62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Josyvânia Moura Cavalcanti Felix 1
Márcia Elizabeth de Andrade Leitão Santos 1
Monica Maria Gadelha Gaspar 1
Maria Cristina Alves de Almeida 1
1. Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade de Pernambuco / UPE
INTRODUÇÃO:

O projeto "Fortalecendo a docência no Curso de Pedagogia: uma experiência interdisciplinar" faz parte do Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco (PFAUPE). Trata-se de uma iniciativa que visa qualificar as ações acadêmicas institucionais, alocando recursos para a seleção de projetos experimentais que busquem intervenção direta e imediata nos cursos. O projeto encontrou, nesta unidade, um Curso de Pedagogia apagado, estudantes estigmatizados por realizarem um curso "para ensinar crianças". Como se esta tarefa tivesse um valor menor do que ensinar jovens, devido a isso, realizamos algumas intervenções no curso, a partir de uma pesquisa realizada entre estes estudantes. Sendo ele criado pelo e para o curso de Pedagogia, explora as reflexões pedagógicas que levantam questões a respeito do conceito de inovação pedagógica, o qual buscou recuperar a identidade do curso, intensificar o estudo dos conceitos básicos das áreas de conhecimento e a auto-estima dos estudantes que se encontravam desestimulados a participar de eventos, inclusive promovidos pela faculdade. Tomamos por conceito de inovação pedagógica a proposta do novo a ser incorporada às estruturas de pensamentos pré-existentes.

METODOLOGIA:
Tecemos uma estratégia didático-pedagógica voltada para uma atuação interdisciplinar a ser realizada num lócus de formação inicial docente, que além de apostar na sua melhoria, aponta para a possibilidade de rever, com os estudantes e professores de educação básica, a malha curricular do curso. Nosso objetivo era fortalecer a docência nas licenciaturas, fazendo interagir professores e estudantes de disciplinas pedagógicas com os das demais áreas de conhecimento. Realizamos durante o ano de 2009, com o propósito de construir uma identidade profissional interdisciplinar, a Semana da Educação com palestras e oficinas ministradas por especialistas de Pedagogia e das diversas áreas de conhecimentos especifico, visto que essas são conceitos básicos e fundamentais da prática curricular dos docentes, na perspectiva de combater a cultura de que o pedagogo não é apto para ensinar os diversos conteúdos curriculares. Enfatizamos o potencial que o pedagogo possui em sua essência: o de iniciar o indivíduo no mundo do conhecimento (JÚNIOR, 2007). Os dados coletados através de observações das práticas dos alunos foram analisados a luz dos estudos de Moreira (1999), Santos (2002) e Rossi (2005) que afirmam a inovação como um objetivo da reforma educacional e uma reação dos professores.
RESULTADOS:
Durante todo o segundo semestre de 2009 o projeto realizou palestras voltadas para as áreas de conhecimento específico, enfatizando o trabalho com as matérias do Ensino Fundamental, partindo da necessidade de maior conhecimento a esse respeito, detectada através de uma pesquisa com alunos do curso. Os resultados foram aparecendo à medida que as atividades iam sendo realizadas. O gosto pela proposta inovadora despertou nos estudantes o desejo de expor seus trabalhos em eventos acadêmicos. Estudantes de pedagogia começaram a interagir entre os diferentes períodos e a participar dos eventos realizados na faculdade e fora dela. Durante o processo, alunos interessaram-se pelo trabalho que ia sendo realizado e deram contribuições na organização de alguns eventos, fazendo assim com que a participação e a motivação dos estudantes fossem aumentando no decorrer do projeto. O Laboratório de Pedagogia, produto final desta experiência inovadora, também contribuiu para que essa interação acontecesse. Funcionando como Laboratório de Formação Pedagógica, nele são realizadas reuniões, trabalhos e pesquisas, muitos a partir do acervo de livros e revistas disponibilizados a todos os estudantes da Universidade.
CONCLUSÃO:
Através dos resultados, vimos que o projeto aguçou os estudantes a participarem de eventos para divulgação de pesquisas: Semana Universitária da UPE (2009), EPENN (2009), II Fórum Internacional de Pedagogia (2009), além de trabalhos aprovados no ENDIPE (2010). Alguns estudantes inscreveram trabalhos para bolsas de iniciação científica e bolsas de extensão e outros estão com bolsas de monitoria. Os depoimentos dos estudantes de pedagogia são esclarecedores em relação à importância dessa experiência, primeiro pela mudança do perfil do curso colaborando para a identidade do mesmo e, segundo, pelo incentivo à pesquisa acadêmica como algo que era distante da realidade desses estudantes. As ações dos alunos e os depoimentos demonstram que houve a incorporação do que apresentamos durante o projeto, pois possibilitou aos alunos um novo olhar tanto para o curso quanto para o profissional - professor da Educação infantil e anos iniciais. Estamos cientes de que é necessário refletir mais sobre a formação de pedagogos e de que o projeto foi apenas o fio desse imenso novelo que é a educação.
Instituição de Fomento: UPE (PFAUPE)
Palavras-chave: Inovação Educacional, Curso de Pedagogia, Formação Docente.