62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: INSUFICIÊNCIAS E POSSIBILIDADES
Raroilde Pereira de Souza 1
Francinalda Pereira da Silva 1
Alice de Oliveira 1
Eucinéia Nunes de França Cruz 1
Elba Regina de Araújo 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa foi feita durante o módulo de Projetos Integradores do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, fomos instigados a realizar uma pesquisa na prática em uma escola municipal da rede pública de Cuiabá/MT. Nesta pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados, investigação em documentos, entrevistas com a equipe gestora, com professores e observações em salas de aula. Durante o levantamento de dados uma problemática se evidenciou, professores de outras áreas afins são indicados para ministrar aulas de Artes, sendo que eles a princípio demonstraram não possuir formação, experiência ou conhecimento específico nessa área.

Por isso o porquê do questionamento, os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão preparados para trabalhar as diferentes linguagens da Arte nas unidades escolares? Com esta indagação propomos, conceituar a arte e verificar quais são os seus benefícios para educação, para essa finalidade nos fundamentamos nos PCNs e em alguns artigos que contribuem para esclarecer essa problemática e com base nas entrevistas realizadas na referida escola municipal. Nessa perspectiva procuramos verificar como estão sendo preparados os professores na sua formação referente ao ensino da Arte.

METODOLOGIA:

Os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão preparados para trabalhar as diferentes linguagens da Arte nas unidades escolares? Para tentarmos responder essa problemática realizamos uma pesquisa empírica em uma escola municipal de Cuiabá, onde durante três dias entrevistamos e acompanhamos o trabalho da professora de arte em sala de aula. As entrevistas foram embasadas em perguntas que nos dessem informações sobre o planejamento, a prática de ensino, os projetos desenvolvidos na escola e como eram realizadas as avaliações nas aulas de arte especificamente.

 

RESULTADOS:

As leituras realizadas conceituam a Arte e mostram que a mesma sofre mudanças conforme cada sociedade de uma determinada época que vigora conforme as necessidades de cada civilização. No passado a arte era entendida como uma habilidade, visto que, não existia o termo Arte como entendemos. Hoje a entendemos como atividade artística ou como produto da atividade artística. A arte existe desde que há indícios do homem na terra, ela pode estar por todos os cantos, ela não é apenas uma escultura ou pintura, mas também a encontramos arte na música, no cinema, na dança, nas artes cênicas. Isto nos leva a pensar então que o ser humano que faz arte é um artista e este faz a arte segundo seus sentimentos, vontades, conhecimentos, idéias, criatividade e imaginação. Podemos considerar que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida, desta forma temos que dar uma maior importância para a história da arte e paralelamente a história do homem e do mundo. A história da arte pode ajudar as crianças a entender algumas coisas do tempo e lugar, pelos quais todos os trabalhos artísticos se situam. Nesta perspectiva, precisamos pensar a Arte a partir do nosso tempo articulados com outros tempos. Percebemos que a Arte em um passado recente era algo tratado como recreação nas escolas e hoje ela tem importância maior na educação. Nesse sentido, verificamos a amplitude que a Arte produz na educação e a responsabilidade do professor (a) que assume trabalhar com essa área de conhecimento no currículo escolar.

CONCLUSÃO:

Desta forma constatamos que o ensino da arte não se resume a simples cópia, atividades recreativas ou simplesmente uma disciplina fácil de ministrar, é preciso ter uma formação adequada e continuada, onde por meio de planejamento, pesquisa e domínio do conteúdo pode-se obter um resultado satisfatório. Acreditamos que há uma necessidade de refletir o valor que a Arte vem exercendo na sociedade atual. Segundo os PCNs, (1997, p.55) "O estudo, a análise e a apreciação das formas podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos como também para o conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas". Concluindo ressaltamos a necessidade de refletir intensamente sobre como aprender, como ensinar e como entender a Arte na educação e nos dias atuais. Neste sentido, é um desafio para o professor que assume a área de conhecimento da Arte nas unidades escolares ampliar seus conhecimentos sobre esta área como também assumir responsabilidade de motivar e propiciar aos alunos formas criativas e críticas no modo de se relacionar, de trabalhar e construir o saber artístico. È necessário que o professor ajude os alunos a ampliar sua visão em relação ao conhecimento e manifestações artísticas tanto em nível regional quanto nacional e internacional. A arte educa não só através dos sentimentos mais também por meio das ações promovidas pela escola e pelos professores, instituição e profissionais que influenciam e contribuem para formação de cidadãos críticos, politizados e conscientes de seus direitos e deveres.

Palavras-chave: Arte, Ensino-Fundamental, Docência .