62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DOS DERIVADOS TIAZOLIDINÔNICOS 3,5-DISSUBSTITUÍDOS: LPSF/GQ-120, LPSF/GQ-122 E LPSF/GQ-125
Larissa Cardoso Corrêa de Araújo 1
Diana jussara do Nascimento Malta 1
Maria do Carmo Alves de Lima 1
Suely Lins Galdino 1
Ivan da Rocha Pitta 1
Teresinha Gonçalves da Silva 1, 2
1. Depto. de Antibióticos,Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

A Artrite uma doença sistêmica do tecido conjuntivo, cuja manifestação característica é a inflamação da membrana sinovial. Apesar do caráter sistêmico, a inflamação comumente acomete apenas as articulações. A fim de avaliar a eficácia de potenciais fármacos são utilizados modelos experimentais apropriados para cada tipo de reação inflamatória. O Air Pouch é o modelo animal que mimetiza a artrite reumatóide. Neste modelo, a indução da inflamação pelo agente flogístico na bolsa de ar subcutânea forma uma membrana com características semelhantes à membrana sinovial inflamada de pacientes com artrite reumatóide. Devido a permanente necessidade de novos e melhores fármacos, que acarretem, sobretudo, menos efeitos colaterais, inúmeros protótipos têm sido estudados, dentre eles estão as 4-tiazolidinonas, classe de compostos com extenso espectro de atividades biológicas. A atividade anti-inflamatória tem sido descrita em diversos trabalhos recentemente desenvolvidos com moléculas desta classe. Desta forma, buscou-se neste trabalho avaliar a atividade anti-inflamatória de três derivados tiazolidinônicos vislumbrando o desenvolvimento de novos fármacos.

METODOLOGIA:

Foram utilizados camundongos machos adultos albinos Swiss (Mus musculus), pesando entre 20 e 25 g. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFPE sob o número 23076006241/2009-21. Foram avaliados três derivados tiazolidinônicos LPSF/GQ-120, LPSF/GQ- 122 e LPSF/GQ- 125. Para avaliar a atividade anti-inflamatória, utilizou-se o teste da bolsa de ar pela injeção de ar estéril no dorso dos animais. A atividade foi realizada com base na inibição da migração de leucócitos polimorfonucleares (PMNL) para o local da inflamação induzida. No primeiro dia, injetou-se 2,5 mL de ar estéril no dorso do animal, repetindo-se o procedimento após 72 horas. No sétimo dia do ensaio os animais receberam os derivados tiazolidinônicos na dose de 3mg/kg (v.o.), o grupo controle recebeu solução salina e dois grupos foram tratados com drogas comerciais: Indometacina 5mg/Kg (v.o). e Rosiglitazona, 3mg/Kg (v.o). Uma hora após a administração dos compostos, injetou-se 1mL da solução do agente flogístico carragenina 1% na bolsa de ar. Decorridas 6 horas após a aplicação da carragenina, os animais foram eutanasiados e as bolsas lavadas com 3 mL de PBS contendo EDTA como líquido de arraste. A contagem de PMNL foi realizada em analisador hematológico micros 60.

RESULTADOS:

Todos os compostos apresentaram atividade anti-inflamatória indicada por uma diminuição estatisticamente significativa na migração celular quando comparados ao controle. Os resultados da contagem de PMNL/mL x106 células/mL para os derivados tiazolidinônicos foram expressos como média ± desvio padrão de n=6 animais: LPSF/GQ-120 (5,66±0,8), LPSF/GQ- 122 (4,32±0,9), LPSF/GQ- 125 (4,26±0,6) com um percentual de inibição de 63,8, 72,4 e 72,8 respectivamente, em comparação ao grupo controle, cujo número de PMNL/mL foi 15,64±1,9. A rosiglitazona, membro da classe das tiazolidinadionas, inibiu a migração celular em 82,6%(2,71±0,57x106 células/mL), enquanto que a indometacina, anti-inflamatório não-esteroidal, inibiu 72,6%( 4,28±0,43 x106 células/mL) a migração celular em comparação ao controle. De acordo com os resultados, sugere-se que o mecanismo de ação destes compostos possa estar relacionado à inibição da síntese de prostaglandinas. As análises estatísticas entre os grupos experimentais foram realizadas através de análise de variância (ANOVA) de uma via seguidas pelo teste de Bonferroni com intervalo de confiança de 95%, utilizando-se o software Graph Pad prism. 5.0. Valores de p menores que 0,05 (p<0,05) foram considerados como indicativos de significância.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos no modelo do bolsão de ar, os derivados tiazolidinônicos LPSF/GQ-120, LPSF/GQ-122 e LPSF/GQ-125 apresentaram atividade anti-inflamatória promissora no tratamento da inflamação sinovial, sendo, portanto, potenciais candidatos a fármacos anti-inflamatórios.

Instituição de Fomento: CNPq / FACEPE
Palavras-chave: Inflamação, Derivados tiazolidinônicos, Bolsão de ar.