62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
"EU ENTENDI, E VOCÊ?" - A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO IFRN, CAMPUS SANTA CRUZ
Geovany Pachelly Galdino Dantas 1
Rosemery Medeiros Pereira 1
Anna Jacinta Dantas de Medeiros 1
Magda Renata Marques Diniz 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cam
INTRODUÇÃO:
A questão ambiental está presente no cotidiano da sociedade contemporânea e tem representado um novo desafio à preservação da qualidade de vida da humanidade. A crise ambiental em que o planeta vive - exploração indevida e as consequências a que estamos sujeitos - tem mobilizado vários setores da sociedade como autoridades civis, instituições governamentais e não-governamentais (ABREU; CAMPOS; AGUILAR, 2008). A Educação Ambiental (EA) é considerada um processo permanente, na qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros (DIAS, 1992). Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo descrever o processo de implantação do Projeto de Educação Ambiental no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Santa Cruz. A realização deste projeto no âmbito do IFRN é importante, pois, insere a comunidade nas discussões ligadas à questão ambiental, utilizando-se de propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos (REIGOTA, 1998).
METODOLOGIA:
A partir da criação da Comissão Gestora do Projeto de EA do IFRN - Campus Santa Cruz, composta por 2 técnicos-administrativos e 2 docentes, foi dado início à elaboração do Projeto de Educação Ambiental para o Campus, através de reuniões semanais, tendo como intuito desenvolver uma série de ações e estratégias que resultassem na conscientização ambiental dos alunos e funcionários do Instituto. Os objetivos propostos para o Projeto foram: escolher, por meio de concurso, os símbolos do projeto (mascote e "slogan"); sensibilizar alunos, professores e funcionários em geral sobre o consumo racional de água, energia e produtos descartáveis empregados no dia-a-dia escolar, através da implantação de informes de sensibilização; implantar um programa de coleta seletiva de lixo, conscientizando toda a comunidade para a sua importância, complementando e reforçando as ações de sensibilização, por meio de programas de divulgação; e oferecer palestras e cursos de capacitação e qualificação para os funcionários responsáveis pela limpeza do Campus. Com base nesses objetivos, as ações do programa buscaram, através da conscientização e da educação, promover a mudança de comportamento, manter a continuidade de hábitos adquiridos e, através de adesões conscientes, obter resultados duradouros.
RESULTADOS:
Como primeira ação do projeto, foi lançado, no dia 15.10.2009, um concurso para escolha do mascote e do "slogan" do projeto, mobilizando 9 turmas regulares. Após inscrição e entrega do material, as propostas foram apresentadas à comissão julgadora, que avaliou seguindo os critérios de: originalidade; criatividade; articulação com o tema geral do Programa de EA e a realidade local; adequação do mascote de acordo com o "slogan"; e aprovação de 50% mais 1 da turma. A premiação para a melhor proposta foi a realização de uma aula vivencial à Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ponta do Tubarão (RDS), municípios de Macau e Guamaré (RN). A aula teve como objetivo propiciar um momento pedagógico voltado para uma visão crítica, reflexiva e interdisciplinar sobre as questões ambientais nesse local, abordando aspectos bioecológicos, históricos, culturais, geográficos, econômicos e sociais. O lançamento do Projeto ocorreu, em 5.11.2009, concomitante à divulgação dos ganhadores do mascote e "slogan". O Projeto tem como ações o Programa "Adote um copo", Campanha de reaproveitamento de papel, Campanha do uso sustentável de energia e água, Programa de Coleta Seletiva, Ciclo de Palestras e Debates, criação de um informativo (InfoEco), o EcoCine e o Programa de Redução da Emissão de Carbono.
CONCLUSÃO:
A implantação desse projeto no âmbito do IFRN - Campus Santa Cruz ainda é um processo em construção, demandando um período maior para sua real avaliação. Contudo, analisando as primeiras ações dessa iniciativa, observa-se que alunos, professores, servidores e funcionários terceirizados responderam positivamente aos primeiros estímulos, com indicadores de mudança de comportamento. Quando uma Instituição lança uma iniciativa como essa, visando gerar uma mudança de atitude e de comportamento de sua comunidade frente a um assunto, é preciso considerar que as pessoas têm comportamentos diferentes, os valores são individuais e reagem diferentemente aos estímulos. O caminho para provocar mudanças efetivas pode ser feito por meio da educação, pela transmissão de informações e de conhecimento sobre o assunto para as pessoas criarem valores e mudarem suas atitudes frente à questão definida, entendendo seu papel no meio ambiente e gerando um comportamento que contribua para evitar o desperdício.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Consciência Ambiental, Cidadania.