62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
MARCAS DO TEMPO: MÚLTIPLOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A SAÚDE DOS IDOSOS
Samuel Sóstenes Araújo de Medeiros 1
Rafaela Fernandes de Carvalho 1
Ana Paula de Oliveira Bezerra 1
Rafael Tavares Silveira Silva 1
Samilly Marjore Dantas Liberato 1
Rejane Millions Viana de Meneses 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
É notório que a população mundial de idosos está crescendo e o Brasil também segue essa tendência. O aumento da expectativa de vida e do número de idosos é a comprovação que hoje se vive mais. O envelhecimento populacional observado tanto nas nações desenvolvidas como em desenvolvimento deve-se a redução da fecundidade e das taxas de mortalidade em geral. Simultaneamente há o aumento das doenças crônicas e das complicações destas causando perda de autonomia e dependência funcional tornando mais difícil a assistência à população senil, pois o sistema de saúde não está preparado para sanar as necessidades básicas desta assistência, seja por despreparo das equipes ou falta de insumos. Portanto, a qualidade de vida deste grupo é questionada. Diante deste panorama, buscou-se determinar a realidade dos idosos integrantes de uma instituição filantrópica, através de um perfil, considerando o processo de envelhecimento e os diversos fatores que influenciam o estado geral de saúde do idoso. As informações advindas deste perfil auxiliam a compreensão da dinâmica de saúde na terceira idade trazendo este tema para uma ampla discussão social. Além disso, a partir da identificação das reais necessidades deste grupo, foi desenvolvido um projeto de extensão onde são realizadas ações educativas.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, previamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, respeitando a Resolução 196/96 por envolver seres humanos. Este perfil tem como universo de abrangência integrantes da Associação Inaraí, situada na Av. Rio Branco, Natal-RN, desde que atendessem aos seguintes critérios de inclusão: ter idade maior ou igual a 60 anos; deambular e não apresentar transtorno psiquiátrico que o impossibilite responder o formulário. Assim, determinou-se a amostra de 21 idosos. O processo de amostragem se deu por conveniência. Os idosos foram abordados de modo individual, apresentados à pesquisa e para os que se dispunham participar, foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, solicitando a leitura e assinatura deste e informando sua participação voluntária. As informações foram colhidas em dezembro de 2009 através de formulário, composto de questões abertas e fechadas, dividido em eixos: caracterização, aspectos sociais, aptidões, noções de cidadania, relacionamento familiar e aspectos relacionados à saúde, destacando este último. Os dados coletados foram processados na planilha do Excel e posteriormente, descritos, analisados e apresentados em forma de texto e tabelas.
RESULTADOS:
Com relação à caracterização demográfica, todos os entrevistados eram do sexo feminino pelo fato das relações sociais entre mulheres serem qualitativamente superiores às dos homens, pois além de possuírem mais habilidade interpessoal, são mais capazes de estabelecer relações de intimidade, conforme a literatura. Quanto à faixa etária, 20 participantes tinham de 60 a 80 anos e uma acima de 80. Isto decorre do maior grau de dependência e comorbidades com o aumento da idade, limitando o acesso aos grupos de convivência. No que se refere aos aspectos relacionados à saúde, o histórico de doenças revelou a prevalência das doenças características da população idosa, como: diabetes mellitus (5), HAS (9), algum tipo de artropatia (10), e obesidade (1), o que condiz com os antecedentes familiares, visto que 12 idosos relataram haver casos na família de hipertensão arterial sistêmica, 11 de diabetes mellitus, 8 de câncer, 6 pessoas citaram artropatias. A aterosclerose e o AVC foram citados 4 vezes cada e a doença de Parkinson por 2 idosos. Tanto o IVC quanto a obesidade foram citadas uma vez cada. Entretanto, observou-se que a maioria possui hábitos de vida saudáveis: prática de exercícios físicos regulares (16), não bebem (20), não fumam (21), e nem usam drogas ilícitas (21).
CONCLUSÃO:
O processo de envelhecimento altera a vida do indivíduo trazendo perdas biológicas e sociais que o deixam vulnerável. Diante disso, através de nossa pesquisa, identificamos que os idosos apresentam algumas dificuldades e limitações decorrentes das doenças comumente encontradas na senilidade que acabam por prejudicar sua qualidade de vida. Assim, acreditamos que a participação nos grupos de terceira idade possibilita a interação com pessoas da mesma geração e substituem o período de solidão e abandono, pela convivência em ambientes que promovem a formação de novas amizades, festas, encontros e passeios. Diante desta abordagem, faz-se necessário que esta temática passe a ser mais amplamente pesquisada e discutida para que haja a possibilidade de uma maior sensibilização por parte da sociedade.
Palavras-chave: Envelhecimento, Saúde da Terceira Idade, Qualidade de Vida.