62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
O(S) SERTÃO(ÕES): METÁFORAS DE UMA REALIDADE LITERÁRIA
Gilvan de Oliveira 1
1. Depto.de Letras, UFRN, Natal/RN
INTRODUÇÃO:
O trabalho que será apresentado, está baseado em uma das grandes obras precursora do modernismo no Brasil. "Os Sertões" de Euclides da Cunha. Muito mais do que uma descrição cientificista de uma guerra, o texto nos convida a refletir sobre o aspecto literário que envolve toda a obra. O objetivo desse trabalho é demonstrar o papel da "natureza" na construção de metáforas para descrever a realidade. Para Euclides, a figura do sertão está mais como um recurso literário do que mesmo um cenário de uma luta. Ele está mais preocupado com a representatividade poética da natureza do em descrever suas condições climáticas, físicas e geológicas.
METODOLOGIA:
A questão fomentada nesse trabalho está fundamentada num esboço biográfico de Roberto Ventura (2003) que expõe e analisa a vida e a obra de Euclides da Cunha. Nesse trabalho, ele aponta para questões literárias do livro "Os Sertões". Para entender algumas dessas questões, recorremos a métodos de análises baseados em algumas notas bibliográficas do autor e também em recortes retirados do livro (Os Sertões). O objetivo foi identificar dentro da própria obra as metáforas que comprovem sua natureza literária.
RESULTADOS:
Sob essa ótica foi possível concluir que as imagens do sertão fazem uma analogia tanto ao homem como a guerra. Esse resultado foi obtido sob três perspectivas de análise: 1) A natureza como metáfora da própria da natureza: A noite do sertão é diferente das noites de outros lugares. Ela conserva a mesma ardência do sol que castiga o sertanejo durante o dia. 2) A natureza como metáfora do homem: Para Euclides o homem assume algumas atitudes e características da vegetação do sertão. O sertanejo quando morre não se decompõe e sim mucha assim como acontece com uma planta quando é castigada pela seca. 3) A natureza como a metáfora da guerra: Assim como as plantas do sertão reagem às atrocidades da seca, o sertanejo reage contra as atrocidades da república. O homem da guerra é rápido e sagaz assim como alguns animais da fauna sertaneja.
CONCLUSÃO:
Através desse trabalho, é possível discutir qual o papel que "Os Sertões" tem na literatura. Se para os críticos literários o paralelismo entre história e ficção, entre o real e a arte dificulta a configuração da obra dentro alguma corrente literária A "natureza" nos "Sertões" nos ajuda a entender essa questão. O sertão é o cenário poético que esconde e ao mesmo tempo revela as cenas sangrentas de uma guerra e a realidade cruel sob a qual vive o sertanejo.
Palavras-chave: Natureza, Metáfora, Literatura.