62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A SISTEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Joaquim Mafaldo de Oliveira Neto 1
José Pereira de Melo 2
1. Depto, de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Educação Física - UFRN
INTRODUÇÃO:

A finalidade deste trabalho é tentar entender/explicar a sistematização dos conteúdos da Educação Física escolar na Educação Básica, para isso propomos a estudar as mensagens contidas no tratamento didático-pedagógico dos conteúdos no acervo literário da área. Com isso, elegemos, os seguintes objetivos: analisar propostas pedagógicas na literatura da área que oferecem subsídios para a sistematização do conteúdo da Educação Física escolar; Identificar elementos teórico-metodológicos que possibilitam a sistematização de conteúdos na Educação Física escolar; Contribuir para o ensino da Educação Física na escola, compreendendo mensagens na arte da sistematização dos conteúdos.

METODOLOGIA:

Este estudo caracterizou-se com base na técnica de análise de conteúdo. O corpus de análise deste trabalho foi constituído, considerando o contexto escolar no âmbito da Educação Física enquanto componente curricular da educação básica, no qual ocorra a sistematização dos conteúdos no desenvolvimento de suas aulas como relevante procedimento facilitando o aprendizado; e caracterizado pela Coleção Didática da Educação Física volume 1, 2 e 3, de Elenor Kunz; e pela obra 'Educação Física e a Organização Curricular : educação infantil e ensino fundamental', coordenada por Ângela Palma, Amauri Oliveira e José Palma. A análise configurou-se em três fases: I - Fase de Pré-análise, a qual se observou as idéias principais dos textos e os seus significados gerais; II - Fase de exploração do material, constituiu na definição e na categorização das unidades de registro e da unidade de contexto dos documentos; III - Fase do tratamento dos resultados, constituiu a análise final, relacionando o corpus com os referenciais teóricos.

 

RESULTADOS:

Para ambas as obras, o surgimento de categorias ocorreu em decorrência do processo de análise, à medida que surgiam componentes e procedimentos que caracterizam um plano de ensino e possibilitam fases articuladas de conhecimentos, com perspectiva para a aprendizagem. Analisamos a partir das categorias 'a mensagem da sistematização em Kunz' e a 'mensagem da sistematização em Palma, Oliveira e Palma', identificando subcategorias que configuraram nossa análise. Nas obras de Kunz, as categorias: temas, subtemas, estratégias didáticas e recursos, são comuns a todos os capítulos, havendo destaques para outras características relevantes que fizeram surgir outras categorias em determinadas unidades. Nas categorias, enfatizamos o que os autores almejavam para a transmissão de informações e a consolidação da aprendizagem. Na obra de Palma et al (2008), as categorias surgiram baseadas no objeto de estudo da abordagem adotada pelos autores e em função dos núcleos temáticos com direcionamento às séries de ensino. As subcategorias: temas e subtemas são comuns à maioria das análises dos conteúdos dos núcleos, bem como as categorias: educação infantil e ensino fundamental (1ª à 4ª série) e (5ª à 9ª série), referindo aos objetivos e distribuição de conteúdos nos núcleos.

CONCLUSÃO:

Percebemos que a mensagem na educação física escolar em torno da sistematização, em função de propostas que possibilitem a sistematização por professores da educação física escolar, é significante. Para isso, cabe aos professores referenciarem-se em obras didático-pedagógicas que trabalham os conteúdos, e planejarem suas atividades docentes. Então, concluímos que a educação física precisa ser trabalhada de forma sistematizada possibilitando experiências em diferentes contextos para alunos, de forma que estes vivenciem manifestações influenciadas pela cultura, política, economia e história, por meio dos conteúdos existentes de forma sugestiva nos PCN's, tornando as crianças, jovens, adolescentes e adultos, que se fizerem de atores no cenário da educação física escolar, crítico e autônomos para suas atitudes, hábitos e costumes.

Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)
Palavras-chave: Educação Física, Sistematização de Conteúdos, Escola.