62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 2. Sociologia do Conhecimento
METAMEMÓRIAS: A TRAVESSIA EDUCACIONAL DE MAGDA SOARES
Joicy Suely Galvão da Costa 1
José Willington Germano 1, 2
Dalliva Stephani Eloi Paiva 1
Gleydson Rodrigues da Silva 1
Hylana Maressa de Souza Câmara 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é resultado das reflexões construídas em torno da pesquisa "Memórias do Brasil: Itinerários e Singularidades da Formação Social, Educativa e Cultural de autores brasileiros", desenvolvida no Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação. A referida pesquisa se propõe a mapear itinerários sociais, delineando aspectos peculiares da trajetória sócioeducativa e cultural de autores brasileiros presentes em narrativas autobiográficas. O referido trabalho tem como aporte as memórias de Magda Soares, professora mineira que desenvolveu importantes pesquisas sobre educação, classe social e linguagem. Desse modo, o trabalho buscou compreender como ocorreu a formação educacional de uma geração que enfrentou fortes repressões por causa das mudanças políticas, sociais e educacionais oriundas do Golpe Civil e Militar de 1964, a partir da análise das experiências vivenciadas pela professora e relatadas em sua autobiografia. Assim, o estudo traz uma compreensão das transformações ocorridas na trajetória de vida de Magda Soares e a relação desta trajetória com o contexto sociopolítico experenciado, trazendo à luz o modo como a vivência particular está entrelaçada com questões sociais e históricas objetivas, para além do individuo, mas que também influenciam em sua formação humana.

METODOLOGIA:

Em relação à metodologia, a pesquisa se assenta em diversos estudos bibliográficos, dentro os quais se destaca a narrativa autobiográfica de Magda Soares, intitulada "Metamemória - memórias. Travessia de uma educadora", que se torna importante devido à possibilidade de ter uma aproximação subjetiva com o autor. Para efeito teórico e histórico, foram realizadas leituras sistemáticas e fichamentos de autores como Chauí (1984), Filho (1967), Freire (1987), Germano (1993), Ribeiro (1981). Em relação ao lado empírico da pesquisa, foi utilizada a coleta e análise de entrevistas, artigos, livros escritos pela educadora possibilitando a realização de uma análise mais profunda sobre a ótica ideológica operando sobre as suas experiências.

RESULTADOS:

O presente trabalho destaca a importância do memorial para a compreensão de uma conjuntura espacial e temporal mais ampla. A leitura biográfica da educadora faz com que se conheça não apenas a educação recebida por Magda Soares, mas aquela adquirida por muitos estudantes brasileiros que estavam inseridos no mesmo período histórico. Assim, a análise do memorial da educadora mostra como ela foi capaz de aprender através do exercício de pensar sobre o seu passado, revela o quanto a reflexão acerca da própria trajetória é capaz de fazer com que os indivíduos ressignifiquem suas experiências e construam novos aprendizados acerca de si e do seu mundo social.

A análise de toda a trajetória da educadora ainda apresenta a necessidade de se visar uma educação que preze pela formação de homens críticos e cientes de si para que busquem uma transformação de sua realidade social. Para tanto, este trabalho destaca a importância da comunicação neste processo, pois as visões aqui atribuídas enxergam a necessidade de ter uma relação dialógica entre educador e educando. Neste sentido, o diálogo tem, principalmente, valorosa significância por trazer imbuído consigo o ato de pensar crítico, além de remeter à idéia de construção de coletividade, que questiona, formula análises, reflete caminhos.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que as reflexões aqui expressas possibilitam uma compreensão acerca da trajetória educacional de toda uma geração que enfrentou as mudanças ocasionadas pelo Golpe Militar de 1964, possuindo um aspecto histórico. O trabalho possui um caráter sociológico quando se delineia as experiências sócioculturais e educacionais da educadora brasileira, aprofundando com a análise da ideologia presente neste período. O memorial ainda contribui na área da educação, pois é necessário ter como objetivo a formação de sujeitos críticos, que busquem a transformação social, retirando a concepção de que a educação deve visar à adaptação do indivíduo à sociedade. Para isso, a comunicação ocupa um lugar importante para a formação destes sujeitos. Portanto, a narrativa autobiográfica de Magda Soares nos auxilia para questionarmos sobre a maneira que estamos formando nossos "aprendentes.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Memórias, Magda Soares, Educação.