62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Edna Regina Uliana 1
Aparecida Gasquez de Sousa 2
Egon Neis 3
1. Instituto de Educação - IE, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
3. Faculdade de Ciências Medicas - FCM, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
Estudos recentes (Terrazzan, 2000; Melo e Hosoume, 2003) têm demonstrado o interesse da comunidade de pesquisadores em ensino de ciências no uso de textos de divulgação científica dentro do ambiente escolar a partir de uma variedade de perspectivas e pontos de vista. As recomendações curriculares contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais enfatizam a importância da familiarização dos estudantes com textos científicos, o que possibilita a expansão de suas possibilidades de entendimento e de expressão através das linguagens da ciência (BRASIL, 2000). Embora a utilização de textos de divulgação científica como recurso didático complementar seja prática comum entre professores de ensino médio, são poucos os estudos que investigam exemplos de sua utilização. Neste estudo pretendemos dar um exemplo da contribuição didática de textos de divulgação científica em aulas de biologia, auxiliando o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos, propiciando leituras críticas das relações entre ciência, tecnologia e sociedade e tornando a aula mais atraente e participativa.
METODOLOGIA:
Este estudo foi desenvolvido no ano de 2008 e foi dividido em três momentos: o primeiro correspondeu à pesquisa bibliografia na internet com os descritores: turismo+pantanal, que possibilitou o contato e seleção dos textos a serem utilizados, os escolhidos foram: GIRARD & VARGAS, 2007; MAMEDE & ALHO, 2006; NADER et al., 2004 e PIOVEZAN et al. 2004. Esses textos foram selecionados em função de melhor de adaptarem aos objetivos da disciplina Biologia Aplicada ao Turismo. O segundo momento envolveu a professora e os alunos do terceiro ano do curso de Guia de Turismo do Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, durante quatro aulas (2 semanas). Nas duas primeiras aulas os textos, objetivos e metodologia da aula foram apresentados aos alunos, que por sua vez foram divididos em grupos de até cinco integrantes, cada grupo ficou responsável pela leitura e posterior apresentação de um dos textos aos de mais colegas. Os grupos foram numerados de 01 a 04 e na segunda semana os integrantes dos grupos foram redistribuídos organizando assim novos grupos, onde cada novo grupo tinha obrigatoriamente um integrante de cada grupo anterior, nesses novos grupos os integrantes sociabilizavam aos colegas seus textos, descobertas, dúvidas e seus diferentes níveis de apropriação e re-significação dos textos científicos. O terceiro momento constituiu o fechamento da aula onde coletivamente professora e alunos fizeram seus apontamentos considerações e esclarecimento de eventuais dúvidas.
RESULTADOS:
Através da dinâmica das aulas os resultados apontam para: um aumento significativo da participação dos alunos; a possibilidade de articular o conteúdo abordado nos textos com as informações que permeiam o cotidiano dos alunos; uma maior valorização do professor e do futuro guia de turismo no que diz respeito a sua prática profissional e na segurança de discutir determinados assuntos em sala de aula e no cotidiano. Os alunos apontaram como aspectos positivos do uso dos textos, o fato de que estes apresentam conceitos científicos complexos de maneira mais efetiva; consideram que esses artigos contêm conhecimentos mais contemporâneos do que os livros didáticos; vêm tais textos como mais atraentes e motivadores aqueles dos livros didáticos, um aluno afirmou "...quando tive que apresentar meu texto aos colegas é como se já estivesse na prática do guiamento, e não em sala de aula". Outro aspecto positivo relatado pelos alunos foi o fato da metodologia adotada permitir maior interação entre todos os integrantes da turma desfazendo as costumeiras "panelinhas". A utilização de textos científicos constitui excelente instrumento para o Ensino de Ciências; ajudam a aproximar professores e alunos dos "saberes científicos" e possibilitam a superação da visão de aula como mero treinamento.
CONCLUSÃO:
Conforme se constatou pelas observações das aulas e análise dos resultados a utilização didática dos textos científicos se consolidam como uma atividade, capaz de despertar o interesse e atenção dos discentes, dinamizando o processo de ensino e reforçando a aprendizagem dos assuntos abordados pelos professores de biologia. Isto foi corroborado com a boa receptividade dos educandos em relação às atividades propostas. Desse modo, a utilização didática dos textos científicos contribui para a construção de um Ensino que rompa com os estreitos limites disciplinares atuais e para a formação crítica e aberta dos educandos. Por fim, podemos dizer que os textos científicos permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas e diversificadas. A efetiva participação dos alunos contribuiu também para a formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, senso de responsabilidade, senso de justiça, entre outros.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Textos Científicos, Educação.