62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE POLISSACARÍDEOS DO FUNGO Scleroderma nitidum
Marília da Silva Nascimento 1
Joedyson Emmanuel de Macedo Magalhães 1
Celina Maria Pinto Guerra Dore 1
Lucymara Fassarela Agnez Lima 2
Iuri Goulart Baseia 3
Edda Lisboa Leite 1
1. Depto. de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Depto. de Biologia Celular e Genética - UFRN
3. Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
No decorrer do metabolismo celular aeróbio são formados intermediários reativos como os radicais superóxido, hidroxila e o peróxido de hidrogênio. O estresse oxidativo ocorre quando há falha no equilíbrio entre a produção desses intermediários reativos e a concentração de defesas antioxidantes, o que acarreta danos celulares. A excessiva produção de espécies reativas pode culminar em citotoxicidade, lesão de membrana, peroxidação de lipídios e carcinogênese. Fungos são organismos bastante diversificados, abundantes e naturalmente encontrados em nosso país. Vários compostos fúngicos já foram descritos por possuírem propriedades antioxidantes. Espécies fúngicas do gênero Scleroderma já foram descritas por estarem presentes no Brasil, entretanto, Scleroderma nitidum só foi encontrada no estado do Rio Grande do Norte até agora. Não há relatos na literatura científica acerca das propriedades farmacológicas de quaisquer compostos extraídos desta espécie. Assim, este estudo busca avaliar o potencial de polissacarídeos do fungo Scleroderma nitidum no combate aos radicais livres. Foi avaliado o potencial desses polissacarídeos na atividade antioxidante total, o poder redutor, bem como o potencial de seqüestro de radical superóxido e o efeito na peroxidação lipídica.
METODOLOGIA:
Para a extração dos polissacarídeos de Scleroderma nitidum utilizou-se 50 g de tecido do fungo. Este pó foi delipidado com acetona e, posteriormente, com clorofórmio-metanol. Ao precipitado adicionou-se 500 mL de água destilada, permanecendo a mistura em banho-maria a 100 ºC por 3 h. O sobrenadante foi tratado com etanol resultando num precipitado que foi separado por centrifugação. O precipitado obtido foi seco, pulverizado e utilizado para os experimentos que seguem. O método utilizado de capacidade antioxidante total foi o descrito por PRIETO; PINEDA; AGUILAR (1999) que se fundamenta na redução do complexo fosfomolibdênico. Os radicais superóxidos (ZHOU; ZHENG, 1991; LIU et al., 1997; ZHANG et al., 2003) foram gerados em 3 mL de tris-HCl (16mM, pH 8,0), que continham 78 µM de NADH, 50 µM de Nitroblue Tetrazolium, 10 µM de Phenazin Methosulfate e concentrações variadas de polissacarídeos. Para avaliar o poder redutor foram utilizadas diferentes concentrações de polissacarídeos de S. nitidum de acordo com metodologia proposta por YEN; CHEN, (1995). Para avaliar o potencial dos polissacarídeos de S. nitidum em inibir a peroxidação lipídica (ZHANG; YU, 1997) foi utilizado um sistema que continha uma suspensão de gema de ovo, substrato rico em lipídeos.
RESULTADOS:
Os polissacarídeos de Scleroderma nitidum mostraram atividade antioxidante total com uma atividade relativa ao ácido ascórbico massa-dependente. Neste estudo, foi mostrado que o potencial redutor dos polissacarídeos de S. nitidum se mostrou concentração-dependente. Assim, pode ser observado que os polissacarídeos extraídos de S. nitidum demonstraram padrões semelhantes para sua atividade antioxidante total e potencial redutor. Na literatura pode ser observada a correlação entre atividade antioxidante e potencial redutor de compostos fúngicos (WONG; CHYE, 2009; JAYAKUMAR; THOMAS; GERALDINE, 2009; LEE et al., 2008). Os polissacarídeos de S. nitidum inibiram em cerca de 36% a geração de radicais superóxido (IC50 12,70 mg/mL). Essa atividade inibitória do radical superóxido pode ser importante para minimizar os possíveis danos acarretados no processo inflamatório por estes radicais, por exemplo. Extratos aquosos e metanólicos de diversas espécies fúngicas já tiveram seu efeito na inibição da peroxidação lipídica comprovados (PUTTARAJU et al., 2006). Os polissacarídeos alvo deste estudo também foram efetivos na inibição da peroxidação lipídica exibindo taxas de até 36% de inibição (EC50 10,4 µg/mL).
CONCLUSÃO:
Os polissacarídeos de Scleroderma nitidum demonstram potencial antioxidante com atividade relativa ao ácido ascórbico massa-dependente. Além disso, esses polissacarídeos mostraram atuar sobre a sequestro de radicais superóxido com uma taxa de inibição concentração-dependente (IC50 12,70 mg/mL). Também foi verificado que esses polissacarídeos apresentaram poder redutor concentração-dependente e mostraram atuar na inibição da peroxidação lipídica (EC50 10,4 µg/mL). Assim, os polissacarídeos de Scleroderma nitidum mostraram possuir características de compostos antioxidantes.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Palavras-chave: Polissacarídeos;, Scleroderma nitidum;, Potencial antioxidante..