62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO CENTRO  DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (HSPM)
Lilian Salvo 1
Ester Oliveira 1
Filomena Maria Silva Alvarenga 1
1. Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM)
INTRODUÇÃO:

Para a maioria das instituições escolares a alfabetização é iniciada na pré-escola, porém, esse processo inicia-se muito antes quando as crianças começam a explorar os objetos e descobrem suas propriedades; quando imitam alguém ou algo; quando dão nomes às coisas recontam ou constroem histórias e quando passam a ter noção de conservação, classificação e seriação. Emília Ferreiro buscou bases nas teorias do desenvolvimento e aquisição do conhecimento de Jean Piaget, para explicar os processos da aquisição da leitura e escrita do sujeito. O mesmo sujeito que procura ativamente descobrir o mundo que o rodeia, o sujeito que aprende através de suas ações e que também está presente na aprendizagem da língua escrita. Jean Piaget mostra, que o ponto inicial de qualquer aprendizagem é o próprio sujeito que utiliza seus esquemas assimiladores para conhecer o conteúdo apresentado

METODOLOGIA:

No Centro de Educação Infantil do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), os Projetos Pedagógicos referentes à leitura e escrita são contextualizados dentro das fases de desenvolvimento de cada criança, desde o berçário até o 3º estágio (crianças de 04 meses a 05 anos e 11 meses) utilizando a metodologia desenvolvida por Emília Ferreiro.

RESULTADOS:

No HSPM, foram aplicadas e diagnosticadas as Hipóteses da Escrita segundo Emília Ferreiro (1979), em 60 crianças pertencentes aos grupos do berçário II ao 3º estágio (02 anos a 05 anos e 11 meses) no período que compreende os anos de 2004 a 2009. Desse grupo, um percentual de 96% das crianças, concluíram essa fase completamente alfabetizadas prontas para iniciar o ensino fundamental.

CONCLUSÃO:

Utilizando a metodologia de Emília Ferreiro, a maioria das crianças que passaram pelo Centro de Educação Infantil do Hospital do Servidor Público Municipal nos períodos entre 2004 e 2009, foram alfabetizadas de forma lúdica, prazerosa e sem traumas de aprendizagem. Resultado este considerado positivo quando comparado a utilização do método tradicional fonético com as famílias silábicas utilizado na instituição anteriormente.

 

Instituição de Fomento: HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÂO PAULO (HSPM)
Palavras-chave: Aprendizagem, Emília Ferreiro, Jean Piaget.