62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
A INFLUÊNCIAS DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO DE SAL NO MUNICÍPIO DE MACAU - RN
Rafael Bevilaqua Vieira da Costa 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
INTRODUÇÃO:
O posicionamento do Rio Grande do Norte como o principal produtor de sal do Brasil deve-se ao fator clima, sendo Macau, localizado na porção setentrional do estado, no trecho pertencente à bacia hidrográfica do rio Assu, representante maior dessa produção, devido, principalmente aos fatores climatológicos da região. De acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 28.157 habitantes, em uma área territorial de 788km², equivalente a 1,41% da superfície estadual. Sendo um dos principais fatores que influenciaram o povoamento do Rio Grande do Norte desde o início do Século XVII, a indústria salineira no Estado teve grande impulso a partir de 1889, em municípios da costa branca, onde se inclui Macau, devido às condições do terreno e dos ventos que se caracterizam extremamente favoráveis a tal atividade. A indústria salineira tem um papel muito importante no Estado, sendo o Rio Grande do Norte responsável por aproximadamente 90% da produção do país, e Macau responsável por aproximadamente 60% dessa produção. Analisar a sazonalidade na produção de sal associado às variáveis climáticas é muito importante pelo fato de tal atividade vir se expandindo na região e existir potencialidade deste estudo para as atividades humanas.
METODOLOGIA:
Foram analisados dados coletados da estação meteorológica de Macau/RN, obtendo-se as normais climatológicas através do cálculo das médias, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Estes dados foram coletados das "Normais Climatológicas" - Série 1961/1990. Dados estes, que são analisados num período de trinta em trinta anos, por isso a análise dos dados foi realizado neste recorte temporal, pelo Departamento Nacional de Meteorologia DNMET e exemplificado neste trabalho. Com base nos dados obtidos foram elaboradas tabelas contendo dados como temperatura, precipitação, umidade relativa, evaporação, vento e insolação e outra tabela com médias, medianas e modas dos dados existentes.
RESULTADOS:
Com base nos valores obtidos das médias mensais, de janeiro a dezembro, entre os anos de 1961 a 1990, da temperatura, precipitação, umidade relativa, evaporação, vento e insolação do município de Macau/RN, foram elaborados gráficos para se ilustrar as instabilidades existentes decorrentes dessas variações sazonais das variáveis climáticas na região. Verificou-se, pelas médias analisadas, que há um maior índice pluviométrico nos cinco primeiros meses do ano, alcançando maiores números no mês de abril o que se reflete também numa maior umidade relativa nesses mesmos cinco meses que, com uma menor intensidade dos ventos e uma menor intensidade de insolação acaba por dificultar o processo de evaporação cujo tem de janeiro a abril suas menores médias. O processo de evaporação é o maior responsável pela produção de sal marinho, portanto taxas pouco elevadas dessa variável é desfavorável à produção de sal.
CONCLUSÃO:
Com a obtenção dos gráficos das variáveias climáticas da região de Macau/RN foi possível a elaboração de dois climogramas, os quais consistiram no confronto entre duas variáveis inversamente proporcionais, como umidade relativa do ar x vento e precipitação x evaporação. No primeiro gráfico comparativo ficou claro que quanto maior a intensidade dos ventos menor é a umidade relativa do ar, pois os ventos fazem o papel de eliminador da umidade, facilitando, assim, a evaporação, caracterizada entre os meses de julho a janeiro. No segundo gráfico comparativo viu-se que quanto menor o índice de precipitação maior é a taxa de evaporação, respectivamente menor e maior taxas são encontradas nos meses de outubro. Portanto, com base nos gráficos e climogramas elaborados chegou-se a conclusão de que os meses mais favoráveis à produção de sal na região se compreendem entre os meses de julho a janeiro. Este estudo nos faz remeter à sabedoria do homem dos fatores climáticos para o desenvolvimento de atividades humanas, em destaque, neste trabalho, a produção de sal.
Palavras-chave: Variáveis Climáticas, Produção de sal, Macau.