62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE HEXAFERRITA DE BÁRIO
Tiago Soares da Silva 1
Carla Fabiana Cerqueira Machado 3
Suzana Nóbrega de Medeiros 2
Sheila Bernhard Galvão 1
Carlos Alberto Paskocimas 1
1. Depto. de Engenharia de Materiais - UFRN
2. Depto. de Física - UFRN
3. UEM, Maringá/PR
INTRODUÇÃO:
As hexaferritas de Bário são óxidos ferrimagnéticos hexagonais cujas propriedades físicas são fortemente influenciadas pela sua microestrutura e morfologia. Tendo em vista que esses materiais podem ser utilizados em qualquer dispositivo eletro-eletrônico que requeira em sua composição um magneto permanente, as hexaferritas de Bário têm atraído grande interesse científico e tecnológico. O objetivo do presente trabalho consiste na obtenção de hexaferritas de Bário pelos métodos de moagem e Pechini. Além disso, pretende-se caracterizar os pós de hexaferrita de Bário, obtidos por ambos métodos de preparação, via difratometria de Raios X e microscopia eletrônica de varredura, com o intuito de comparar as propriedades estruturais e morfológicas dos pós obtidos.
METODOLOGIA:
Neste trabalho foram utilizados dois métodos de preparação de amostras: Moagem de alta-energia e Pechini. Na moagem de alta energia foi utilizado um moinho de bolas do tipo planetário e os precursores utilizados foram carbonato de Bário e Hematita na razão 1:6, com subseqüente tratamento térmico. Já no método dos precursores poliméricos (Pechini) foram utilizados como precursores o nitrato de Ferro e o carbonato de Bário, sob diferentes condições de tratamento térmico. A caracterização estrutural dos pós-resultantes foi via difratometria de Raios X e microscopia eletrônica de varredura.
RESULTADOS:
Para as amostras preparadas por moagem (1h, 3h e 6h), os difratogramas de Raios X revelaram a presença somente dos precursores. Após tratamento térmico (950ºC) há formação da hexaferrita de Bário micrométrica. Os raios X das amostras preparadas pelo método Pechini revelaram que para temperaturas abaixo de 800 ºC há formação de duas fases: hexaferrita e hematita, entretanto com o aumento da temperatura e tempo de tratamento térmico é obtido um pó monofásico nanométrico de hexaferrita de Bário. Os resultados da microscopia eletrônica de varredura para amostras produzidas por ambos métodos de preparação mostram que a temperatura de tratamento térmico exerce influência significativa na morfologia das partículas magnéticas da hexaferrita de Bário.
CONCLUSÃO:
Os métodos de moagem e Pechini utilizados na preparação da hexaferrita de Bário foram bastante eficazes. Observa-se formação de pós monofásicos de hexaferrita de Bário utilizando ambos métodos. Entretanto, somente o método Pechini foi capaz de produzir partículas nanométricas. Conclui-se ainda que a morfologia das partículas obtidas é fortemente influenciadas pelo tratamento térmico.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Moagem de Alta-Energia, Método Pechini, Difratometria de Raios X.