62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
DINÂMICA COSTEIRA DA PRAIA DE AREIA PRETA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ANOS DE 2006, 2008 E 2009
Lidiane de Souza Nunes 1
Francicélio Mendonça da Silva 1
Joyce Clara Vieira Ferreira 1
Ricardo de Carvalho Rodrigues 1
Tarik de Sousa Araújo 1
Zuleide Maria Carvalho Lima 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
A zona costeira é um ambiente de interface entre o continente e o oceano, de alta vulnerabilidade ambiental, onde vem sofrendo rápidas transformações ambientais decorrentes dos processos de intensificação do uso e ocupação do solo, promovendo o desequilíbrio geoambiental na faixa litorânea frente às modificações na paisagem costeira. Neste contexto, a área de estudo desta pesquisa é a praia de Areia Preta, localizada no município de Natal do estado do Rio Grande do Norte. Nesse recorte espacial está ocorrendo grande adensamento imobiliário e, conseqüentemente, descaracterização estética e paisagística com o uso e a ocupação desordenados do solo, que modificaram os compartimentos de relevo praial, tais como a antepraia, o estirâncio e a pós-praia, gerando significativas transformações no modelado costeiro, dentre as quais pode-se destacar a erosão costeira. Nessa praia foi realizado um projeto de recuperação com a construção de três gabiões, os quais foram efetuados juntamente com um aterro hidráulico para a engorda da praia. Sendo assim, esta pesquisa visa monitorar a faixa praial para obter dados quantitativos e qualitativos, que comprovem ou não a eficiência do projeto de recuperação.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa consistem em levantamento de materiais bibliográficos pertinentes a temática proposta, na intenção de subsidiar, no que diz respeito à dinâmica costeira na construção de aporte teórico-metodológico para compreender as interações da dinâmica socioespacial com o espaço costeiro, bem como utilização de mapas, fotocartas e imagens de satélite, que contribuem para uma melhor visualização da evolução da linha de costa da área de estudo. Posteriormente, efetuou-se a visita de campo com o objetivo de monitorar os pontos A e B, sendo realizados os perfis topográficos desses pontos nos meses de maio, junho, agosto e setembro de 2006, 2008 e 2009. Em seguida, realizou-se a coleta dos dados hidrodinâmicos e de sedimentos no estirâncio. Posteriormente, o material sedimentar coletado no compartimento do estirâncio, totalizando 16 amostras, foi submetido às análises sedimentológicas no Laboratório de Geografia Física (LABGEOFIS), pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As análises granulométricas foram efetuadas apenas nas amostras de 2008 e 2009. Os resultados obtidos com estas análises foram inseridos no programa de Sistema de Análise Granulométricas (SAG), e analisados para a confecção deste trabalho.
RESULTADOS:
Os resultados apresentados nesta pesquisa são dados topográficos, hidrodinâmicos e sedimentológicos dos anos de 2006, 2008 e 2009. No que tange aos perfis topográficos, verificou-se, através de análises comparativas entre os anos analisados, que o ponto A sofreu redução em seu comprimento no ano de 2008 em relação a 2006 e, aumento no ano de 2009. O ponto B teve um comportamento diferente do ponto A, uma vez que verificou-se que, nos meses de maio e setembro, houve uma diminuição em seu comprimento do ano de 2006 para 2008 e, aumento no ano de 2009. Nos meses referentes à junho e agosto, o comportamento deste perfil foi estável. Em relação à hidrodinâmica, foi realizada apenas no ponto A no mês de maio de 2006, 2008 e 2009. Nessa etapa foi determinada a altura de onda, que representou uma significativa variação entre os anos comparados, notando-se diminuição entre 2006 e 2008 e, aumento entre 2008 e 2009. No que se refere ao período de onda, percebeu-se aumento entre 2006 e 2008 e, estabilidade entre 2008 e 2009. Outra característica é o tipo de onda, sendo deslizante na maioria dos meses do ano de 2006 e, mergulhante nos anos de 2008 e 2009. No que diz respeito à análise granulométrica, constatou-se que todas as amostras analisadas apresentaram a classificação de areia fina.
CONCLUSÃO:
O trecho de linha de costa que compreende a praia de Areia Preta reúne uma série de condicionantes morfológicos, litológicos e estruturais, que promovem um processo natural de erosão costeira. Porém, o adensamento urbano, perpetrado na área ao longo da história do crescimento da cidade do Natal, interferiu na dinâmica sedimentar costeira, acelerando os processos de erosão que se desenvolveram na praia de Areia Preta. No que se refere ao monitoramento da faixa de praia dos pontos A e B, foi possível observar o processo de erosão costeira em todos os perfis monitorados na comparação entre os dados de 2006 e 2008. Entretanto, no período de 2008 e 2009, identificou-se um aumento do comprimento do perfil A em todos os meses monitorados e, no perfil B notou-se esse comportamento apenas nos meses de maio e setembro. Com a realização desse trabalho, foi possível constatar que, neste momento, está sendo alcançado o objetivo do projeto de recuperação, que é a engorda de praia, já que no ano de 2009, ocorreu aumento do comprimento dos perfis.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Praia, Erosão costeira, Uso e ocupação do solo.