62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
"Tá lá um corpo estendido no chão": um estudo de caso do Linchamento em Areia Branca - RN
Francisco Augusto Cruz de Araújo 1
Geovânia da Silva Toscano 1
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa baseia-se no estudo de um caso de linchamento ocorrido no ano de 1993 no município de Areia Branca, localizado na região oeste do Rio Grande do Norte. O linchamento ocorreu algumas semanas após o carnaval daquele ano, como conseqüência a um caso de violência sexual seguido do esquartejamento de uma jovem de 14 anos de idade no ultimo dia de carnaval, causando grande comoção na população daquela cidade. Após alguns dias de investigação, três suspeitos do crime foram presos pela polícia e logo em seguida uma multidão de aproximadamente duas mil pessoas capturou os acusados dentro da delegacia e realizou o linchamento em via pública diante das câmeras de televisão e de jornais. Apenas um suspeito sobreviveu, ficando com fores seqüelas. Neste trabalho reconstitui-se a partir de registros jornalísticos o cenário em que o linchamento ocorreu na referida cidade, bem como reflete-se acerca dos fatores que influenciaram a comunidade a praticar "justiça com as próprias mãos" à revelia do poder legal.
METODOLOGIA:
Como procedimento metodológico, esta pesquisa estruturou-se a partir de narrativas publicadas em várias edições de dois jornais de circulação regional que participaram da cobertura do linchamento: o Jornal Gazeta do Oeste e O Mossoroense. Entre os registros publicados pelos jornais estão fotografias, entrevistas a pessoas ligadas ao caso - parentes das vítimas, policiais, advogados e padres -, além de artigos de opinião e reportagens que revelam a admissão e naturalização desta forma de controle social.
RESULTADOS:
Tais fontes jornalísticas forneceram-nos informações suficientes para a reconstituição do cenário em que o linchamento aconteceu e pôde revelar a "justiça popular" como uma iniciativa privada para a solução de conflitos cotidianos desencadeados por fatores importantes como: o descrédito da sociedade nas Instituições de Segurança e Justiça, o crescente sentimento de medo e insegurança ligados à violência social, além de certas exposições a situações de pobreza e miséria.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que ações de indivíduos baseadas eminentemente em meios cruelmente violentos, sob respaldo de setores da mídia, constroem junto aos leitores, ouvintes e/ou telespectadores uma falsa idéia de "justiça" e "cidadania" contrária a importantes valores como a preservação da vida e respeito aos Direitos Humanos, o que demonstra o importante papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública.
Palavras-chave: Linchamento, Violência, Mídia.