62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
A LOGÍSTICA NO SETOR DE EVENTOS: APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICA DA LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA DE SUPORTE OPERACIONAL DO SETOR DE EVENTOS
Dewar Taylor Carnero Chavez 1, 2
Douglas Rodrigues Moreira 1
Jeyson Dos Santos Costa 1
1. Curso de Logistica e Transporte da Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba (FATEC
2. Escola Politecnica da Universidade de São Paulo (USP)
INTRODUÇÃO:
O mercado de eventos no Brasil fatura R$ 37 bilhões ao ano incluídos os gastos dos participantes e a receita das locações e das empresas organizadoras. O valor representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e gera R$ 4,2 bilhões em tributos. A indústria de eventos gera 176.424 empregos diretos, 551.200 terceirizados e 2,18 milhões indiretos, neste contexto, as pequenas e médias empresas representam 90% do mercado. No entanto, a grande maioria destas empresas apresentam problemas, decorrentes de sua própria estrutura, destacando entre estas: limitação financeira, pessoal qualificado, desconhecimentos das normas de segurança e logística. Esta pesquisa é resultado do acompanhamento das diversas atividades desenvolvidas por uma empresa de suporte operacional no setor de eventos. Para seu desenvolvimento se acompanhou durante um ano a rotina da empresa, 360 eventos principalmente eventos esportivos e culturais. Ao longo deste período feito o levantamento de dados, submetidos a análise estatístico foram analisados os procedimentos adotados na área de logística, foi feita a determinação e mensuração de custos, foram estabelecidos parâmetros de desempenho e criados roteiros específicos com a finalidade de tornar a atividade mais competitiva.
METODOLOGIA:
O estudo caracterizou-se como uma sistematização da literatura, utilizando-se de coleta de dados de fontes secundárias e de uma abordagem pratica que permitiram adotar medidas para tornar mais competitiva a área de suporte operacional no setor de eventos. Foram analisados os procedimentos utilizados pela empresa durante um ano (360 eventos). Posteriormente utilizando os conceitos descritos pela logística, foi configurado um plano de atuação sistêmico respeitando as características intrínsecas da empresa, objetivos dos clientes e normas técnicas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Para facilitar a aplicação das diversas ferramentas de planejamento á logística de suporte operacional foi dividida em 8 procedimentos: Análise do layout sugerido pelo cliente, preparação e separação de materiais, escalação da equipe de montagem e suporte, planejamento e operação do transporte, montagem das estruturas físicas, apoio operacional e finalmente a logística reversa. A pesquisa explora o melhor de cada área e direciona para a obtenção de um modelo de projeto, que por meio de suas atividades agregadas permitiu reduzir até 20% os custos operacionais, minimizar até em 50% o tempo de execução das operações e reduzir o índice de riscos, penalidades e multas aplicadas pelos órgãos regulamentadores.
RESULTADOS:
A adequação da logística a setores não tradicionais exige abordagem diferente e especializado, que permita obter maior desempenho num sistema tríplice: objetivos da empresa prestadoras de serviço, expectativas do usuário (participante do evento) e objetivos dos organizadores. A pesquisa desenvolvida permitiu conhecer um setor pouco abordado nos centros de pesquisa de logística, apesar da sua importância econômica para o Brasil 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB). São realizados 330 mil eventos por ano no Brasil envolvendo 79,9 milhões de participantes e gera anualmente por três milhões de empregos. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que o setor é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas tecnológica, implementação de novos procedimentos logísticos e um grande mercado a explorar pelos novos profissionais em logística
CONCLUSÃO:
A análise das informações mostram a carência de procedimentos técnicos logísticos na abordagem atual utilizado pelas empresas prestadoras de serviço do setor. O setor de eventos tem uma relevante importância na geração de divisas para o país e mostra-se como um setor econômico que cresce 8% ano. O setor carece de fundamentos logísticos o que reduz seu desempenho e eleva os custos e tempo de operação. Esta carência se representa na falta de pessoal qualificado, desconhecimento e métodos de aplicação das normas de segurança, retrabalhos constantes bem como impacto ambiental devido a geração de resíduos. Por outro lado a aplicação de uma abordagem sistêmica baseada nos princípios da logística permitiram econômicas de escala.
Instituição de Fomento: Fundação de Apoio a Tecnologia (FAT)
Palavras-chave: Logística, eventos culturais e esportivos, Planejamento de eventos.