor visualização da área e ilustração da pesquisa.

RESULTADOS:

 A feira livre surgiu aproximadamente em 1982, idealizada por habitantes de Abreu e Lima e regiões vizinhas, que procuravam formas de angariar recursos para subsistência, uma vez que na época os empregos formais eram escassos, até porque a atividade industrial do município estava em processo de desenvolvimento e o setor de serviços não era tão consolidado ao ponto de captar toda mão de obra do lugar. Logo a feira foi ficando conhecida e frequentada por pessoas de toda Região Metropolitana do Recife, acarretando assim numa enorme atração de investimentos que contribuiu para a formação de um importante centro comercial. Hoje tanto a feira livre como o centro comercial são bastante disputados pelas pessoas que saem de suas casas a procura de mercadorias de qualidade, preços baixos e boas formas de pagamento.

CONCLUSÃO:

No presente trabalho fica constatada a grande importância da feira livre para o município de Abreu e Lima, haja vista que, foi a partir de sua criação que o município realmente engrenou e obteve sua identidade. Esse progresso se deu com o desenvolvimento da feira que gerou empregos e renda para os habitantes da região. Bem como foi ponto de atração de grandes estabelecimentos comercias, que foram convidados pelo bom fluxo de pessoas e mercadorias e pelo enorme potencial comercial do lugar. Esses investimentos levaram o município a uma nova estruturação que mais tarde deu condições para a melhoria no setor dos serviços. Hoje Abreu e lima, dispõem de inúmeras instituições de ensino privado, clínicas, particulares, bancos, empresas de transporte público dentre outros, que juntamente com o comercio formal e informal La existente, dão margens para o município prosperar ainda mais.

Palavras-chave: Feira Livre, Município, Propulsão.