62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
AS PRÁTICAS CORPORAIS NA NATUREZA NO CONTEXTO DA AGROECOLOGIA
Neila Maria Mendes Borges 1
Maristela Vicente de Paula 1
Leomar Cardoso Arruda 1
1. Curso de Educação Física, UFG-Campus Catalão, UFG-CAC
INTRODUÇÃO:
O processo de modernização da agricultura no Brasil, iniciado na década de 1950, desencadeou agressões ao meio ambiente e modificou as relações sociais de produção e de trabalho, historicamente desenvolvidas na agricultura tradicional, voltada para as necessidades básicas dos camponeses. Em Goiás a taxa de urbanização se aproxima de 88%, sendo a segunda mais elevada do país. Em Catalão, município onde são desenvolvidas atividades deste Projeto temos menos de 11% da população no campo. Diante disso, o Projeto de Extensão "CIDADANIA, TRABALHO E JUVENTUDE NO CAMPO: formação, qualificação e geração de renda a partir da agroecologia", visa garantir os jovens que ainda estão no campo a capacitação e orientação para assegurar formação e condições de se tornarem potencialmente agentes de desenvolvimento nas Comunidades Rurais no município de Catalão/GO. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, nos propomos a apresentar neste trabalho as ações educativas relativas às questões sócio-ambientais, enfatizando as práticas corporais na natureza no contexto da Agroecologia, valorizando o movimento humano, a sensibilidade, a expressão corporal e a promoção da saúde, de forma a potencializar as atividades produtivas, a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores/camponeses.
METODOLOGIA:
A população envolvida são jovens agricultores/camponeses da Escola Municipal Maria Bárbara Sucena que possui 80 estudantes (entre 12 e 18 anos) de diferentes Comunidades Rurais. As atividades são desenvolvidas na Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão nos meses de janeiro e julho dos anos de 2009 e 2010. A justificativa é pelo período de recesso dos jovens rurais, bem como pelo período de recesso das atividades acadêmicas na Universidade. Disso decorre a disponibilidade da infra-estrutura laboratorial e similares, complexo poli-esportivo, biblioteca que estarão disponíveis, como forma de atender com a qualidade necessária as atividades propostas. As atividades ocorrem na forma de oficinas pedagógicas, vivências de incentivo ao aprendizado através da execução de atividades lúdicas e prazerosas na natureza, trabalhos de campo, atividades em laboratórios de ensino e espaços esportivos. O conhecimento prático-teórico subsidiará a elaboração coletiva de projetos de utilização do potencial agro-turístico-esportivo da região. No ultimo encontro as atividades acontecerão nas próprias comunidades com o propósito de reconhecer os espaços e construção de materiais para as práticas corporais, executando, na medida do possível, o projeto idealizado.
RESULTADOS:
Cada encontro teve a duração de 12hs, sendo abordado no 1º as temáticas: Agroecologia e Jogos Cooperativos; no 2º discutiu-se sobre Educação Ambiental e Práticas Corporais na Natureza; no 3º objetivou-se sobre o registro dos espaços para a Prática da Educação Ambiental e Esportes na Natureza nas comunidades rurais envolvidas, e por fim, o último módulo será realizado atividades elaboradas pelos jovens agricultores/camponeses da Esc. Mun. Maria Bárbara Sucena no que tange à Educação Ambiental, Sustentabilidade e Práticas Corporais na Natureza. As ações desenvolvidas até o momento expressaram a consolidação de um processo de articulação, parceria e colaboração entre os envolvidos no projeto, fortalecendo e qualificando a equipe no sentido de potencializar e estreitar as ações sócio-pedagógicas entre a Universidade e a comunidade. Os Encontros realizados foram sempre espaços onde os jovens camponeses se sentiam estimulados a problematizarem temas do cotidiano do campo e refletirem sobre os conhecimentos agroecológicos e as próprias práticas, como uma forma de valorizar as próprias experiências, percebendo que os conteúdos discutidos não coisas desconexas da vida, mas como parte dela, sendo importantes para torná-los promotores de mudanças no cenário atual da sua realidade.
CONCLUSÃO:
O projeto estimulou significativamente a possibilidade do trabalho coletivo, contribuiu para o resgate de um vínculo afetivo do grupo com o ambiente ao se discutir estratégias de abordagem dos conhecimentos agroecológicos a partir das práticas corporais, surgindo uma nova perspectiva para práticas interdisciplinares, de exercício e reflexão do grupo, ampliando as oportunidades para um conhecimento crítico da realidade social. Tendo em vista que a proposta é suscitar a discussão, a reflexão e ações para que o jovem agricultor/camponês possa difundir na comunidade rural em que está inserido, as possibilidades de ações que promovam a Sustentabilidade sócio-ambiental através das Práticas Corporais na Natureza, que possam complementar a renda dos envolvidos, avaliamos que a situação atual do projeto, está de acordo com o proposto inicialmente tanto em termos de metodologia utilizada quanto dos limites e possibilidades de alcance das atividades implementadas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Juventude Camponesa, Agroecologia, Práticas Corporais.