62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
Associativismo e Política: Assentamentos rurais do RN
Julie Idália Araujo Macêdo 1
Buena Bruna Araujo Macêdo 2
1. Graduanda Ciêncis Sociais - Dept Educação - UFRN
2. Graduanda Pedagogia- Dept Educação - UFRN
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo analisar as formas de organização política presentes nos assentamentos rurais do Estado do Rio Grande do Norte. A ênfase esta no papel exercido pelas associações nas áreas de assentamentos rurais como principal representante da comunidade no contato com instituições públicas e privadas na busca de melhoria das condições de vida. Tem-se em vista que a participação das famílias assentadas é o melhor instrumento na busca pelo desenvolvimento sustentável dessas áreas rurais
As atividades originalmente desenvolvidas tiveram a oportunidade de ampliação no início de 2007 através da uma parceria com o Projeto INCRA - Ambiental, desenvolvido pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, em conjunto com a UFRN. Este projeto tem por meta visitar 33 assentamentos rurais do Estado do Rio Grande do Norte realizando o levantamento sócio-ambiental dessas áreas, apresentando o resultado elaborado na forma de relatórios referentes a cada assentamento.
A pesquisa realizada pelo INCRA-Ambiental  explora uma variedade de aspectos dos assentamentos. Entre eles a questão político-organizacional dos assentados; onde, de posse dos dados, apresento nesse relatório os resultados referentes a 30 assentamentos pesquisados.

METODOLOGIA:

Para realização desta pesquisa foram adotados alguns métodos  que possibilitaram alcançar os objetivos propostos. A metodologia que foi utilizada abordou tanto aspectos qualitativos como quantitativos, afim de uma melhor compreensão das formas de organização política presentes em assentamentos rurais. A partir dos questionários foi possível ter uma visão particular da família em relação às condições de vida do assentamento em que mora. Além dos questionários, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o presidente de cada associação a fim de complementar informações não contidas no questionário das famílias. A entrevista do presidente é gravada e posteriormente transcrita para facilitar o acesso às informações, pois ele nos dará uma visão mais geral da comunidade e as condições de manutenção do assentamento.Nos questionários e na própria entrevista com o presidente, um dos temas abordados foi a organização política com recorte para as associações de assentados, espaço onde podemos verificar a atuação dos movimentos sociais que desenvolvem ações na consolidação dessas áreas.  Após a pesquisa de campo, as informações coletadas foram posteriormente inseridas num banco de dados do programa de informática SPSS - Statistical Package for the Social Sciences no qual é possível quantificar as informações coletadas . Com os dados em mãos estes começam a ser sistematizados e analisados sempre tendo o referencial teórico como suporte para o direcionamento da pesquisa.

RESULTADOS:

Ao termos em mãos dados referentes à 30 assentamentos rurais do Estado, constatamos em 28 desses PA's (Projetos de Assentamentos) uma associação juridicamente registrada; com exceção de dois assentamentos Zumbi e Canto de Varas que não possuem essa organização e há casos particulares em 05 assentamentos (Gonçalo Soares, Vila Nova, Terra Nova, Águas Vivas e Quilombo) que possuem duas associações formadas principalmente em decorrência da existência de grupos com interessas divergentes.  Podemos verificar    em  11 PA's (7 junho, Terra nova, Vila nova,Lagoa do sal, Olho D'gua escada, Rancho Pereiro, Santa Luzia, Ouro Branco, São Sebastião, Barreto, Santa Clara) o percentual de  100 % das famílias que afirmaram participar das reuniões e assembléias promovidas pela associação que é  encarada como  estratégia de viabilização de projetos econômicos e político. Caso particular encontramos  no assentamento Mata Verde que apresenta a maioria 40% das famílias afirmando que participam do Sindicato e 30% da Associação, o que pode ser explicado pelo papel do Sindicato na formação do PA. Uma exceção está no assentamento Canto de Varas que atualmente não possui associação de assentados em atividade e nenhuma outra forma de organização política.

CONCLUSÃO:

O associativismo se constitui como uma forma político-organizativa interna as agrovilas, que tem por objetivo trabalhar em prol dos interesses do assentamento, buscando parcerias para o desenvolvimento dos assentamentos rurais. Dentre as parcerias que a associação realiza encontra-se as Ong's principais prestadores de assistência técnica e estas assumem um papel fundamental tanto no processo de construção como no desenvolvimento do assentamento

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Assentamentos rurais, Associação, Participação.