62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ATENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E AO DIABETES MELLITUS: ARTICULANDO SABERES E PRÁTICAS NO ENSINO-SERVIÇO
Éricka Cecília Resende de Souza 1
Rosimeire Fontes de Queiroz 1
Loraine Machado de Araújo 1
Patrícia Jeanne Belo Vasconscelos Monteiro Cavalcanti 1
Vilane Medeiros de Araújo Nunes 2
Amanda Louise de Medeiros França 1
1. Departamento de Enfermagem/UFRN
2. Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte/FATERN
INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial e a diabetes mellitus são os dois principais fatores de risco para o agravamento do sistema cardiovascular. A hipertensão afeta de 11 a 20% da população com mais de 20 anos e o diabetes 7,6% da população adulta. Buscando investir na prevenção e possibilitar uma ação mais efetiva para o controle da doença assim como evitar internações desnecessárias decorrentes das complicações agudas e crônicas da diabetes e hipertensão arterial, o Ministério da Saúde (MS) implementa, em 2002, o Programa Nacional de Controle da Hipertensão Arterial e Programa Nacional do Controle do Diabetes, o HIPERDIA. Este vem permitindo uma otimização do compartilhamento de dados, ao mesmo tempo em que corrobora para uma investigação do perfil epidemiológico da população. O objetivo do estudo é identificar o perfil dos usuários do programa Hiperdia quanto aos níveis pressóricos e de glicemia capilar. Neste sentido, a UBS de Nova Cidade vem articulando junto a disciplina Enfermagem na Atenção Básica e na Saúde da Família práticas educativas e assistenciais que venham contribuir com a melhoria da assistência aos participantes do grupo hiperdia fortalecendo parcerias entre instituições formadoras e o vínculo entre ensino-serviço.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência, do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma unidade de saúde da família no município de Natal-RN. A coleta de dados foi realizada com uma amostra de 166 usuários. Inicialmente foi realizado o acolhimento com preenchimento dos dados pessoais em um formulário, e posteriormente, a verificação da pressão arterial, glicemia capilar e palestras sobre a prevenção e cuidado com o pé diabético. Para verificação da pressão arterial foi utilizado estetoscópio e esfingmomanômetro aneróide com manguito de tamanho 13x25 cm e efetuada sempre com o cliente sentado com o braço apoiado e desnudo, sem ter realizado esforço físico. A análise foi baseada na leitura das estatísticas descritivas, tendo como parâmetros os valores do manual de hipertensão arterial e diabetes mellitus, onde a pressão arterial pode ser classificada como: normal, normal limítrofe, hipertensão leve, hipertensão moderada, hipertensão severa. O valor da glicemia foi classificado como normal, duvidoso, alterado, provável diabetes e muito provável diabetes mellitus.
RESULTADOS:
De acordo com a pesquisa houve uma participação maior na faixa etária entre 30 aos 60 anos (60,24%) com predominância do sexo feminino totalizando 136 participantes. Quanto ao nível pressórico, houve um predomínio da classificação da hipertensão leve com 25 casos, sendo destes, 14 em indivíduos entre 30 e 60 anos. A hipertensão sistólica isolada, 13, também se mostrou significativa, sendo 10 na faixa etária de 60 anos ou mais. Em relação à classificação do nível glicêmico, houve 54 resultados dentro do padrão da normalidade, sendo 35 na faixa de 30 e 60 anos, e 30 resultados na faixa duvidosa, sendo 15 na faixa de 60 anos ou mais. Esses resultados mostram que a faixa etária que apresentou maior índice foi de 30 a 60 anos, sendo mais comum a hipertensão leve e o valor normal para glicemia capilar, sendo o mesmo também influenciado pela participação maior dessa faixa etária na pesquisa. Estes resultados mostram que apesar do acompanhamento na unidade de saúde ainda há uma quantidade considerável de hipertensos com pressão descontrolada, mostrando a dificuldade em adesão ao tratamento e/ou mudanças no estilo de vida. Quanto aos níveis glicêmicos, observou-se um bom resultado, sendo grande parte dos exames em níveis considerados normais.
CONCLUSÃO:
Sendo a USF responsável pelo acompanhamento programático de grupos etários considerados prioritários como os hipertensos e diabetes, os alunos vivenciaram a prática vigilância à saúde de maneira satisfatória. Neste sentido esta atividade contribuiu para implementar a prática de enfermagem visando a prevenção precoce e adesão dos usuários as atividades desenvolvidas no programa HIPERDIA na perspectiva de torná-los ativos no processo de cuidado, trabalhando mudanças no estilo de vida, respeitando suas limitações e valorizando suas potencialidades. Para isso é necessário haver uma abordagem de parceria e conquista, pautada na interação e no diálogo entre indivíduo/profissional de saúde. Isto possibilita a adequação do tratamento ao contexto pessoal e social levando-se em consideração o seu conhecimento, suas crenças. Essas medidas contribuem para retardar o aparecimento de complicações e incapacidades, além de prolongar a vida com qualidade.
Palavras-chave: Enfermagem, Hiperdia, Promoção à saúde.