62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AS PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAL
Janaina Demarchi Terra 1
1. Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:

São poucos os currículos de formação de profissionais da Educação Física que possuem em seu projeto pedagógico disciplinas relacionadas às práticas sutis, de conscientização corporal ou também chamadas de práticas corporais alternativas. Estas práticas vêm contra a visão biologista e dicotômica bastante presentes na área. As práticas de conscientização corporal permeiam uma visão holística de indivíduo, perpassando por seus hábitos de vida e forma como o indivíduo lida no seu dia a dia com as relações consigo, com o outro e com o que o cerca. Esta concepção holística está presente em muitas práticas de origem oriental, tais como yoga, tai chi chuan, massagens e reflexologia, mas, também pode ser observada em práticas de origem ocidental, como a eutonia, a antiginástica e o método self-healing. Pela concepção de indivíduo que se tem nestas práticas, elas são de grande valia para a atuação do profissional de Educação Física no trabalho com a qualidade de vida. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relevância dos temas abordados na disciplina Metodologia das Atividades Físicas Alternativas, do curso de bacharelado em Educação Física da UFAL, a partir do olhar do discente.

METODOLOGIA:

Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Participaram deste estudo 28 alunos regularmente matriculados na disciplina e com mais de 75% de frequência. Ao final da disciplina Metodologia das Atividades Físicas Alternativas, os alunos apresentaram um memorial relatando os aspectos significativos e/ou relevantes das aulas e de cada uma das técnicas trabalhadas. Os conteúdos abordados nas 80h da disciplina ao longo do segundo semestre de 2008 foram: jogos lúdicos para sensibilização dos sentidos, eutonia, antiginástica, método self-healing, reflexologia, técnicas de massagem, yoga e danças circulares. A partir dos aspectos relevantes encontrados nos memoriais, os mesmos foram separados em seis categorias temáticas e analisados qualitativamente.

RESULTADOS:

A partir da análise dos memoriais, as categorias temáticas foram organizadas da seguinte forma: a) relações interpessoais e couraças; b) percepção corporal; c) dicotomização do ser humano; d) aplicabilidade dos conhecimentos na vida pessoal e profissional; e) ampliação de conhecimentos, interesses e perspectivas; e f) relação teoria-prática. Os memoriais foram elaborados a partir de diretrizes amplas, mas, ainda assim, foi possível verificar discursos em comum, principalmente os relacionados ao processo de sensibilização e conscientização corporal já que estes foram os temas mais abordados durante a disciplina, mesmo que muitas vezes de forma subjetiva; ainda ressaltou-se a consciência das limitações corporais e das couraças, o autocontrole, a sensibilização para as relações com o (s) outro (s) e com o ambiente e ainda a persistência do discurso dicotomizado de Homem apesar da intervenção holística. Evidenciaram-se as práticas de conscientização corporal como propostas diferenciadas e pouco conhecidas e que se demonstraram possíveis de serem aplicadas nas mais diversas áreas de atuação dos profissionais de Educação Física, o que amplia suas possibilidades de atuação.

CONCLUSÃO:
Por meio da análise dos memoriais e a partir da elaboração das categorias temáticas foi possível observar o constante discurso sobre a tomada de consciência do próprio corpo a partir das práticas trabalhadas na disciplina Metodologia das Atividades Físicas Alternativas, o que trouxe importante significado tanto para a vida pessoal quanto para os vislumbramentos da prática profissional futura. Parte-se do pressuposto que todos estes discentes tiveram experiências corporais intensas que os fizeram optar por cursar Educação Física e, mesmo assim, a relação com o próprio corpo a partir de uma percepção sutil foi observada com grande deslumbramento por eles. Apesar do intenso trabalho com a concepção holística de indivíduo, ainda observou-se discursos onde a fragmentação do indivíduo estava presente, como, por exemplo, o "relaxamento para o corpo e o acalmar a mente", o que pode significar o reforço destas concepções ainda presentes nas áreas de conhecimento da Educação Física. Conclui-se que as práticas de conscientização corporal trouxeram importantes benefícios na formação dos profissionais de Educação Física quanto à importância de vivenciarem o corpo sutil e do transcender destes conhecimentos para a futura prática profissional.
Palavras-chave: Atividades físicas alternativas, consciência corporal, formação profissional.