62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES PROTOCOLOS PARA ESTIMATIVA DO PERCENTUAL DE GORDURA EM FUTEBOLISTAS DA CATEGORIA SUB-20
Hugo César Reis Câmara 1
Izabelly Cristina Mendes Tinoco 1
André Luís Santos de Pinho 1
João Roberto Liparotti 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
O conhecimento da composição corporal é cada vez mais importante no âmbito do futebol, pois sabe-se que a gordura corporal excessiva reduz a aptidão aeróbia e prejudica os movimentos corporais. Diante disto, várias técnicas são utilizadas para verificação de tal composição. A mais utilizada é a técnica antropométrica por meio de medidas de dobras cutâneas, devido à objetividade, ao baixo custo e a fácil operacionalização. Entretanto, para o cálculo do percentual de gordura, vários protocolos foram criados e atualmente são utilizados em diversos tipos populacionais. Por isso, esse estudo visa comparar os diferentes protocolos com 3 (três) dobras cutâneas (Pollock, Guedes e Petroski) e com 4 (quatro) dobras cutâneas (Faulkner) para estimativa do percentual de gordura em futebolistas da categoria sub-20. Sabendo-se a existência de diferenças entre os 4 (quatro) protocolos envolvidos nesse estudo poder-se-á questionar com mais propriedades se existirá algum mais adequado ou inadequado a esta população, já que a esta possui características específicas tanto pela modalidade esportiva em questão quanto pela faixa etária envolvida. Portanto, pretende-se indicar ou contra-indicar alguns destes protocolos avaliados neste estudo para estimativa do percentual de gordura nessa população.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 31 (trinta e um) futebolistas com médias e desvios-padrão de idade, massa corporal e estatura iguais a 17,8±1,3 anos, 67,7±6,8 kg e 1,75±0,04 m. Para as estimativas do percentuais de gordura foi utilizado um compasso de dobras cutâneas científico Cescorf®, em que foram pinçadas as seguintes dobras para os referidos protocolos: Pollock (Axilar Média Oblíqua, Abdominal Vertical e Coxa Medial); Guedes (Tricipital, Supra-ilíaca Medial e Abdominal Vertical); Faulkner (Tricipital, Subescapular, Supra-ilíaca Anterior e Abdominal Horizontal) e Petroski (Tricipital, Subescapular e Peitoral). Para a análise estatística realizaram-se análises descritivas (medidas de tendência central: média e; de dispersão: desvio-padrão; e tabulação de dados utilizando as fórmulas específicas para cada protocolo no software Microsoft Excel®). Além do Pacote Estatístico R para realização do teste de Friedman e do teste para comparações múltiplas pós teste de Friedman.
RESULTADOS:
No teste de Friedman, para um nível de significância de 5%, o seguinte resultado foi obtido: p-valor igual a 0,0000000000006195. Significando que houve diferenças entre os 4 (quatro) protocolos. E utilizando o teste para comparações múltiplas pós teste de Friedman para verificar quais protocolos produziram resultados diferentes dos demais obtiveram-se os seguintes resultados: entre os protocolos Pollock e Guedes foi igual a 73,5; entre Pollock e Faulkner foi igual a 55,0; entre Pollock e Petroski foi igual a 57,5; entre Guedes e Faulkner foi igual a 18,5; entre Guedes e Petroski foi igual a 16,0; e entre Faulkner e Petroski foi igual a 2,5. E, portanto foram encontradas diferenças apenas entre Pollock e os demais protocolos. Outros estudos também buscaram comparar diferentes protocolos. Um bastante interessante foi o que comparou os protocolos de Guedes, Faulkner e Dotson & Davis em atletas profissionais de futebol e obteve resultados similares para Faulkner e Dotson & Davis, e obtendo diferenças entre Guedes e os demais.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o protocolo de Pollock é inadequado para estimativa do percentual de gordura em futebolistas, pois este parece, em relação aos demais protocolos, subestimar o percentual de gordura dessa população. Isto pode ser explicado pelo fato de que dos 4 (quatro) protocolos analisados, o de Pollock é o único que utiliza em sua fórmula a dobra cutânea da coxa, a qual geralmente possui uma baixa espessura adiposa subcutânea e uma massa muscular bastante desenvolvida em futebolistas, levando assim a subestimar a estimativa de gordura nessa população.
Palavras-chave: Composição Corporal, Futebol, Protocolo.