62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
A DIVULGAÇÃO DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO UMA PROPOSTA DIFERENCIADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE AGRICULTORES DA COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA NA CIDADE DE SANTARÉM - PA.
Geysa Negreiros Carneiro 1
Miyuki Mitsuya 1
Marcenilda Amorim Lima 1
Cleidinéia Cavalcante da Costa 1
Juliana Farias Rodrigues 1
João Roberto Pinto Feitosa 2
1. Discente da Universidade Federal do Oeste do Pará
2. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/Orientador
INTRODUÇÃO:
Em âmbito global, a agricultura é a atividade humana que afeta a maior proporção da superfície terrestre. O manejo inadequado e a devastação da cobertura florestal levam à degradação da estrutura física, química e biológica do solo, e como consequência, facilitam os processos de erosão e a perda de nutrientes. Na Amazônia é cada vez mais frequente a ação de queimadas com o intuito de substituir a Floresta por sítios agrícolas ou pastos. Os sistemas agroflorestais (SAF's) oferecem benefícios referentes ao aproveitamento de solo, como o uso de toda a capacidade de nutrientes e de espaço, já que esse método visa a interação com diferentes culturas agrícolas e de florestas. Embora se tenha todas essas informações sobre a viabilidade ambiental dos SAF's, existe uma grande deficiência no repasse desse conhecimento ao pequeno produtor. Fez-se necessário promover uma divulgação desta técnica, pois a sustentabilidade da agricultura familiar na Amazônia é afetada, em particular, pelos aspectos relacionados à falta de conhecimento produtivo, sendo forçados perante várias restrições a orientar sua produção para o curto prazo, adotando monoculturas e práticas inadequadas de manejo, levando seu solo ao desgaste nutricional.
METODOLOGIA:
Este projeto foi desenvolvido como atividade parcial para a obtenção de conceito na disciplina Educação Ambiental da Faculdade de Física Ambiental/UFPA, que atualmente integra o Programa de Física Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. No dia 17 de junho de 2009, realizamos a primeira etapa do projeto que consistiu no convite, de casa em casa, dos agricultores e moradores da comunidade de Boa Esperança na cidade de Santarém - PA. Fomos a aproximadamente 30 casas e, na ocasião, tomamos conhecimento do espaço físico que seria utilizado na apresentação, no caso, o barracão comunitário. O local não favorecia a projeção de slides, pois não havia parede, então no dia da apresentação, 19 de junho de 2009, levamos um pedaço de tecido branco que tornou possível a visualização das imagens e conceitos que auxiliaram na palestra. Após esta etapa, distribuímos um questionário de perguntas fechadas tais como se já possuía algum conhecimento sobre os SAF's, se trocaria o método tradicional pelos SAF's ou acerca da motivação após a palestra por conhecimento técnico especializado e mais eventos que enfocam o meio ambiente.
RESULTADOS:
A comunidade de Boa Esperança é um forte fornecedor de produtos derivados da mandioca e sua matéria-prima é cultivada, principalmente por pequenos agricultores da região de forma tradicional, ou seja, com a queima do terreno e a manutenção de apenas uma cultura. Representando assim, um local com público-alvo quantitativamente alto. No entanto, mesmo com a divulgação da palestra, apenas seis agricultores e um professor compareceram. Apesar do número reduzido, a apresentação fluiu com a participação de todos, contribuindo com suas experiências de trabalho que de início percebeu-se resistência às técnicas de implantação de um sistema agroflorestal. Desacreditavam que sem a "limpeza" do terreno não haveria condições de trabalho. Quanto mais eram informados, mais havia interesse e logo a apresentação passou a ter características de um debate. Dos sete participantes, quatro diziam já ter algum conhecimento sobre agroflorestamento e, os mesmos, trocariam o seu método tradicional pelos SAF's, após terem percebido que embora tenha suas dificuldades no começo, o solo enriquece de nutrientes e garantiria uma produção sustentável. Por unanimidade responderam que gostariam de acompanhamento técnico especializado e se sentiram motivados em ter mais informações através de novas palestras.
CONCLUSÃO:
De forma ampla, o sistema agroflorestal é uma interação entre a produção agrícola e a manutenção de espécies nativas. Esse sistema de manejo florestal reduz consideravelmente os impactos ambientais provocados pela agricultura tradicional. Sendo um sistema bastante vantajoso que, embora intrinsecamente também existam as desvantagens, enriquece o solo através de um manejo sustentável. Com a palestra, levamos informações básicas que foram discutidas com aceitação de alguns e rejeição de outros. Os que apresentaram algum tipo de resistência consideravam que as desvantagens nesse tipo de produção era economicamente inviável. Mas, por outro lado, compreenderam a relevância e preocupação em se manter o solo fértil por longo período. Com isso, percebemos que há certo descaso quando o tema é relacionado ao meio ambiente, devido à quantidade de participantes na palestra, mas que estes interessados representam um público que realmente lida com as problemáticas vividas com o desgaste nutricional do solo e entenderam a importância da divulgação dos SAF's em comunidades como a Boa Esperança.
Palavras-chave: Sistemas Agroflorestais, Divulgação, Educação Ambiental.