62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
INCIDÊNCIA DA SAPUCAIA (Lecythis pisonis) EM LEVANTAMENTOS FITOSSOCIOLÓGICOS NA SERRA DA JUREMA, GUARABIRA-PB
Annely Ferreira de Melo 1
Dielson Silva de França 1
Renaly Fernandes da Silva 1
Carlos Antonio Belarmino Alves 1
Robson Pontes de Freitas Albuquerque 1
Luciene Vieira de Arruda 1
1. Depto. de Geo-História - UEPB
INTRODUÇÃO:

A intervenção humana sobre o relevo terrestre, quer seja em áreas urbanas ou rurais, demanda a ocupação e a transformação da superfície do terreno. Dependendo do tamanho dessa intervenção, das práticas conservacionistas utilizadas e dos riscos geomorfológicos envolvidos, os impactos ambientais associados poderão causar grandes prejuízos ao meio e aos seres humanos (Guerra, 2003).

É baseada nessa problemática ambiental que reside a importância dessa pesquisa, e busca, através de um estudo integrado, analisar e refletir o ambiente como fruto da má utilização do espaço e dos recursos naturais pela sociedade. O objetivo desse trabalho foi saber a incidência da sapucaia (Lecythis pisonis) na Serra da Jurema, Guarabira - PB a partir de levantamentos fitossociológicos.

METODOLOGIA:

Após a pesquisa de gabinete, através de leitura e fichamento do material bibliográfico, partiu-se para os trabalhos de campo. A área específica da pesquisa foi o topo e a meia-encosta da Serra da Jurema, onde foram escolhidos cinco pontos. Utilizou-se a metodologia de Mueller e Ellenberg, o método dos quadrados, onde são formadas parcelas, cada uma com 100 m2 (10 x 10 m), de onde foram identificados todos os indivíduos nelas inseridos. Os parâmetros fitossociológicos escolhidos para o trabalho permitiram identificar a sapucaia como uma das principais espécies que caracterizam a cobertura vegetal local.

RESULTADOS:

 

 A Sapucaia, nome indígena originário do Tupi-guarani, significa ninho de uma galinha, tem por nome cientifico Lecythis pisonis, pertence à família Lecythidaceae. Recebe outros nomes tais como: castanha sapucaia, cumbuca, cumbuca de macaco, sapucaia-vermelho (ES), marmita-de-macaco, caçamba-do-mato. O individuo se apresenta em forma de àrvore, com altura média de 20 a 30 metros, seu tronco pode atingir 9 m de circunferência, sendo ela muito comum na mata Atlântica e Floresta Amazônica. Suas folhas são simples, lisas, com 15 cm, quando novas têm coloração rosa. Suas flores são roxas e brancas, tamanho médio. Seus frutos são grandes (20 cm) com casca muito dura, e uma tampa que se solta quando maduro, liberando as sementes que são comestíveis, de tamanho em torno de 6 cm. Ocorrem desde o Rio de Janeiro até o Ceará, com predominância nos estados do Espírito Santo e Bahia. É considerada uma planta decídua, ou seja, que perde suas folhas no inverno, quer pela menor disponibilidade de água no solo, quer pela menor temperatura nesta época do ano (EMBRAPA, 2005).

Nos levantamentos realizados no topo da serra, a incidência da Sapucaia é mínima, tendo em vista que a espécie é endêmica ou pioneira na região. Foram registrados 232 indivíduos, entretanto, deste total foram encontrados apenas seis exemplares da Sapucaia, representando apenas 2,5% deste total. Isso demonstra que as espécies invasoras estão tomando o lugar das pioneiras, processo ocasionado pela ação antrópica que vem devastando a área da pesquisa.

CONCLUSÃO:

A Sapucaia, embora seja uma das espécies nativa da região, possui a menor incidência em relação às outras espécies catalogadas na região.

As modificações ocorridas na cobertura vegetal da Serra da Jurema são intensificadas pela ação antrópica que, sem nenhum planejamento ambiental adequado, se apropria dos espaços, sem levar em consideração as suas fragilidades naturais.

Para minimizar ou reverter os efeitos antrópicos sobre a cobertura vegetal da Serra da Jurema, é necessário alertar os órgãos gestores para a necessidade de uma estratégia de manejo que preserve espécies vegetais importantes da biodiversidade local, sob o risco de comprometer todo o ecossistema.

Palavras-chave: Cobertural vegetal, Ação Antrópica, Sapucaia.