62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
APRENDER ENSINANDO: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Max Rodolfo Roque da Silva 1
Adriana Maria de Araújo Santos 1
Heider Víctor Cabral de Moura 1
Lúcia Falcão Barbosa 2
1. Depto. de Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal Rural de Pernambuco -
2. Profª. Drª./Orientadora - Depto. de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, durante o segundo semestre de 2009. Através do eixo temático "Ciência e Contexto", buscou-se articular a prática do ensino de História com a de outras áreas do conhecimento participantes do Programa Institucional - sobretudo com as Ciências da Natureza - em uma perspectiva interdisciplinar, a fim de contribuir para uma melhor e mais abrangente aprendizagem por parte dos alunos da referida escola. Nossa atuação se baseou nos três princípios norteadores do PIBID, a saber: a formação dos estudantes de ensino médio de escolas públicas, a formação dos licenciandos da UFRPE e a formação continuada dos professores da rede pública de ensino. Com o desenvolvimento do projeto objetivamos efetuar: (1) ações no sentido de obter elementos que nos propiciassem uma melhor formação enquanto estudantes e futuros professores de História, (2) a promoção da integração entre o Curso de Licenciatura em História da UFRPE e a Escola Joaquim Xavier de Brito e (3) a melhora do desempenho avaliativo dos alunos, estimulando seu crescimento escolar e sua permanência na escola.   

  

METODOLOGIA:

A perspectiva adotada para o desenvolvimento do projeto é do tipo pesquisa-ação, através da qual o pesquisador mantém contato direto com o objeto de estudo. O campo de atuação foi constituído pela Escola Pública Estadual Joaquim Xavier de Brito, ambiente mais que propício para a realização de atividades de iniciação à docência, devido à sua configuração e às múltiplas possibilidades de aprendizagem que seu universo comporta. Nossa metodologia fundamentou-se em três ações básicas, porém fundamentais: (1) reuniões de orientação e planejamento das atividades, (2) estudos dos conteúdos e obtenção dos recursos necessários à realização das aulas e (3) ação efetiva, junto aos alunos, na supracitada escola, atuando em diversos ambientes, além da sala de aula, como biblioteca e auditório, por exemplo. Nossa prática foi norteada através da apreensão de um suporte teórico fundamentado a partir de três núcleos de problematização, a saber: aspectos conceituais envolvendo interdisciplinaridade, elementos de estratégias e materiais didáticos relacionados a jogos e formação de professores. Seguindo o conteúdo estabelecido pelo professor de História da escola, buscamos realizar atividades paralelas que propiciassem aos educandos uma compreensão mais abrangente dos temas e conceitos da História.

 

 

 

RESULTADOS:

De acordo com os objetivos propostos, consideramos que atingimos os resultados previstos no projeto. Acreditamos ter logrado significativos elementos enriquecedores de nossa formação enquanto estudantes e futuros professores de História. Por todo processo de organização e realização das atividades desenvolvidas, pudemos obter conhecimentos que apenas a prática direta na escola, na sala de aula e, mais ainda, com os alunos permite alcançar. Desta forma, aliamos significativamente o conhecimento teórico ao empírico. Embora a relação entre Universidade e Escola nem sempre seja tão próxima quanto o desejado, através de projetos como o PIBID ampliam-se as possibilidades desse diálogo. A aproximação dos cursos de Licenciatura da UFRPE com a Escola Joaquim Xavier de Brito contribuiu para o estabelecimento de uma relação profícua e fecunda entre as instituições de ensino. No decorrer de nossas atividades, pudemos notar uma melhora significativa no interesse e desempenho escolar dos alunos da referida escola. As ações por nós efetuadas, de maneira bastante diversificada, conjuntamente com os alunos, contribuíram para aumentar o interesse dos educandos por temas e conteúdos que muitas vezes não os instigavam.

 

 

CONCLUSÃO:

A formação dos estudantes dos cursos de licenciatura é uma questão que tem sido bastante discutida e tem recebido uma atenção diferenciada nestes últimos anos. Cientes dos novos desafios que se impõem, na contemporaneidade, ao exercício da prática educativa, órgãos governamentais e instituições de fomento às pesquisas têm feito parcerias com universidades públicas do país com o intuito de propiciar uma melhor formação dos futuros professores. Daí a importância de um projeto como PIBID, pois permite que os estudantes dos cursos de licenciatura possam relacionar a teoria à prática por meio de ações desenvolvidas dentro do universo escolar e possam, desta forma, caminhar com mais segurança ao longo de sua formação. Tendo este pressuposto por referência, buscamos desenvolver nossas atividades enquanto bolsistas, levando em consideração outra preocupação do PIBID: a formação dos estudantes do ensino médio. A prática do ensino de História foi nossa forma de contribuir para uma melhor realização do ensino desenvolvido na escola em que atuamos. Embora fiquemos com aquela sensação de que muito mais poderia ter sido feito, consideramos de muita importância a oportunidade que tivemos de atuar como e onde atuamos. Daí considerarmos, sinceramente, que aprendemos enquanto ensinamos.

 

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Iniciação à docência, Ensino de História , Escola pública Joaquim Xavier de Brito.