62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
UM RITUAL DA SANTA CEIA E A TRANSMISSÃO GENELÓGICA DE UM CAPITAL RELIGIOSO
Cinthia Annie de Paula Ferreira 1
Caetana Maria Damasceno 1
1. Universidade Federal Rural do rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo repensar as tramas urdidas no âmbito político e no âmbito religioso de um Município próximo à cidade do Rio de Janeiro, levando em consideração que esses espaços estão, de certa forma, marcados, dentre outros tipos de vínculos, pela associação de redes de parentela, consangüíneas ou não. Trata-se de redirecionar o "olhar" de uma pesquisa, cujo processo de construção se iniciou no "tempo da política" de 2004. A partir de 2007, esse processo ampliou a análise das relações sociais baseadas na idéia de "família" não como um problema social, mas como um objeto de estudo a ser construído. Afinal, trata-se de refletir sobre a produção da história social da emergência dos problemas tomados como objeto - como, por exemplo, a noção "família". Para isso, é indispensável, lembra Bourdieu, problematizar a história do "trabalho coletivo - freqüentemente realizado na concorrência e na luta - o qual foi necessário para dar a conhecer e fazer reconhecer estes problemas como problemas legítimos, confessáveis, publicáveis, públicos, oficiais: podemos pensar nos problemas das famílias, do divórcio, da delinqüência, da droga, do trabalho feminino, etc" (BOURDIEU, 1992, p. 37).
METODOLOGIA:
O redirecionamento do 'olhar' da pesquisa só foi possível graças ao acúmulo de descrições antropológicas "densas" (GEERTZ, 1978), hoje arquivadas , que foram abordadas segundo uma perspectiva para a qual o próprio arquivo é o campo, sugerida pelos antropólogos Celso Castro e Olívia Cunha (2005). A reflexão sobre as condições sociais da construção do objeto da pesquisa, tal como proposta (BOURDIEU, 1992) só se tornou possível através da forma pela qual os "dados" (diários de campo, registros fotográficos, fílmicos e midiáticos), coletados desde 2004, foram organizados e arquivados segundo critérios que emergiram do próprio processo da observação participante durante o trabalho de campo. Vale lembrar, que a reflexão sobre as condições sociais da construção do objeto da pesquisa permitiu produzir diários de campo nos quais foram descritos "densamente" rituais da vida cotidiana de segmentos vinculados a uma das igrejas evangélicas da região. Os "dados" (diários de campo, registros fotográficos, fílmicos e midiáticos), coletados deste 2004, foram posteriormente organizados e arquivados segundo critérios pensados a partir da própria pesquisa (Castro & Cunha, 2005).
RESULTADOS:
A percepção de que este material se constituía num acervo essencial para o desdobramento da pesquisa tornou possível, junto com meus estudos iniciais sobre a literatura antropológica pertinente (parentesco, família, genealogias), a problematização das formas de construção, reconstrução e segmentação das redes de parentela, cuja importância é indicada explicitamente pelo material etnográfico "arquivado" e que me permitiu treinar o "olhar" para realizar a observação participante de uma situação social ocorrida em 2009: um ritual da Santa Ceia realizado na Catedral das Assembléias de Deus local. Este ritual foi marcado por um fato importante: "a efetivação da jubilação" do Pastor Presidente. Constituiu-se segundo as regras definidas pelo Estatuto da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil/CONAMAD-Ministério de Madureira. Abel Pereira , Pastor Presidente da congregação da AD em Madureira iniciou a cerimônia esclarecendo que a jubilação de um pastor não tem o caráter negativo que geralmente lhe é atribuído. Pelo contrário, ela é "conseqüência natural" da atividade ministerial e dos serviços prestados à igreja por pelo menos 35 anos. É, portanto, uma espécie de aposentadoria garantida pela "côngrua para a subsistência do pastor" e de sua cônjuge . Ele enfatizou ainda o fato de que a jubilação significa "não o afastamento, mas o fortalecimento da própria igreja", através da manutenção dos vínculos entre o pastor jubilado e a congregação, pois ele passa a ser o presidente de honra da igreja. Finalmente, vale lembrar que, como representante da CONAMAD, coube ao pastor Abel Pereira negociar com os membros da hierarquia eclesial da igreja local a escolha do novo Pastor Presidente - Elias Gomes, vice-presidente da Assembléia de Deus e um dos filhos do pastor recém-jubilado. Em seguida o pastor Abel Pereira consultou as congregações reunidas durante a Santa Ceia a respeito da indicação. Neste momento o nome do pastor Elias Gomes foi ratificado, por aclamação e consagrado através da imposição das mãos pelo celebrante e pelos demais pastores presentes.
CONCLUSÃO:
Presenciamos, neste ritual, a transmissão genealógica de um capital religioso: o Pastor jubilado é pai do Pastor que foi consagrado para substituí-lo. A conclamação deste pastor nos chamou atenção por estar calcada em um complexo processo de organização dessa instituição, nos levando à reflexão sobre como as relações de poder que existem dentro da igreja se organizam, principalmente, entre familiares. Afinal, os "porta-vozes" dessa Igreja "agregaram" o corpo de fiéis de tal maneira que como representantes deste grupo, passaram a constituir "em uma só voz" todas as vozes desta Igreja. Nossa argumentação problematizou como a "coesão entre gerações", na distribuição de altos cargos nessa Igreja pode ser entendida a partir de uma ordem moral que organiza a visão de mundo dos fiéis. De forma que estes creditam ao membro "escolhido" pela convenção certo tipo de capital simbólico que o destaca no interior o grupo. Por um lado, "este capital encontra-se concentrado, inevitavelmente, em sua pessoa, que, na e pela sua existência, tira o grupo da inexistência do simples agregado". (Bourdieu, 2005: 31). Por outro lado, este capital simbólico foi alcançado, de certa forma, pela transmissão genealógica de capital que levou o pastor escolhido a um papel de destaque.
Instituição de Fomento: CNPq/Pibic
Palavras-chave: pentecostalismo, transmissão de capital, redes de parentresco.