62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
EFEITOS DA IMERSÃO SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR E EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM GESTANTES PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA
Hugo César Reis Câmara 1
Mariana Reis Ferreira da Silva 2
Gerlany Marques Teodoro 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Universidade Gama Filho/UGF
INTRODUÇÃO:
Comparar os efeitos da imersão em meio líquido sobre o sistema cardiovascular e edema de membros inferiores em gestantes no último trimestre gestacional numa aula de hidroginástica. O entendimento desse estudo pode auxiliar no tratamento e prevenção de distúrbios hipertensivos, bem como diminuição dos edemas dos membros inferiores e da freqüência cardíaca. Pretende-se esclarecer à população, sobre os efeitos da pressão hidrostática e do sistema cardiovascular (PA e FC) no terceiro trimestre gestacional, numa aula de hidroginástica.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por seis gestantes, no último trimestre de gestação. Para as mensurações da pressão arterial (PA) e da freqüência cardíaca (FC) foi utilizado um aparelho de pressão digital de pulso e; para a aferição do retorno venoso (RV) por meio da perimetria dos membros inferiores, foi utilizada uma fita métrica (precisão de 1 mm). Com dois pontos anatômicos para a perimetria dos membros inferiores: no tornozelo - 2 cm acima do maléolo medial e; no pé - 2 cm abaixo dos artelhos (planta do pé). As mensurações da PA, FC e do retorno venoso foram realizadas em três momentos (antes da aula; pós-aquecimento e; após a aula). Para a análise estatística realizaram-se análises descritivas (medidas de tendência central: mediana e; de dispersão: desvio-padrão; tabulação de dados e produção de gráficos) e o teste de Friedman.
RESULTADOS:
No teste de Friedman - com nível de significância de 5%, obtiveram-se os seguintes resultados: nas PAS nos três momentos, o valor do teste foi 9.3333 (p-valor = 0,009404), ou seja, houve diferença entre as PAS verificadas nos mesmos; nas PAD nos três momentos, o valor do teste foi 5.3333 (p-valor = 0,06948), portanto não houve diferença entre as PAD verificadas nos mesmos, e; na FC, o valor do teste foi 9.0000 (p-valor = 0,01111), portanto houve diferença entre as FC verificadas nos mesmos. Nos resultados dos edemas de membros inferiores, notou-se que a diferença das perimetrias medianas do maléolo esquerdo antes e após a aula foi maior que a diferença das perimetrias medianas do maléolo direito. Em relação aos artelhos, onde a diferença das perimetrias medianas do artelho esquerdo antes e após a aula foi maior que a diferença das perimetrias medianas do artelho direito, que não houve diferença antes e após a aula.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a aula de hidroginástica é benéfica para as gestantes, uma vez que trouxe mudanças agudas significativas na pressão arterial sistólica e na freqüência cardíaca; além de reduções nas medianas das perimetrias dos maléolos esquerdo e direito e do artelho esquerdo.
Palavras-chave: Gestante, Sistema Cardiovascular, Edema de Membros Inferiores.