62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 7. Saúde Materno-Infantil
PERSPECTIVA DE ALEITAMENTO MATERNO OBTIDA COM GESTANTES ATENDIDAS POR EQUIPES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO.
Egon Neis 1
Daniel Pereira de Lima Rondon 1
Edna Regina Uliana 2
Daniela Cristina Falcão Alves Pinto 3
Nilton Álvaro Amorim Mazuy 4
1. Faculdade de Ciências Medicas - FCM, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2. Instituto de Educação - IE, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
3. Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
4. Hospital Santa Rosa, Cuiabá - MT
INTRODUÇÃO:
O leite materno é o alimento ideal para o bebê, é recomendado como o único alimento nos seis primeiros meses de vida, com introdução de alimentos complementares e continuação da amamentação a partir de então e até os dois anos de idade. É de extrema importância para a sobrevivência, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas do recém nascido. A promoção do Aleitamento Materno (AM) deveria ser vista como ação prioritária para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Promover o AM pode ser um bom exemplo de política pública que envolve a família, comunidade, governos e sociedade civil, com baixo custo e excelente impacto sobre o desenvolvimento infantil. Um dos grandes desafios de toda equipe de saúde para alcançar os objetivos dos projetos e programas de incentivo ao AM reside na busca por compreender os reais motivos pelos quais muitas mulheres deixam de amamentar seus filhos. Desafio maior, por conseguinte, é atuar junto a elas, na tentativa de intervir nos aspectos que levam à decisão de desmame e introdução precoce de outros líquidos, ou alimentos, na dieta do recém-nascido. Este trabalho tem como objetivos investigar a intenção de aleitamento pretendido por gestantes, fatores relacionados à decisão das mulheres em amamentar e a duração planejada, durante consultas de pré-natal.
METODOLOGIA:
Este trabalho trata-se de um estudo quali-quantitativo cujos dados foram obtidos através de questionário com perguntas fechadas e entrevista semi-estruturada, aplicados durante consulta individual com 33 gestantes, usuárias da Assistência pré-natal de duas unidades Programa de Saúde da Família, no bairro Altos da Serra, no municio de Cuiabá. Os dados considerados para análise foram: idade, escolaridade, paridade e estado civil das gestantes.
RESULTADOS:
De acordo com a caracterização da amostra, a maioria das mulheres das Unidades Básicas de Saúde (UBS), estavam na faixa etária de 14 a 32 anos. As primigestas totalizam 21,21%, apenas 6,06% não possuem relacionamento estável. 48,48% das gestantes são menores de 18 anos. 12,12% eram analfabetas. Todas as gestantes apresentavam desejo de amamentação. Destas 93,75% apresentam o desejo de amamentar por dose meses e 30,30% por vinte e quatro meses. Quanto ao aleitamento exclusivo apenas 15,15% pretendem manter por seis meses, considerado como maior explicação "leite não sustenta" e "necessidade de trabalhar". Evidenciaram-se como fatores relacionados à decisão de iniciar a amamentação e mantê-la o que já ouviram falar sobre a amamentação como: "(...) evita doenças, é saudável para o bebê, é um alimento completo, mais amor". Entretanto citaram que já ouviram falar que "o peito racha dói e cai, que algumas mães não têm paciência de dar o peito, que nem todas as gestantes pensam em amamentar". Foi mencionada ainda a necessidade de retorno ao trabalho como motivo para interrupção da amamentação.
CONCLUSÃO:
De acordo com as respostas das gestantes há um desejo de amamentar por um período preconizado pelos serviços de saúde. Entretanto a intenção de oferecer alimentos à criança em idade inferior ao sexto mês de vida foi freqüente. Reafirma-se a importância de se discutir a transição alimentar infantil durante a assistência prestada à mulher. A opinião de pessoas próximas tem grande importância quanto ao aleitamento e a sua exclusividade até os seis meses, sendo esta a principal responsável pela oferta de outros alimentos. Quanto ao desmame observou-se correlação com a idade, fato que reforça a necessidade de planejamento familiar e orientação sexual em adolescentes.
Palavras-chave: Gestação, Aleitamento Materno, Programa de Saúde da Família.