62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FRANGOS CAIPIRAS ISA LABEL ALIMENTADOS COM TORTA DE GIRASSOL
Camilla Roana Costa de Oliveira 1
Elainy Cristina Lopes 1
Ítala Iara Medeiros de Araújo 1
Melque Fernandes de Farias 1
Diego Augusto Novo de Holanda 1
Janete Gouveia de Souza 1
1. Departamento de agorpecuária,Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:

A avicultura caipira está entre as atividades mais rentáveis da pecuária, sua alta viabilidade econômica é justificada pelo baixo custo dos equipamentos; por não necessitar de uma grande área para a exploração; pelo fácil manejo, que necessita de pouca mão de obra e pela grande aceitação dos seus produtos, carne e ovos, no mercado.

O farelo de soja é a fonte protéica mais utilizada nas rações para aves de corte e de postura, contudo seu preço é regulado por commodities que sofrem a variação do mercado, o que eleva o custo da ração em determinadas épocas do ano. Uma das alternativas para a substituição da soja e diminuição dos custos é a torta de girassol, que possui grande potencial para o uso na ração animal como fonte de proteína.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da inclusão de torta de girassol na ração sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de frangos caipiras.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido no setor de avicultura da escola agrícola de Jundiaí-EAJ,localizada na cidade de Macaíba, Estado do Rio Grande do Norte, e teve a duração de 60 dias. Foram utilizados 60 frangos caipiras da linhagem Isa Label, com 19 semanas de idade, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, constituído de dois tratamentos, 5 repetições com 6 aves totalizando 30 aves em cada tratamento, o estudo foi dividido em quatro períodos de 15 dias.

O tratamento 1, consumiu a ração teste composta de 80% de milho, 10% de concentrado protéico a base de soja e 10% de torta de girassol, com média de 27% de proteína bruta, o tratamento 2 consumiu a ração controle com 80% de milho e 20% de concentrado protéico a base de soja. As aves foram pesadas ao final de cada período assim como as sobras de ração no comedouro. Aos 136 dias de idade, foram abatidas dez aves por tratamento, duas por repetição.

Foram avaliados o desempenho, o rendimento da carcaça e o rendimento das partes nobres e vísceras comestíveis, As análises estatísticas foram realizadas, utilizando-se o programa computacional SAS (Sistema de Análises Estatísticas), por meio da análise de variância dos dados obtidos para o desempenho e rendimento de carcaça.

 

RESULTADOS:

A média do consumo de ração diário dos dois tratamentos foi praticamente igual, tendo o tratamento 1 um consumo de 0,156g e o tratamento 2 um de  0,170g . A conversão alimentar dos animais do tratamento 1, foi de 4,57, menor que a do tratamento 2, de 4.90, mesmo tendo a torta de girassol,maior teor de fibras que a soja.

Os valores do peso ao abate, dos tratamentos 1 e 2 foram respectivamente:3,45kg e 3,56kg; o rendimento de carcaça resultou em 74% para o tratamento 1  e 74.80% para o 2,isso mostra que a inclusão da torta não influenciou negativamente esses valores.

Os rendimentos do peito, coxa, sobrecoxa, asa, coração e moela foram maiores no tratamento 2, porém não apresentaram diferenças estatísticas significativas do tratamento 1, isso denota a versatilidade das linhagens caipiras de se adaptarem com facilidade as variações das rações ofertadas.

O lote 1 apresentou rendimento de moela de 3.73%, maior que o 2 que obteve 3.43% ,  isso porque esta foi mais requerida no processo digestivo dessas aves, devido à torta de girassol ser um alimento rico em fibras , o que hipertrofiou o músculo.

CONCLUSÃO:

A inclusão da torta de girassol na ração de frangos tipo caipira em 10%, não comprometeu o desempenho das aves, reduziu pouco o peso ao abate, e não apresentou queda significativa no rendimento de carcaça, cortes nobres ou vísceras comestíveis, Apresentando-se como uma boa alternativa em substituição ao farelo de soja.

Palavras-chave: Alimento Alternativo, Desempenho, Carcaça.