62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM USUÁRIO DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.
Aline Mayra Lopes Silva 1
Ádria Marcela Vieira Ferreira 1
Mayara Bessa Pinho 1
Gisele Nogueira de Moura 1
Ana Luiza Paula de Aguiar Lélis 2
1. Depto. de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará - UFC.
2. Professora/Orientadora, Depto. de Enfermagem - UFC.
INTRODUÇÃO:
Na prática de enfermagem atual o caminho mais eficaz para alcançar um acompanhamento holístico do paciente é a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) através do processo de enfermagem (PE) que é um método que permite a identificação e tratamento dos problemas do cliente de forma dinâmica e flexível. Composto pelas seguintes fases: coleta de dados, diagnóstico, planejamento de cuidados, implementação e avaliação dos resultados. O PE proporciona autonomia ao profissional por ser um instrumento para a prática, garante que as intervenções sejam planejadas de forma a beneficiar o individuo e não apenas para solucionar a doença, facilita a identificação dos diagnósticos de enfermagem e a resolução de possíveis problemas reais ou potenciais, melhora a comunicação prevenindo erros, omissões e repetições desnecessárias, além de favorecer a documentação da prática profissional e a avaliação da qualidade da assistência prestada, facilitando a promoção, manutenção ou restauração da saúde do paciente. Diante disto, tivemos como objetivo aplicar e descrever a SAE a um usuário da unidade de saúde da família do município de Fortaleza-CE.
METODOLOGIA:
Tratou-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, realizado no mês de novembro de 2009. Foram feitas quatro visitas domiciliares, durante a primeira realizamos a coleta de dados através da aplicação do Formulário para Consulta de Enfermagem em Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), utilizado na disciplina Processo de Cuidar do adulto I, e o exame físico. Como forma de investigar a rotina nutricional, utilizamos um diário alimentar durante duas semanas. Ao final de cada visita, os dados eram registrados em diário de campo. Com base nas informações do levantamento de dados e da observação participativa, detectamos os problemas e a partir destes, os diagnósticos de enfermagem foram identificados de acordo com o North American Nursing Diagnosis Association (NANDA International). Por sua vez, foram selecionadas as intervenções baseadas na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Em seguida, através da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) os resultados e seus indicadores foram estabelecidos. As segunda e terceira visitas foram destinadas a implementar as intervenções e a ultima à avaliação dos resultados esperados.
RESULTADOS:
AFL, feminino, 71 anos, aposentada, ensino fundamental completo, portadora de HAS e DM. Relata não praticar exercícios físicos, sentir dor e edema nas pernas, coceira nos olhos, além de sintomas característicos da hipoglicemia como fraqueza, tontura, irritação e sono. Ressalta que não realiza as seis refeições diárias, pois não sente fome. Verbalizou não saber utilizar o seu glicosimetro e dificuldade em seguir a dieta recomendada. Ao exame físico, observou-se acentuado ressecamento nos pés, PA: 156 X 71 mmHg; Glicemia capilar 147 mg/dl; Peso: 80 kg; Altura: 1,54 m; IMC: 33,73; Circunferência abdominal: 114 cm. Julgou-se como prioridade o diagnóstico de enfermagem: Controle ineficaz do regime terapêutico relacionado a déficit de conhecimento e complexidade do regime terapêutico evidenciado por fracasso na inclusão dos regimes de tratamento na rotina diária, fracasso nas ações para reduzir fatores de risco e verbalização de dificuldade com os regimes prescritos. As intervenções foram: Aconselhamento nutricional, Assistência na automodificação, Ensino: dieta prescrita, Ensino: processo de doença, Estabelecimento de metas mútuas e Promoção do exercício. Dos resultados alcançados, destacam-se: Comportamento de aceitação, Conhecimento: controle de diabetes.
CONCLUSÃO:
A aplicação do PE possibilitou uma coleta sistemática de dados, nos permitiu tanto conhecer as práticas de vida e de saúde da cliente como identificar os seus problemas em relação ao regime terapêutico, facilitou o desenvolvimento de metas individualizadas e a avaliação das respostas do cliente às intervenções. A eficácia da estratégia foi percebida pelo relato da cliente, quanto às causas, sintomas e prevenção da hipoglicemia e em relação à administração de insulina e utilização do glicosimetro. A realização destes procedimentos, sob nossa supervisão, mostrou que a cliente havia compreendido a forma correta de desempenhá-los. Com a avaliação dos resultados constatou-se que a cliente passou a fazer cinco refeições diárias, seguidas conforme as orientações adaptadas à realidade alimentar desta, visto que a mesma relatou não ter aderido dietas anteriores pela existência de muitas restrições e por falta de acessibilidade financeira. Assim, confirmamos a eficácia do PE como um meio de prestar cuidado individualizado, pois, nos permitiu promover uma melhor compreensão do processo de cuidado a pessoa portadora de doenças crônicas como a HAS e a DM, bem como favorecer meios a adesão do tratamento pela cliente garantindo o seu bem-estar biopsicossocial.
Palavras-chave: Sistematização da Assistência de Enfermagem , Processo de Enfermagem, Enfermagem.