62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
CONCEPÇÕES SOBRE O ENVELHECER : A VOZ DE IDOSOS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE GRUPO DE CONVÍVIO DA TERCEIRA IDADE
Kenia Anifled de Oliveira Leite 1
Carla Giulliana Meira Rocha 2
Priscilla Maria de Castro Silva 1
1. Faculdade de Ciências Médicas/FCM
2. Escola Paulista de Enfermagem
INTRODUÇÃO:

O envelhecer é um processo gradativo e inevitável associado a perdas cognitivas, fisiológicas e sociais, no entanto, é um processo natural que pode ocorrer de maneira saudável  dependendo do estilo de vida de cada individuo, existindo ainda possibilidades de mudanças e realização pessoal, podendo ser um período interessante de renovação, desde que haja entre outros fatores uma maior disponibilidade e aproveitamento de tempo e liberdade. A diminuição da força física e a aposentadoria tiram o idoso do mercado de trabalho, e este necessita de uma ocupação que o mantenha inserido na sociedade, lhe dê explicações sobre saúde e lhe mostre que é possível viver bem, de forma saudável nesta nova fase de sua vida. Logo, torna-se relevante refletir acerca do envelhecimento e em particular ouvindo a voz daqueles que estão vivenciando tal processo em aspectos possivelmente diferenciados ou não, dessa forma, o presente estudo teve como objetivo identificar a concepção do envelhecer entre idosos integrantes e não-integrantes de um grupo de convívio da terceira idade.

METODOLOGIA:
O estudo comparativo e analítico, com método de abordagem qualitativo, que permite abranger a realidade social para além do que pode ser observado ou quantificado foi realizado no Distrito de Galante no Município de Campina Grande-PB; foi utilizado para a coleta de dados um questionário estruturado com questões objetivas e subjetivas versando sobre o envelhecer. A população foi composta por idosos cadastrados na  Unidade Básica Saúde da Família (Equipe Vermelha), e incluía os integrantes ou não do grupo de Convívio da Terceira Idade. A amostra foi estabelecida pelo critério de saturação e incluiu 13 idosos integrantes e 13 não integrantes do grupo da terceira idade. Os dados qualitativos foram analisados utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin 1977.
RESULTADOS:

Os resultados evidenciaram que existem concepções diferentes entre os que participam do grupo da Terceira Idade e os que não participam. Para os participantes do grupo de convívio da terceira idade existe a concepção de que o envelhecer é um processo bom, que traz alegria pela capacidade de aprendizado e superação das possíveis dificuldades desta fase, ou seja, vivenciam o momento buscando manter ou até mesmo construir autonomia, e mesmo percebendo os preconceitos sociais procuram manter-se alegres e assim favorecer o convívio social, com esperanças e realizações, dessa forma não associam envelhecimento apenas as possíveis dificuldades ou perdas.  Os não participantes do grupo de convívio da terceira idade demonstram dificuldade em termos de conhecimento sobre o processo de envelhecimento e restringe a um processo de perdas, apontando para a diminuição da capacidade produtiva, que pode acontecer, mas contudo pode ser superada ou vivenciada de forma melhor por meio de ações que favoreçam a integralidade, união e a ajuda inter-pessoal.

CONCLUSÃO:

Ao final da pesquisa foram constatados diferentes concepções sobre o envelhecer merecendo ser valorizar a visão dos idosos que buscam vivenciar o terceira idade de forma integrada, e saudável e mencionam que parte destas metas têm sido alcançadas. É pertinente analisar que a sociedade deve engajar-se na luta da construção de uma vivência humana da terceira idade e isto diz respeito ao despertar da integração social até mesmo nos grupos de convívio de idosos, pois a população idosa de amanhã, é a população jovem hoje.  Além disso, existe a importância de estudos acerca da saúde da população idosa buscando então favorecer programas para a Terceira Idade, onde estes devem manter continuidade da assistência em saúde e provável qualidade de vida ao idoso.

 

Palavras-chave: Envelhecer, Terceira Idade, Saúde do Idoso.